Sexcastle foi um excelente achado de sebo: um gibi que mistura todos os nossos guilty pleasures dos filmes de ação dos anos 80, por uma bagatela de dois dólares. Pelo menos era isso que dizia a etiqueta remarcando o preço. Conferi no caixa, era isso mesmo!

Essa HQ tem um formato livrinho de bolso e saiu pela Image Comics. No entanto, o tamanho da leitura não condiz com o grau de diversão que ela proporciona. A trama é a mesma que a gente já viu em milhares de filmes, mas apresentada aqui com tons de exagero e pitadas de deboche. O protagonista, Shane Sexcastle, tem a cara do Kurt Russel em Fuga de Nova York, com direito à tapa olho e tudo. Saindo da cadeia, ele é interpelado pelo Presidente em pessoa para mais uma missão. E, é claro, ele “não trabalha mais com isso”. Tentando se aposentar para trabalhar como florista numa cidade pequena, seu passado acaba alcançando e trazendo problemas para ele e todos à sua volta.

A leitura é ágil e cada capítulo termina com um gancho que te deixa ansioso pra ler o próximo. Os diálogos são repletos de clichês e frases de efeitos deliciosas beirando o absurdo, como “eu vou te matar e depois vou esfaquear o seu fantasma” e “eu vou te bater com tanta força que você vai deixar de gostar de boys bands e livros infanto-juvenis”

A arte é cartunesca, lembrando bastante o estilo do Samurai Jack. Mesmo com um traço mais simplista é possível pegar todas as referências (e são muitas) aos clássicos heróis de ação, como Arnold, Stallone, Van Dame, Wesley Snipes, Clint Eastwood e até Steven Segal, que fazem pontas divertidíssimas com pseudônimos oitentistas hilários.

Se você era fã dessa violência desenfreada que permeava equivocadamente as nossas tardes televisivas nos anos 80, você PRECISA ir à caça desse gibi. (Agora achar já são outros quinhentos…)

Tô Lendovantagens
  • Volume único
  • Leitura ágil e divertida
  • Inúmeras referências aos clichês oitentistas
  • Formatinho fofo
  • Lançado pela Image Comics (vou falar mais sobre isso na coluna das desvantagens – confia em mim, eu tenho um método)
  • Eu paguei só 2 dólares, o que ajuda a deixar a leitura ainda melhor
Tô Lendodesvantagens
  • Não saiu no Brasil, nem nunca vai sair, nem em um milhão de anos. (A não ser que eu vire dono de alguma editora e antes de levá-la à falência eu consiga lançar esse e mais três títulos)
  • Eu nunca tinha visto esse gibi antes, então acho que ele deve ser meio difícil de achar… Por outro lado, ele foi publicado pela Image Comics, uma editora com porte o suficiente pra facilitar a sua busca na internet e disponibilidade nas prateleiras.
  • Preto e branco. Não chega a ser um problema, mas as cores aqui poderiam dar ainda mais charme à caracterização anos 80.
  • Contextualização: paródias às vezes sofrem desse problema. Quem consegue entender o contexto e o tom de deboche na HQ se diverte, quem entende ela como uma obra fechada em si, pode acabar se incomodando. Muitas vezes debochar de um comportamente pode ser entendido como enaltecer esse comportamento. Taí The Office e Choque de Cultura que não me deixam mentir…

Se interessou? É seu estilo? Não é seu estilo? Conversa comigo!

OBS: Caso você tenha se interessado muitíssimo…. comprando através desse link de associado você ajuda a manter o nosso site no ar! S2

Tô LendoAlgumas imagens!