SUPER GIRO #61

Início/Leia!/Super Giro/SUPER GIRO #61

Bom Apetite, Fênix

Alguns poderiam dizer que a semana foi marcada por mais um teaser de Capitã Marvel. Mas como tenho por saudável hábito evitar trailers perto da estreia dos filmes, para ter pelo menos algumas surpresas quando for ver no cinema, resisti solenemente a conferir o vídeo. Portanto, pra mim, a semana foi do lançamento do novo trailer de X-Men: Fênix Negra:

Não vou comentar o que rolou no vídeo acima, para o caso de você não querer saber logo de cara que tem personagem importante morrendo. Vamos nos concentrar na expectativa para a estreia, marcada para o início de junho. E então? Todos na expectativa? Eu estou estourando de expectativa. Mas não exatamente para assistir ao filme, mas para saber o que vai acontecer depois, já com a cabeça no mais importante: como X-Men e outros mutantes vão se integrar ao MCU, agora que a Disney comprou a Fox e tem o direito de juntar os personagens no mesmo universo?

Quando a gente sabe que uma série foi descontinuada, cai muito a vontade de continuar assistindo. Eu parti para a segunda temporada de Justiceiro, da Netflix, já bem desanimado. E vai ser pior ainda quando chegar a hora da última de Jessica Jones. Posso me divertir vendo? Sim, mas desanima a gente não pode criar expectativas maiores sobre o que pode acontecer com aqueles personagens. Em vez de uma possível ponta num filme dos Vingadores, ou mesmo uma menção qualquer, mais fácil apostar em seu eterno esquecimento. O mesmo está rolando agora com esses X-Men do filme.

Será que eu preciso mesmo continuar interessado no que rola com os personagens da Marvel que estão com a Fox, agora que esse mundinho tem muitas chances de explodir? Pra que torcer por um ou outro mutante ali se eles devem simplesmente ser esquecidos, para que a Disney possa fazer novas versões para seu MCU? Ou vocês acham que esses personagens, com essas trajetórias e esses intérpretes, têm alguma possibilidade de irem parar ao lado dos Vingadores? Duvido. Duvido muito. Duvido demais. Duvido rude.

Mas ainda me resta uma esperança para esse filme dos X-Men: que ele tenha uma sombra de conexão com o MCU. Não que eu esteja sonhando com uma cena pós-créditos com o Nick Fury chegando na Mansão Xavier e perguntando se ele conhece a iniciativa Vingadores, batendo um papo com Ciclope sobre problemas de visão ou fazendo um afago no Fera pensando no gatinho do filme da Capitã Marvel. Não, não. Eu sonho é com um fim digno do poder da Fênix. Sim, quero que Xavier dê a dica durante todo o filme sobre o que o alter-ego de Jean Grey pode fazer não só com o planeta, mas com o universo em que eles existem. E então, no fim, que a Fênix Negra rasgue o universo deixando tudo em aberto. Até perdoo se rolar aquele clichê com a palavra “FIM” seguida de um ponto de interrogação. Perdoo sim. Quem não perdoaria, sabendo que isso indicaria um recomeço no MCU?

Só peço que a Disney depois não vá simplesmente produzir um novo filme dos Vingadores e fazer surgir na Terra um monte de mutante do nada, se perguntando como foram parar ali e tendo que batalhar contra os heróis veteranos. Aí não tem graça. É solução preguiçosa. O que mais quero saber hoje nem é como vão desfazer os efeitos do estalar de dedos de Thanos. Eu preciso é saber como Wolverine e companhia vão compartilhar o mesmo universo desses personagens que já conquistaram o público depois de uma década de acertos da MCU. Tenho até uns chutes sobre como isso poderia ser feito:

Mas só o tempo dirá. Que Odin não me leve antes que isso tudo vá para os cinemas. Eu vagaria como alma penada por todos os cinemas da Terra.

Ulisses Mattos

Por: Ulisses Mattos

Ulisses Mattos é roteirista de humor na TV, um dos criadores do Alta Cúpula, do @na_Kombi e da websérie Épica das Galáxias. É membro do trio nerd Três Elementos e faz stand-up comedy. Escreveu sobre cinema no Jornal do Brasil e nos sites da Veja e Abacaxi Voador

2019-03-11T09:23:26+00:00 1 de março de 2019|3 Comentários
  • Jean Carlos

    Eu também estou bastante curioso pra saber como vai ficar esse universo dos Mutantes e claro o mutante favorito, Wolverine, porque o verdadeiro fã de X-Men quer ver mesmo é adamantium.

  • Luan Frainer

    Sofro desse mal da expectativa tb, estou muito, mas muito mais interessado em saber como serão introduzidos os mutantes no MCU do que em ver esse “final” da franquia X-Men na Fox. Sabemos que não eh o final desses personagens e que eles daqui alguns anos estarão de volta as telas de cinema e então como se importar se tal personagem importante morre? O filme pode sofrer muito disso. E fora q tenho um sentimento de já vi esse filme e não gostei (X-Men Confronto Final me dá calafrios até hj).