Silentium - Mhorgana Alessandra e Marilia Aguiar

Um quadrinho que adapta contos oníricos fantásticos que Edgar Allan Poe que você precisa demais conhecer!

Um quadrinho especial

Quando Mhorgana Alessandra me contou que estava me mandando seu quadrinho Silentium, criação dela com a artista Marília Aguiar, fiquei empolgado! Vemos muitas adaptações de H. P. Lovecraft atualmente, mas acho que temos bastante espaço para outros nomes. Edgar Allan Poe certamente encabeça a lista de escritores que merecem ter mais obras adaptadas aos quadrinhos. 

Silentium - Mhorgana Alessandra e Marilia Aguiar

Com tradução, adaptação e roteiro da própria Mhorgana Alessandra e arte e cores de Marília Aguiar, este quadrinho traz ainda um prefácio de peso. Escrito por Daniela Marino, especialista em História em Quadrinhos e Professora de literatura de língua inglesa, ela nos situa não apenas na obra, mas também no espaço onde a literatura trabalha com a realidade. 

A harmonia entre roteiro e arte

Poe dispensa apresentações, portanto, Mhorgana utiliza de sua bagagem literária para pegar as palavras do mestre e adaptar ao quadrinho. O trabalho de adaptação está muito bem feito e a escolha de Marília Aguiar como artista foi um acerto incrível. 

Seu traço nos remete ao sonho, porém suas cores exalam magia. Elas dançam em perfeito sincronismo com os desenhos e o texto, dando-nos uma atmosfera mística. Não é fácil conseguir isso e fiquei atônito ao ver o resultado que nos dá a sensação de tudo ter sido feito por ambas as autoras, o tempo inteiro.

Foram adaptados os contos Silêncio e A Ilha das Fadas, e o poema Eldorado, todos do inigualável escritor estadunidense Edgar Allan Poe

As duas formaram uma dupla incrível, que espero demais que se repita a dobradinha em outros trabalhos. Fico imaginando elas adaptando o conto O Selo Negro, de Arthur Machen

Considerações finais 

Em resumo, um trabalho maestral, feito com o carinho e cuidado que Edgar Allan Poe merece. Que seja o primeiro de muitos e espero que chovam prêmios sobre ele, sinceramente. 

Peça perfeita para os fãs de Poe que querem ver seus textos, capazes de evocar tanta imaginação, materializados em mais adaptações. Aposte nesta obra, pois ela é delicada, profissional e estupenda.

Conhecia este trabalho? Me conte abaixo…

Tô LendoAlgumas imagens!
Silentium - Mhorgana Alessandra e Marilia Aguiar

A produção nacional nunca esteve tão aquecida e temos todo dia mais e mais opções incríveis de quadrinhos surgindo. Curtiu esta adaptação? Me diz nos comentários.

Daniel Braga

Por: Daniel Braga

Pai de uma mulher, nerd, analista de sistemas especializado em infraestrutura, poeta, board game designer e sommelier de cervejas. Adora jogar board games e ouvir jazz anos 30/40, Dead Can Dance e rock and roll. Curte muito o gênero de horror e tudo relacionado, principalmente as boas leituras como Lovecraft, Blackwood, Machen e muitos outros.