CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir

Pode ser que a gente esteja se conhecendo agora, mas quem já me conhece um pouquinho que seja, sabe que eu odeio futebol. Não imagino perda de tempo maior que gastar 90 minutos vendo miniaturas humanas correndo atrás de uma bola de um lado pro outro. Por isso eu jamais poderia imaginar que uma história com essa temática pudesse ser tão boa!

Essa revista foi uma sequência de surpresas: ela me foi presenteada pelo próprio autor na Bienal de Quadrinhos de Curitiba de 2016. O autor, Alex Mir, é um sujeito de dois metros de altura, ele parece um armário de mogno, juro por deus. Aceitei a revistas um pouco temendo pela minha vida, caso eu a recusasse. Talvez pelo autor parecer um lutador de telequete dos anos 80, talvez pela revista ser sobre futebol, eu tinha certeza de que eu ia detestar! Eis que… surpresa de novo!!!

A história é sobre um time de futebol muito mequetrefe, o Trinta de Junho (que, dado meu vastíssimo conhecimento futebolístico, eu nem sei se existe) e que está na beira do rebaixamento. Acompanhar o time significa acompanhar três tramas paralelas que vão constantemente se cruzando: a do técnico do time, prestes a se aposentar; a da presidenta do time, desesperada para mantê-lo vivo; e a do astro do time que não vêm mandando muito bem, junto com a descoberta de um possível novo artilheiro. Essas histórias vão se intercalando como uma baita série de TV (digna da HBO, que aliás, ESTÁ AONDE QUE NÃO ESTÁ LENDO ESSA COLUNA?? Alguém podia avisar a eles por favor?? Ou qualquer outro canal! Se ao menos alguém por aqui tivesse algum contato com algum canal de televisão… mas quem?? QUEM???).

CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir

O traço do Marcelo Costa é absurdamente eficaz e preciso! Fiquei fã desse cara! Não sobra uma linha, não tem um excesso, é um trabalho sólido digno da indústria de massa americana, que a galera adora pagar pau. Não é à toa que o Capitão Feio dele pela Graphic MSP ficou com ares de Blockbuster! (Eu ia até escrever sobre ela aqui, mas o Tibério fez antes, Nas Prateleiras – vale a pena conferir!) As cores também são muito eficientes e na capa estão tão bem utilizadas, que eu cheguei a pensar que fosse uma arte dos Irmãos Luna (que já tem uma galerinha por aqui que se amarra, GRAÇAS AO IMPORTANTE TRABALHO DESTA COLUNA).

Se você ama futebol ou se você odeia futebol, faça-se um favor e compre essa revista! Ela saiu pela Editora Draco e pode ser facilmente encontrada através do site deles!

Vamos a algumas vantagens e desvantagens:

Tô Lendovantagens
  • Quadrinho nacional de qualidade! Isso significa que: 1) você não vai precisar apanhar do seu inglês macarrônico 2) Você vai estar ajudando autores nacionais! (E vai por mim, o Alex Mir precisa comer! Sério… Ele deve consumir um boi por dia)
  • Leitura fluida e rápida.
  • Arte bem bacana (depois eu até comecei a seguir o Marcelo Costa no instagram! Como eu disse, virei fã!)
  • Uma excelente leitura para ser oferecida de presente para um público que normalmente não chegaria perto dos quadrinhos.
Tô Lendodesvantagens
  • A leitura é muito rápida (se você achar o preço caro, pode ficar incomodado com isso).Ela  termina num belo gancho que te deixa muito ansioso pelo próximo volume…
  • Dado o tamanho do autor, eu não tenho coragem de cobrar ele por uma continuação! (Tô brincando, gente! O cara parece um Dothraki mas é gente fina! O maluco é um fofo… E eu não estou escrevendo isso pelo puro medo de ele ler essa coluna, em hipótese alguma!)
  • Minha mulher achou “mais ou menos” (fiquei decepcionadíssimo, achei que ela ia se amarrar!)

Eu sou sempre a favor de divulgar leituras bacanas. Mas quando a leitura é nacional, acho que dá mais gosto ainda, é nosso dever patriótico! Então se você, jovem, completou dezoito anos… divulgue o quadrinho nacional! E deixe aqui seu comentário! Bora falar de quadrinhos!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir