Joe Golem Detetive do Oculto - Mythos Editora

Afinal quem é Joe Golem? O que seu passado guarda de segredos, assim como o de seu velho mentor? Qual o significado dos seus pesadelos recorrentes? Uma história noir cheia de questões e poucas respostas, recheada de muita ação!

O noir sobrenatural de Mike Mignola

Certamente Mike Mignola apresenta: Joe Golem, detetive do Oculto, era um quadrinho que eu queria muito ler. Sou fã do Mignola não é de hoje, principalmente pela forma como ele cria seus personagens. Neste ele usa e abusa de uma atmosfera noir com muito misticismo.

Joe Golem Detetive do Oculto - Mythos Editora

Joe Golem Detetive do Oculto – Mythos Editora

Neste primeiro volume Mignola cria a história junto com Christopher Golden. As artes ficaram por conta de Patric Reynolds, que por sinal, desenhou belíssimas  ilustrações. A tradução é de Yuri A. O. Primitz e Helcio de Carvalho. A publicação é da Mythos Editora

Quem é Joe Golem? 

Esta é, sem dúvida alguma, a pergunta que paira durante a história. Inicialmente somos apresentados ao detetive Simon Church, que posteriormente cai nos papéis de colega de trabalho e mentor de Joe

Com vários flashbacks e voltas no tempo, conhecemos mais da vida não apenas de Joe Golem, como também do próprio Church. Joe não sabe porque tem tantos pesadelos, à medida em que percebemos que os segredos de Church são inúmeros. 

O enredo trabalha com o golem, monstro mitológico judaico. Criado para proteger uma pequena vila como seu último recurso. Vemos inúmeras vezes o ser enfrentando uma estranha reunião de bruxas em tempos idos. Joe, no entanto, é um homem e não um monstro tosco mal definido. Esta é mais uma questão deixada para o leitor. 

A atmosfera noir se apresenta quando um caso de desaparecimento de crianças chama a atenção de Joe e Church. Neste momento, o sobrenatural se faz presente e a vida de muitos depende do detetive. Vale comentar que estamos numa Nova York do início da década de 50 e 60. O volume traz as histórias O apanhador de ratos e Os mortos submersos, ambas excelentes!

Considerações finais 

Mas não para por aí e até mesmo uma pitada de ficção científica é introduzida na história. Inclusive, este l,é um traço bem presente nas criações de Mignola

Em suma, um material que vai agradar muito os leitores fãs de um bom suspense, policial, terror e ficção científica. Esta pluralidade do autor é uma de suas grandes qualidades. 

Conhecia este título? Fale para nós nos comentários! 

Tô LendoAlgumas imagens!
Joe Golem Detetive do Oculto - Mythos Editora
Joe Golem Detetive do Oculto - Mythos Editora
Joe Golem Detetive do Oculto - Mythos Editora
Joe Golem Detetive do Oculto - Mythos Editora
Joe Golem Detetive do Oculto - Mythos Editora
Joe Golem Detetive do Oculto - Mythos Editora

Se tem um personagem que a Mythos tinha de apostar é Joe Golem. Ele tem outras histórias lá fora e parecem todas serem muito legais como as duas apresentadas neste volume. E você, o que acha?

Daniel Braga

Por: Daniel Braga

Pai de uma mulher, nerd, analista de sistemas especializado em infraestrutura, poeta, board game designer e sommelier de cervejas. Adora jogar board games e ouvir jazz anos 30/40, Dead Can Dance e rock and roll. Curte muito o gênero de horror e tudo relacionado, principalmente as boas leituras como Lovecraft, Blackwood, Machen e muitos outros.