
Uma digna homenagem aos 200 anos que Frankenstein. Uma criatura que se tornou eterna no nosso imaginário!
Uma obra eterna
A Editora Clepsidra reúne em seu quadrinho Frankenstein 200, uma gama de artistas e roteiristas que buscaram inspiração na obra máxima de Mary Shelley, Frankenstein.

Frankenstein 200 – Vários Autores – Editora Clepsidra
Reunindo seis roteiristas e seis artistas, as histórias apresentadas trazem dentro de seus cernes a reflexão de Shelley.
Uma homenagem à altura
Precisamos falar do prefácio de Carlos Primati, que analisa a eterna obra de Mary Shelley, assim como a obra em quadrinhos que a Editora Clepsidra nos entrega. São textos assim que engrandecem o livro.
Seguido desse maravilhoso prefácio – certamente marca da editora por sinal – somos deixados ao experimento das histórias, semelhantemente à criação original. Portanto, temos aqui seis adaptações em Frankenstein 200, que dão ao leitor uma gama interessante de visões e mostram bem a inspiração de cada artista!
Das seis histórias, A noiva de Shelley, me chamou sem dúvida alguma muita atenção. Com roteiro de Hector Lima e a arte inegavelmente linda de Gio Guimarães, é uma história incrível de freiras buscando uma solução ao domínio masculino.
Vale certamente menção à Retalhos, com roteiro de Alex Mir e a arte única de Décio Ramirez. Uma história onde o desejo e a loucura são os motores de uma busca sem limites.

Frankenstein 200 – Vários Autores – Editora Clepsidra
Todas as demais histórias tratam temas delicados e são bem interessantes. Incrível perceber como as ideias de Mary Shelley possuem plasticidade o bastante para adaptar-se aos mais diversos discursos e reflexões.
Conclusões finais
Certamente a qualidade das produções da Editora Clepsidra vai muito além da elegância de uma simples capa dura. Todo o projeto é pensado em um conjunto único, com uma qualidade estupenda.

Frankenstein 200 – Vários Autores – Editora Clepsidra
Uma homenagem realmente à altura do monstro de Frankenstein.
Boa leitura!
Frankenstein é certamente um dos monstros mais reimaginados do terror! Curtiu esta HQ? Bem diferente e muito legal. Comenta ai para trocarmos uma ideia!

Por: Daniel Braga
Pai de uma mulher, nerd, analista de sistemas especializado em infraestrutura, poeta, board game designer e sommelier de cervejas. Adora jogar board games e ouvir jazz anos 30/40, Dead Can Dance e rock and roll. Curte muito o gênero de horror e tudo relacionado, principalmente as boas leituras como Lovecraft, Blackwood, Machen e muitos outros.