CDC #92 - Ima: Sempre em Frente Eric Peleias

Algum tempo atrás, foi amplamente discutido nas internets se era ou não obrigação dos sites especializados divulgarem o quadrinho nacional em todo seu esplendor. Sendo ou não obrigação, quero indicar aqui um lance muito bacana que eu li recentemente: Ima.

Recebi da mão do próprio autor na CCXP de 2016 em algum momento de tanta correria, que eu não sei nem ao certo se eu consegui demonstrar minha gratidão tão amplamente quanto eu gostaria. Em todo caso, o faço agora, pois tive uma leitura muito prazerosa – apesar da história não ter sido nem um pouco assim para a protagonista.

CDC #92 - Ima: Sempre em Frente Eric Peleias

Ima conta a dura vida de Julia, que é enviada pelos pais ainda menina para sobreviver ao Holocausto, quando a Áustria é anexada pela Alemanha nazista em 1938. Escrita e desenhada pelo Eric Peleias, a HQ é biográfica, o que deixa a leitura ainda mais pungente. No entanto, a maneira como Peleias retrata os acontecimentos ajuda a amortecer o golpe, fazendo dessa uma leitura que te amplia os horizontes com gentileza para vários elementos da História. É realmente uma jornada muito marcante e muito bem contada. Ao final, podemos contar com depoimentos e fotos dos “personagens” reais, acentuando ainda mais a nossa sensação em relação ao que acabamos de ler.

As cores em tons suaves acalmam e muitas vezes contrastam com o pavor vivido naquela época. Em algumas ocasiões até ajudam a apontar a ironia sobre como o mundo “seguia normalmente” para a parte das pessoas que não era afetada diretamente pelos horrores do nazismo.

Confesso que normalmente eu abuso de um certo escapismo ao escolher as minhas leituras. Esse é o tipo de tema que eu talvez evitasse, na hora de procurar minha próxima HQ, admito vergonhosamente. Me considero um leitor hiper-sensível. No entanto, se trata de uma história de muita coragem e perseverança, de uma pessoa muito especial e muito bem contada pelo autor. Seria de extrema burrice da minha parte deixá-la passar despercebida (e dada a quantidade de coisas burras que eu já fiz na vida, imagino que a probabilidade de fazê-lo seja bem alta), por isso eu espero que você não cometa o mesmo erro!

Tô Lendovantagens
  • Volume único
  • Saiu no Brasil (duh, o autor é brasileiro!)
  • Quadrinho nacional! Comprando, você ESTARÁ AJUDANDO O NOSSO PAÍS
  • Uma história muito incrível que todo mundo deveria conhecer
  • Minha mulher gostou, feito raro! Parabéns, Eric Peleias.
  • Story teling sensível
  • Excelente para não leitores de quadrinhos e para os leitores mais jovens que anseiam por aprender mais sobre esse mundão de meu deus em que vivemos
Tô Lendodesvantagens
  • Uma história obviamente triste. Eu fico muito mexido com essas coisas. Pelo menos essa tem um final feliz, eu acho. SPOILER DO BEM, DESCULPA
  • O nome da revista dificulta muito as buscas, por conta de uma idiotice do google em achar que TODOS NÓS somos analfabetos. Então ele sempre dá resultados para IMÃ ao invés de IMA, pois ele assume que não sabemos acentuar. Bem enervante. Para encontrá-la, você precisa procurar por IMA – SEMPRE EM FRENTE e, na dúvida, acrescentar o nome do autor na sua busca.
  • O traço mais “desenho infantil” do Peleias pode afastar o leitor mais desavisado numa primeira folheada, MAS NÃO SE AFASTA NÃO, LEITOR! A LEITURA É BOA! E ADULTA! SUPER ADULTA!!!

Bem é isso. Como você já bem sabe, é seu dever cívico e patriótico divulgar essa coluna e comprar esse exemplar para presentear seus amigos. No mais, ficaria muito feliz de obter o seu feedback no espaço aqui embaixo. Ficou com vontade de ler a obra? Por que? Abra seu coração.

Do contrário, até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
CDC #92 - Ima: Sempre em Frente Eric Peleias
CDC #92 - Ima: Sempre em Frente Eric Peleias