TOO MUCH COFFEE MAN

TMCM é provavelmente a melhor coisa que eu já li na vida. Será que eu já falei isso aqui de alguma outra leitura? Não sei. Mas é verdade e vou repetir: Too Much Coffee Man é provavelmente a melhor coisa que eu já li na vida. E eu nem gosto de café.

Eu curto tanto, que chega a ser difícil descrever o que é e o que significa pra mim. É praticamente uma bíblia da neurose contemporânea. Todo mundo deveria ler.

Bem, já que eu não sei por onde começar com ele, vou começar comigo.

Eu conheci o Too Much Coffee Man na San Diego Comic Con de 2001 (eu acho). No último dia. Eu tinha achado um estande no dia anterior que vendia camisas por dois dólares. Juro. Por dois dólares. Se não era por dois, era por quarto, a questão é que era muito barato. Comprei uma camisa do Hellboy que eu uso até hoje e avistei uma outra, de outro personagem que eu já tinha visto de relance, mas nunca tinha lido. Era o “Homem Café Demais”. Achei o conceito muito engraçado e a camisa era bonita e custava apenas dois dólares (ou quatro). Comprei. Ela era cinza, com o tal super-herói com seu colante vermelho e um capacete de xícara (com café quente dentro!!!), fazendo uma posição fetal com uma outra xícara de café na mão. Hilário. No último dia da feira, num dos últimos instantes, passei pelo estande do próprio personagem. E pensei – eu já tenho a camisa, não posso andar por aí com estampando algo que eu não sei do que se trata… vou comprar pelo menos um livro dele! Comprei.

Too Much Coffee Man

Minha mente explodiu.

Too Much Coffee Man, a revistas, mais do que uma sátira de super herói, é uma sátira da nossa vida moderna. Sagas enormes pelas quais passamos dentro de nossas cabeças sem sair do sofá. Todas as nossas neuroses mais estranhas, que a gente nunca compartilhou com ninguém, mas vive com elas há tanto tempo, estão ali, representadas como se fosse um horóscopo bizarramente exato. Sensacional. Um humor muito sutil, mas muito preciso e sem precedentes! Foi como se eu encontrasse um parente que eu não sabia que tinha.

Too Much Coffee Man, o personagem, é um super-herói abstrato. Ele brinca com os clichês dos super-heróis só por brincar, criando outros “super heróis” nada super com nomes ainda mais abstratos, como o Too Much Espresso Guy e a Too Much German White Chocolat Woman With Almonds. Mas as semelhanças com os Super Heróis param por aí. Suas histórias seguem no formatos de tiras de uma página, sem linearidade ou cronologia. Algumas, inclusive, nem possuem o personagem principal. Eu particularmente prefiro as com ele. Mas olha… todas são geniais! Vale a conhecer mais o trabalho dele e enviar pra um amigo ou 12. É só clicar aqui http://www.gocomics.com/toomuchcoffeeman#.U_F1ZcVdVzc ou aqui WWW.tmcm.com

Tô Lendovantagens
  • Vai ser a melhor leitura da sua vida, a não ser que você seja idiota.
  • Pode pegar qualquer livro pra ler que rapidamente você vai estar extremamente familiarizado com o universo do personagem (até, porque, É O SEU!!!)
  • Excelente para quem busca leituras alternativas
  • Minha mulher se amarrou!!!
  • Um humor único, que você não vai encontrar em lugar nenhum
  • Não te fará se sentir sozinho no mundo nunca mais
  • Você vai poder ser meu amigo pra sempre
Tô Lendodesvantagens
  • Boa parte dos livros estão esgotados. Nas últimas vezes que eu fui à San Diego perguntei ao próprio Shanon Wheeler, criador do personagem (um cara simpático demais da conta! Tipo um mineiro, só que internacional) aonde eu poderia achar os livros para trazer e dar de presente (como um traficante querendo criar clientela) e ele me olhou com a maior cara de “Putz….!” e procurou em volta como quem começa a dar indicações pra chegar no Zimbabwe. Por outro lado, suas tiras estão disponíveis on-line e a compra dos livros, muito provavelmente, também.
  • Preto e Branco.
  • O traço do Shanon Wheeler, à primeira vista, pode parecer um pouco sujo e poluído, o que pode desmotivar a leitura numa primeira olhada. Mas vale muito à pena seguir a diante.
  • Só em inglês.
  • Vicia.

Não esquece de deixar aqui seu parecer na área de comentários! 👇 Sei que existem uns fãs fiéis escondidos por aí…

No mais, boas leituras! Te vejo do outro lado!

Tô LendoAlgumas imagens!
Too Much Coffee Man
Too Much Coffee Man
Too Much Coffee Man
Too Much Coffee Man
Too Much Coffee Man
Too Much Coffee Man