CDC #35 - Ranma ½

Ranma ½ é muito bobo. E é também um dos meus mangás favoritos. (Isso talvez diga muito sobre a minha personalidade). A trama é extremamente louca. Vou tentar explicá-la aqui, de um jeito que você não diga “OQUÊ?!? Não lerei isso jamais!!!!”.

O protagonista é o jovem Ranma, um exímio lutador marcial que cai numa poça encantada na China (eles talvez tenham um nome melhor para isso, mas por enquanto vamos chamar de Poça Encantada na China mesmo, obrigado). Quem cai nessa poça se transforma na última coisa que morreu nessa poça (“Hã?” Calma, fica mais esquisito) e isso transforma o jovem Ranma… em uma linda menina. Toda vez que ele cai na água fria, ele vira uma menina. Quanto ele cai na água quente, ele vira um menino. Isso não é tudo: o mesmo acontece com o seu pai, só que ele vira um panda. Um panda, senhoras e senhores.

Essa é a premissa básica. Mas muuuuito básica. Porque, somado a isso, temos o fato de que o pai de Ranma prometeu casar seu filho com uma jovem moça de outra academia e os dois se odeiam. Somado a isso, essa menina tem um pretendente, que também caiu na mesma poça e se transforma em seu porquinho de estimação (mas ela não sabe). Somado a isso, Ranma tem uma pretendente chinesa, que se transforma num lindo gatinho. Somado a isso, Ranma tem pavor de gatos e se petrifica de medo quando isso acontece. Ainda temos uma vendedora assassina de pastéis, um pretendente da pretendente que se transforma em pato, um velhinho que quer roubar calcinhas… É tipo “deu a louca no Maurício de Souza!”.

As situações são hilárias, os personagens são super engraçados e variados, e quando você acha que já viu tudo, a autora Rumiko Takahashi te atira uma bola curva com algum personagem novo, alguma situação inusitada que você não estava esperando e acaba te surpreendendo.

Além disso traço dela é excelente, marcando muito bem a comicidade e o drama exagerado de alguns personagens, sem nos poupar de cenas de ação eletrizantes e totalmente nonsense! Temos batalhas culinária marcial, dança marcial e mais um sem número de atividades que ela consegue acrescentar um “marcial” e deixar tudo perigoso e divertido. É muito, muito engraçado. Eu aconselho essa leitura fervorosamente pra quem é fã de mangá, pra quem não é fã de mangá e pra quem quer começar a ser fã de mangá. É preciso ter algum senso de humor, no entanto.

Tô Lendovantagens
  • Foi publicado até o fim pela JBC. São 38 volumes.
  • Eles são relativamente fáceis de achar, mediante algum garimpo pelos sebos e comics shops pelo nosso Brasilzão lindo e verdejante.
  • As histórias já me fizeram rir em voz alta
  • Personagens completamente absurdos que te devolvem àquele estado infantil, quando você desenhava personagens estranhos no colégio e inventava backgrounds loucos para eles… (Ou será que só eu fazia isso??)
  • O romance / quase romance entre os personagens principais Ranma e Akane é muito fofo e divertido de acompanhar
  • A leitura é muito fluida, você mata cada mangá com bastante agilidade
  • É uma boa leitura interrompida. Salvo alguns números cuja a história continua no número seguinte, ela é fácil de intercalar com outras leituras, sem depender de uma cronologia longa pra entender o que se passa. É meio Turma da Mônica mesmo.
  • Eu acho uma excelente leitura para catequizar meninos e especialmente meninas que não conhecem o universo dos quadrinhos. Tem muita comédia romântica conduzindo as tramas.
  • Como as histórias foram todas escritas nos anos 80, as estampas das roupas são divertidíssimas! Um verdadeiro deleite visual nostálgico!
Tô Lendodesvantagens
  • Só em PB (como quase todos os mangás, normal!)
  • O número 1 pode ser um pouco chatinho de achar e como a coleção completa é vendida pelo preço de um carro usado, vai ter que catar edição por edição mesmo.
  • A leitura é bem Turma da Mônica, para bem e para mal. Não espere o Cascão tomar um banho, pois isso não vai acontecer, se é que você me entende…
  • É uma leitura leve, quase superficial. Se você não estiver nesse clima, você não vai curtir
  • Vai te deixar extremamente saudoso pro mais episódios
  • O final do mangá, se você estiver esperando algum senso de conclusão absoluto, pode ser bastante decepcionante… Mas isso não invalida nem um pouco a jornada na minha opinião!

Também existe um Anime, mas eu nunca assisti, infelizmente. Se alguém conhecer, vou adorar saber mais sobre ele.

Essa é uma das minha leituras preferidas e todos esses personagens têm um lugar muito especial no meu coraçaum. Espero poder compartilhar eles com mais gente e encontrar mais amiguinhos que tenham a mesma predileção! Por isso, deixe seus comentários! Será um prazer trocar uma ideia sobre esse mangá tão divertido! Tomara que todo mundo curta!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
CDC #35 - Ranma ½
CDC #35 - Ranma ½