Mais de uma vez eu peguei um quadrinho da Comix Zone e pensei “essa leitura vai ser chatinha, hein…!”. Mais de uma vez eu dei com a língua nos dentes. Mas dessa vez…. ACONTECEU EXATAMENTE ISSO DE NOVO!!!

Guarani conta a história de um fotógrafo francês, que vem até o Paraguai tirar foto da população indígena, algo que, na época pré-xvídeos, gerava muito dinheiro. Acontece que o pobre fotógrado chega no meio da guerra do Paraguai, envolvendo Brasil e Argentina. A guerra é uma mancha na história do Paraguai – e da humanidade como um todo, eu diria – por ter empregado chegado ao cúmulo de empregar crianças com a barbas pintadas na cara, para suprir o baixa de soldados adultos no exército, todos já dizimados. É uma história horrorosa. E toda real.

No entanto o olhar do protagonista e a arte do autor (lindíssima) suaviza um pouco o golpe, que aliás, não tem que ser suavizado mesmo. Temos que saber essa história. Muitos nomes de ruas aqui no Rio de Janeiro remetem a essa vergonhosa guerra! De qualquer forma, o meu ponto é que, apesar da temática ser pesada, a leitura é boa e instigante. O retrato de época é impecável, as caracterizações dos personagens, paisagens urbanas ou ecológicas, são magistrais. O protagonista me lembrou muito o desenhista Felipe 5 Horas, que grava o MdM com a gente, tanto em visual quanto em temperamento. Isso me fez gostar ainda mais da história. (O Felipe é um fofo) (E o protagonista também).

O acabamento gráfico da Comix Zone, como de costume, está de altíssimo nível. Com aquela capa dura com cara de livro da mesinha de centro e um papel de altíssima qualidade pra reproduzir bem as cores. Material de primeira linha mesmo.

Mas vamos para as vantagens e desvantagens, caso você ainda esteja na dúvida…

Tô Lendovantagens
  • Saiu no Brasil! E Brasil todo, porque a Comix Zone entrega pela Amazon e pelas Comics Shops do país inteiro, se eu não me engano.
  • Uma excelente maneira de conhecer um capítulo tenebroso da nossa História que nem todo mundo conhece, mas deveria.
  • Arte primorosa
  • Roteiro muito bem escrito. É fácil de ler no embalo.
  • Edição belíssima.
  • Uma trama que vai gerar assunto nas suas próximas mesas de bar, com certeza
Tô Lendodesvantagens
  • Capa dura. Capa dura é sempre mais caro, né?
  • É preciso um pouco de estômago para a trama. Não tem nada muito gráfico, mas só de saber que aquilo realmente aconteceu… É algo que fica com você pra sempre.
  • Vai dar raivinha de várias nomes de rua que antes você nem se importava.
  • Pode ser uma leitura rápida demais pra quem gastar muito dinheiro com a edição. Mas não tem problema, essa você provavelmente vai querer ler de novo.

E agora a minha pergunta: você mora perto de alguma rua com nome de militar que você não sabe o que fez?

OBS: Caso você tenha se interessado por esse título, comprando através desse link de associado você ajuda a manter o nosso site no ar! S2

Tô LendoAlgumas imagens!