NAS PRATELEIRAS #128 – Homem-Aranha: História de Vida

Início/Destaques, Leia!, Nas Prateleiras/NAS PRATELEIRAS #128 – Homem-Aranha: História de Vida

E se as histórias em quadrinhos não durassem anos e anos onde os personagens continuam com a mesma idade ou sem reboots que mudam tudo a cada alguns anos? É isso que temos em História de Vida!

Em um What If?!, “mas fala diferente”, a Casa das Ideias faz uma bela jogada com o Homem-Aranha de reescrever a história do amigão da vizinhança, de forma resumida, obviamente, mas dentro de um universo onde os grandes eventos da humanidade e do universo Marvel ocorreram e geram consequências que não costumamos ver nos gibis.

Começamos lá na década de 60 e vamos percorrendo a vida de Peter Parker desde suas primeiras aventuras como adolescentes até se tornar um senhor empresário das Indústrias Parker. Seus relacionamentos amorosos, inimigos e tudo que conhecemos, porém, numa sequencia de eventos onde todos envelhecem e a morte, diferente dos quadrinhos, é definitiva (na maior parte das vezes).

Caverna do Caruso - Homem-Aranha Historia de Vida - Protestos

Na faculdade de Peter, vemos protestos contra a guerra do Vietnã em alguns momentos

Além de vermos grandes sagas como Guerra Civil ou Guerras Secretas serem incluídas na história, a Guerra do Vietnã, por exemplo, tem um importante papel tanto na vida do herói quando deste universo. Além de situar o que estamos lendo dentro de um ponto no tempo “real”, trazer para o nosso mundo gera debates legais como “será que o Capitão América defenderia sua pátria numa guerra dessas?” ou “os metahumanos tomariam parte?” e até “como se comportaria o lorde armamentista conhecido como Tony Stark?“. Aliás, trazer esses heróis para a nossa realidade me lembrou Watchmen até certo ponto.

Spider-Man: Life Story foi lançado originalmente nos EUA em 2019 e ajudou a colocar Chip Zdarsky na lista de melhores roteirista do ano e indicado inclusive ao Eisner Awards (conquistado neste mesmo ano por Mariko Tamaki com Arlequina: Quebrando Vidraças). A arte fica por conta de Mark Bagley que cumpre seu papel já conhecido desenhando o Aranha.

Caverna do Caruso - Homem-Aranha Historia de Vida - Civil War

As Guerras Secretas tem repercussão na vida pessoal do Peter, além de, claro, introduzir um velho conhecido na história

Foram seis edições passando pelas seis décadas, 1960’s aos 2010’s compilados aqui em um único encadernado. Esse ano saiu uma edição especial Spider-Man: Life Story Annual 1 que se passa no mesmo universo e mostra como J. J. Jameson estaria nesse mundo mais “real” com sua paranoia. Ainda não vi por aqui…

Bem, é uma bela obra para vermos nossos velhos conhecidos (realmente velhos) e com outros olhos.

Tô Lendovantagens
  • Muito legal ler essa história e lembrar de bons momentos dos quadrinhos em grandes sagas além de nos trazer outras maneiras de ver heróis e vilões.
  • História fechada que, a princípio, não precisa de nenhum conhecimento prévio do herói.
  • A saga do clone tá bem melhor aqui! rs…
Tô Lendodesvantagens
  • Apesar de não precisar de conhecimento prévio, tem muita coisa ali que é muito legal principalmente por você conhecer como a história foi contada originalmente.
  • Minha edição veio com algumas páginas com erro de impressão desalinhada. Pouca coisa, mas não é legal.

Deixe seu recado aqui nos comentários ou procure a gente nas redes sociais para falar de quadrinhos. @tbrvelasquez em qualquer lugar! Até!

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.

2021-09-27T11:31:25+00:00 23 de setembro de 2021|0 Comentários