
As Empoderadas é um excelente gibi da Germana Viana (a responsável pelo Gibi de Menininha, já falado aqui no site), que mistura empoderamento, quadrinho autoral alternativo, e, pasmem, super heróis!
Germana Viana, que é muito conhecida no mercado autoral nacional, como uma proeminente autora de temáticas LGBTQ+ e títulos de empoderamento feminino, como Lizzie Bordello e As Piratas do Espaço. Aqui ela coloca a sua visão de um clássico gibi de super heróis, bem ao seu estilo. Ambientado em São Paulo, três heróinas bem tridimensionais, com histórias pessoais distintas, ganham super poderes cada uma a sua maneira, mas com algumas coisas em comum: nenhum pensa em usar salto alto para combater o crime.
A ambientação é outro charme, bem brasileira, se passa em São Paulo e tem a cidade como personagem também. Sua arte é simples e eficaz, gerando uma leitura gostosa, que também é auxiliada pelo acabamento do encadernado. Não sei explicar direito, mas é um encadernamento “fofinho”. Capa de verniz fosco, papel off set sem ser daquele material reluzente. Sei lá. Tô viajando aqui na onda de somelier de gibi, mas é uma leitura bem leve e agradável.
Se Germana Viana tivesse nascido nos Estados Unidos e lançado seu Gibi por lá, sua criação estaria na Netflix ou na Amazon prime em dois palitos! Infelizmente, a nossa realidade aqui é outra e, embora eu ainda acredite no baita potencial de adaptação para o áudio visual mesmo nas nossas terras, uma heroína com o poder de virar um gigantesco dragão chinês dificulta um pouco a produção… THANKS, GERMANA.
Tudo se resolverá, quando eu for CEO Vice Presidente de Geração de Conteúdo dos Grupos Globo. Mas, enquanto isso não acontece, nos contetemos com a leitura desse divertido gibi!

- Quadrinho nacional! Comprando, você ajuda a salvar a economia do país!
- Um volume só, nada de grandes compromissos!
- Super heróis nacionais que não emulam os super heróis americanos
- Quadrinho moderno, trazendo questões modernas para um gênero povoado de clichês e anacronismos
- Leitura leve, ágil e divertida
- Colorido!

- Um volume só. Podia ter mais.
- Às vezes a ordem dos balões pode confundir um pouco a leitura
- A proposta do quadrinho é uma leitura leve. Se você for esperando um novo Watchmen ou a Liga Sombria do Snydercut, você vai ficar decepcionado (no pun intended). É pra vir com um coração mais Turma da Mônica do que Novos 52.
Esse é um título que merece o seu carinho! Você já leu? Aparece aí nos comentários!