CDC #13 - Elephantmen Richard Starkings

Elephant Men é um troço muito louco e ao mesmo tempo muito bom. É uma mistura de Watchmen, X-Men, filme noir, em uma salada muito maluca, mas com um resultado final delicioso e nutritivo!!!

A trama é mais ou menos a seguinte: em algum determinado momento no futuro, desenvolveu-se um esquema de clonagem criando espécies hibridas de humanos e animais. O governo utilizou essas criaturas quase como “drones” para lutar em uma guerra importante, que é um marco na história de todos. Depois dessa guerra, esses animais-híbridos-humanos, chamados de Elephant Men, perderam a serventia e tentam tocar suas vidas, muitas vezes visto como párias e aberrações da natureza (uma dinâmica muito parecida com os soldados que voltaram da guerra do Vietnam).

CDC #13 - Elephantmen Richard Starkings

Você acompanha a história de 3 dessas criaturas: um hipopótamo, um rinoceronte e um elefante, cada um com a sua trama distinta, mas que aos poucos vão cruzando umas com as outras, passando por outros Elephant Men mais secundários, mas também presente em todas as tramas. O louco é que você pode analisar a história como uma série de one shots super legais, ou acompanhar só o arco de um deles pulando os dos outros, ou ter uma ideia do tudão, lendo as histórias todas como o autor publicou. Como elas não são contadas linearmente, você vai descobrindo esses elementos aos poucos, mapeando com pequenas peças o cenário enoooorme e cheio de peculiaridades desenvolvido ma série. É nesse sentido que a história lembra um pouco Watchmen, com um Storytelling que acontece paralelamente em frentes e épocas diferentes, com vários personagens que têm um passado em comum.

A história é realmente muito legal. Tem uma pegada um pouco de quadrinho Europeu, apesar do formato americano. E a arte também é incrível, são vários desenhistas diferentes, mas todos maravilhosos (muito deles também com esse pé no visual de quadrinho Europeu, que é sensacional!), sem falar no design dos personagens, roupas e armas. Eu acho que dava pra vender essa revista só com a frase “hipopótamo de sobretudo.” Eu não sei pra você, mas pra mim seria o suficiente. Não ia nem precisar chegar na parte do “Rinoceronte de terno, chefão do crime”.

Então seja em histórias curtas, seja no todo, seja com um personagem, ou seja com outro, Elephant Men é uma revista que merece a sua atenção.

Tô Lendovantagens
  • É bem diferente de tudo que você já viu
  • A arte pra cada história é sempre espetacular
  • O acabamento dos livros é primoroso, as páginas tem gramatura grossa, é uma verdadeira obra de arte
  • Hipopótamos de sobretudo
  • Personagens cativantes, sofridos pelos quais você adora torcer, como nos filmes noir de antigamente, mas no futuro, com armas avançadas e hipopótamos de sobretudo.
  • Saiu pela Image, não é uma raridade, os livros são relativamente fáceis de encontrar na gringa.
  • Ainda não fiz esse teste, mas acho que poderia ser uma leitura boa para iniciantes no mundo dos quadrinhos, em especial as leitoras femininas de primeira viagem. A vida sofrida desses “homens animais” dialogam com a nossa sensibilidade e inteligência, de uma maneira que muitas vezes você não encontra no universo supereróico das cuecas por cima das calças.
Tô Lendodesvantagens
  • Só é publicado, na íntegra, fora do Brasil. Aqui saiu uma edição no formato Europeu capa dura intitulado HIP FLASK (com, adivinha só, o Hipopótamo de Sobretudo), mas eu ainda não li, não sei do que se trata e como se encaixa na trama de Elephant Men.
  • Os encadernados são grossérrimos, o que ferra com o limite de bagagem da sua viagem e acaba com qualquer chance de portabilidade. Ou seja, só vai ler em casa, porque é um baita tijolo.
  • Eu acharia melhor ler tudo de uma vez só, pois a história é muito rica em detalhes e esses detalhes compensam ao longo da leitura. Depois que passa um tempo você fica meio “Quem era esse mesmo?” e só lembra do Hipopótamo de sobretudo.
  • Encarar uma leitura com esse volume de páginas pode parecer desanimador (mas vale a pena, confia em mim!!)

Então é isso! Espero ter causado curiosidade o suficiente pra te fazer correr atrás desses animais! Eu já tenho os meus. Os três primeiros, inclusive, mega autografados!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
CDC #13 - Elephantmen Richard Starkings
CDC #13 - Elephantmen Richard Starkings
CDC #13 - Elephantmen Richard Starkings
CDC #13 - Elephantmen Richard Starkings
CDC #13 - Elephantmen Richard Starkings
CDC #13 - Elephantmen Richard Starkings