Caverna do Caruso - Alex + Ada

Hora de falar do mais novo trabalho dos irmãos Luna, que não é exatamente novo, nem exatamente dos irmãos Luna, mas a coluna é minha e eu queria uma frase de efeito pra começar, então vai essa mesmo!

Quem acompanha a Caverna do Caruso (aliás, quem acompanhava a Caverna do Caruso? Apareça aí nos comentários e diga desde qual resenha você costumava ler regularmente o melhor periódico sobre quadrinhos mais ou menos obscuros da internet) sabe que eu tenho uma queda pelos irmãos Luna. Já falei deles na coluna sobre Sword (um dos melhors quadrinhos da vida, se você não leu, pelamor de deus, faça-se esse favor), Girls e Ultra – Sete Dias, todos excelentes leituras! (Essas colunas logos serão republicadas aqui na All New All Diferent Caverna do Caruso em breve!) Por isso, foi com muita sede ao pote que eu fui ler Alex + Ada, uma série de três volumes sobre um rapaz e sua Robô. Ou sua… roboa. Ou robéia. Sei lá.

Uma diferença que se pode notar logo de cara é que, dessa vez, o roteiro é de outra pessoa de fora da família Luna. Não sei o quê aconteceu, se eles brigaram, se um dos irmãos é mais de… lua que o outro (ha ha). Mas eu espero que esteja tudo bem e que a relação dos dois não esteja… minguante (ai meu deus eu fiz de novo!). A questão é que o roteiro é da Sarah Vaughn e a arte é do Jonathan Luna. A arte é exatamente igual a Sword, Girls e Ultra – Sete Dias. Mas o roteiro tem uma pegada diferente. É um pouco mais parado, mais baseado em diálogo e pequenas descobertas.

A trama conta a história de Alex, um rapaz meio na dele, meio deprimidão, ainda sofrendo com o término do seu namoro. Sua vó, para “animá-lo”, lhe dá de presente uma “robô companheira”. Tipo um daqueles replicantes do Blade Runner. (Ah, sim, faltou avisar que estamos no futuro!) O rapaz Alex acha isso muito bizarro, mas ao mesmo tempo não se sente à vontade em simplesmente devolver o robô, pois ela teria a sua memória apagada, sendo passada a diante como uma torradeira. Então ele decide acessar um fórum clandestino da internet para transformar sua companheira em sensciente, ou seja, com uma consciência própria, como a dos seres humanos. A partir daí vamos acompanhando as descobertas de uma mente recém formada, a relação que se desenvolve entre os dois e o preconceito da sociedade em relação a essas novas formas de vida.

Caverna do Caruso - Alex + Ada

Esse ritmo um pouco mais “paradão” da trama, faz com que você se envolva profundamente com os personagens, dando uma noção de convivência, como se eles fossem pessoas de verdade. O que te deixa com uma saudade inexplicável quando a leitura acaba. Tô aqui escrevendo com o coração apertado.

A arte do Luna, como já mencionei, é super clean e te ajuda a mergulhar nesse universo futurista. Como ele não abusa de ângulos inventivos, você acaba se sentindo presente como um voyeur, habitando esse mundo criado por ele. Apesar do traço não ser totalmente realista, ele propicia um enorme senso de realidade, se é que isso faz algum sentido.

Caverna do Caruso - Alex + Ada

No fim das contas, Alex + Ada é uma baita leitura. Apesar do final ter deixado um pouco a desejar (para mim, pelo menos), eu recomendaria essa revista sem pensar duas vezes para praticamente todo mundo, sem medo de ser feliz!

Tô Lendovantagens
  • O PRIMEIRO VOLUME SAIU NO BRASIL!!! Pela Editora Geektopia, é só procurar que você acha! (Nenhum sinal dos outros dois ainda… Mas já é um excelente test drive!)
  • Série curta, de apenas três encadernados
  • Lançados pela Image Comics, ou seja, fácil de achar em comics shops e importadoras do wild wild world
  • Roteiro razoavelmente fluido, o que gera uma leitura rápida
  • Excelente pra quem quer fugir dos super-heróis
  • Uma espécie de comédia romântica de ficção científica, ideal para apresentar para pessoas que tem preconceito com quadrinhos, achando que se trata de um gênero exclusivo de super heróis
  • Personagens ultra carismáticos. Saudade da Ada. E do Alex também.
  • Minha mulher gostou. Pode não significar nada pra você, mas pra mim significa muito!!
Tô Lendodesvantagens
  • Ainda não saiu completo no Brasil (mas calma, quem sabe??)
  • Não espere um gibi de ação!
  • O final pode deixar um pouco a desejar
  • A leitura pode passar muito rápido
  • Tem gente que não curte o traço do Jonathan Luna (Ei! Será que foi por isso que o irmão deu no pé??)

E aí? Você conhece Alex + Ada? E os trabalhos dos irmãos Luna? O que você acha disso tudo? Conta pra mim, não esconda nada!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
Caverna do Caruso - Alex + Ada
Caverna do Caruso - Alex + Ada
Caverna do Caruso - Alex + Ada
Caverna do Caruso - Alex + Ada
Caverna do Caruso - Alex + Ada
Caverna do Caruso - Alex + Ada