Taí uma boa revista que serve tanto para os fãs mais antigos da Marvel quanto para quem está chegando agora nos quadrinhos conhecer ou recapitular os principais acontecimentos da editora desde… desde sempre, na verdade!

Há dois anos Mark Waid ficou responsável por escrever uma história que contaria tudo que aconteceu na Marvel desde o início da editora láááá nos anos 30 até os dias atuais e, com certeza, ele precisou de muita ajuda. A História do Universo Marvel é quase que uma enciclopédia narrada em forma de história em quadrinhos onde vemos o Galactus no fim do ciclo do universo contando para Franklin Richards tudo que aconteceu.

Obviamente não é uma história detalhada, imagina colocar décadas dos mais diversos títulos, desde personagens que nunca ouvimos falar de um grupo da década de 60 até os mais famosos, em seis edições? Impossível, mas temos um resumão bem legal dos principais acontecimentos e do surgimento de heróis e vilões durante todo esse tempo. Ah, e tá bem atualizadinho, mesmo com os retcons que rolaram no meio do caminho.

Caverna do Caruso - Historia do Universo Marvel - Pagina Dupla

Skrulls, Krees e outras das principais forças do universos tem suas origens mostradas.

No Brasil temos uma edição encadernada pela Panini em capa dura com os seis capítulos. Começa do Big Bang, surgimentos das maiores entidades como Tribunal Vivo, Eternidade… passa pelo Khan, Apocalipse, Thanos… vemos os heróis modernos dos Vingadores originais, X-Men e passa até pelo universo 2099. Na últimas páginas, como ele está falando do futuro, ainda rola umas dicas do que poderá vir a acontecer (ou já aconteceu no ano passado e esse ano como King in Black que tá rolando lá fora).

Uma coisa que achei muito legal, em cada edição individual e no final de tudo no caso do encadernado, temos várias páginas forma de enciclopédia mesmo, só que agora mostrando o que acabamos de ler e detalhando em que edição e em qual revista aconteceu. Por exemplo, na imagem abaixo temos que o primeiro Vigia a aparecer foi na revista do Quarteto Fantástico #13 (1963) e a origem da raça deles foi contada em Tales of Suspense #53 (1964). Isso não é legal? Sou muito nerd, adoro essas coisas.

Caverna do Caruso - Historia do Universo Marvel - Enciclopedia

Uma das páginas da enciclopédia que temos no fim com alguns detalhes a mais.

A arte fica por conta do Javier Rodriguez que já passou por diversos títulos da editora e agora teve a oportunidade única de desenhar TODOS eles e diversas fases e uniformes.

É um exagero dizer que é uma compra obrigatória para qualquer fã da Marvel, mas é um item de coleção que gostei muito de ter aqui e um belo portão de entrada para quem pode estar chegando agora. Só ter em mente que não estamos lendo uma nova saga, mas relembrando todas que aconteceram.

Tô Lendovantagens
  • É um material bem completo que, como falei, funciona para novos e velhos fãs.
  • Vale muito para relembrar muita coisa que lemos ou mesmo nunca conseguimos ler no passado.
  • A parte final é um bom lugar para referências futuras dos heróis e vilões da editora.
  • Vi agora saindo por R$50. São 240 páginas, vale muito a pena!
Tô Lendodesvantagens
  • Não é nada novo se você já sabe tudo sobre tudo.
  • Como toda enciclopédia, tende a ficar desatualizada com o tempo.
  • Senti falta do Conan…

A Marvel fez algo parecido em 2012, mas contado pelos olhos do Vigia e não eram novos desenhos, eram como recortes dos quadrinhos originais. Sinceramente, ficou melhor a nova versão. Provavelmente teremos outras em uns cinco a dez anos. Normal.

E aproveite que chegou aqui e deixe seu comentário! Dúvidas, sugestões, opiniões… manda aí!

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.