Taí um quadrinho bem bacaninha que passou despercebido por muita gente, mesmo sendo publicado aqui pela Panini, a maior editora / distribuidora de quadrinhos do país. Mas é pra isso que a gente tá aqui!

Unfollow tem uma premissa muito interessante. Imagina se o Zuckerberg fizesse um sorteio de toda a sua fortuna para 144 pessoas aleatórias no twitter? À medida que a história avança, vamos conhecendo algumas dessas pessoas, umas famosas, outras anônimas, mas todas elas com tramas particulares bem interessantes, no melhor estilo 100 Balas. E aí vem a pegadinha. Quando o Zuckerfake junta todo mundo numa ilha, ele diz que se, “por algum acaso”, alguém morrer, o valor vai ser redistribuido entre os outros. Uma espécie de Highlander financeiro, se o roteiro fosse escrito pelo Paulo Guedes. Naturalmente, começa uma matação descabida, lembrando um pouco o mangá Battle Royale (mas com as devidas proporções e uns três níveis a menos na escala da louquirice – embora bem louquinho ainda).

A arte é bem honesta, não é de nenhum camarada que eu tivesse visto antes ou tivesse me chamado atenção particularmente, mas o suficiente pra me ajudar a ter uma leitura agradável. A trama se completa em quatro volumes, todos os capítulos com ganhchos fortíssimos pra continuação da história, o que te leva a ler sem parar.

Pelo caminho desse thriller, ótimas questões sociais são levantadas, sem necessariamente trazer soluções para elas, mas ainda assim podendo gerar saudáveis discussões sobre nossos comportamentos, especialmente numa era de redes sociais descontroladas. Como é de costume em HQs com uma premissa muito boa, o final deixa um pouco a desejar. Mas não o suficiente pra invalidar a leitura como um todo e as discussões que ela sucita.

Gosti. Será que é pra você? Vamos pras vantagens e desvantagens. (Eu sempre falo isso na minha cabeça como se eu tivesse num programa de TV e telas de led surgissem atrás de mim junto com um efeito sonoro pra mostrar cada tópico)

Tô Lendovantagens
  • Saiu no Brasil!
  • Capa cartonada! Ou seja, edições baratinhas e de fácil manuseio!
  • Coleção completa em 4 volumes
  • Discussões atuais e interessantes
  • Arte boa
Tô Lendodesvantagens
  • Final meio cagadinho
  • Não sei como está a situação dessa revista por aí, mas muita coisa da Panini que passa despercebida costuma esgotar completamente. Em especial essas mais baratinhas, de capa cartonada. Por outro lado, são só 4 edições, então deve ser mais fácil de completar do que Hellblazer ou Fábulas
  • Não é exatamente um quadrinho otimista. Tem vários momentinhos bad vibes. Nada muuito pesado, tanto que eu encarei, mas fica aqui o aviso.

E aí? Alguém leu essa aí? Conta pra mim aqui na área de comentários!

Tô LendoAlgumas imagens!