Martin Mystère Gigante - Xanadu - Mythos Editora

Uma fatalidade leva Martin Mystère ao fundo do poço e com isso precisa rever muita coisa na própria vida para poder enfrentar o que está para se descortinar à sua frente. Muito bom para conhecer o personagem e muito do seu mundo.

Um reencontro com Martin Mystère 

Logo que recebi Martin Mystère Gigante – Xanadu, da Mythos Editora, fiquei muito tentado a ler. O quadrinho é um encadernado com 255 páginas, realmente gigante. 

Martin Mystère Gigante - Xanadu - Mythos Editora

Martin Mystère Gigante – Xanadu – Mythos Editora

Há muitos anos, tinha visto o mesmo Martin Mystère na banca de jornal e não tinha grana para comprar. O título Detetive do Impossível me chamava muita atenção, porém aquele encontro ficou nisso – uma vontade de ler e conhecer o personagem, que nunca ocorreu. Hoje tudo mudou drasticamente. 

Traduzido por Thiago Gardinali, esta história foi escrita por Alfredo Castelli e desenhada por Paolo Morales

Uma história sobre caminhos

Ao me deparar com o personagem e seu universo, busquei entender um pouco mais sobre ele, fazendo algumas pesquisas externas. Apesar de não ser necessário para entender quem ele é, foi bastante instrutivo. Seu assistente chama-se Java e é um neandertal e sua noiva chama-se Diana Lombard. O detetive em si é um homem de muitos conhecimentos, sejam acadêmicos, sejam de conhecimentos gerais, que sempre impressionam aqueles que estão à sua volta.

Aqui neste encadernado vemos Martin Mystère ser alvejado por dezenas de balas, em um estranho ataque à sua residência. Não, você não leu errado, pois a história começa aleijando o seu protagonista, que por pouco não morreu. 

Sentindo-se um condenado pela lesão que o colocou em uma cadeira de rodas, vemos um homem amargurado com seu destino, atacando aqueles próximos ao personagem, enquanto tenta alinhar seus pensamentos. Ao mesmo tempo, ele faz uma enorme reflexão sobre sua vida e principalmente pela vida que tinha com o amigo Sergej Orloff, hoje seu nêmesis. 

Enquanto isso, o guru nepales de ambos, Kut Humi, parece ser peça chave na história. A cidade de Argathi, ou como é mais conhecida, Xanadu também exerce um papel fundamental na trama. Como se não bastasse, uma ordem governamental chamada Elsewhere também está acompanhando de perto uma série de questões, incluindo o Detetive, em uma agenda própria e bem sinistra. 

Considerações finais 

Em suma, somos jogados em uma rede de intrigas e muitos segredos durante o encadernado. Uma história repleta de investigação, muito conhecimento (marca da série) e ocultismo. 

Vale saber que Martin Mystère habita o mesmo mundo de Dylan Dog, personagem que caiu no meu gosto de leitura (leia minhas resenhas dele aqui e aqui). 

Conhecia este encadernado? Pois se não, vale correr e comprar. 

Tô LendoAlgumas imagens!
Martin Mystère Gigante - Xanadu - Mythos Editora
Martin Mystère Gigante - Xanadu - Mythos Editora
Martin Mystère Gigante - Xanadu - Mythos Editora
Martin Mystère Gigante - Xanadu - Mythos Editora
Martin Mystère Gigante - Xanadu - Mythos Editora
Martin Mystère Gigante - Xanadu - Mythos Editora

O que vocês acharam de ter Martin Mystère por aqui? Gostariam de ter mais resenhas dele por aqui? Deixem nos comentários que vamos levar para a Editora Mythos.

Daniel Braga

Por: Daniel Braga

Pai de uma mulher, nerd, analista de sistemas especializado em infraestrutura, poeta, board game designer e sommelier de cervejas. Adora jogar board games e ouvir jazz anos 30/40, Dead Can Dance e rock and roll. Curte muito o gênero de horror e tudo relacionado, principalmente as boas leituras como Lovecraft, Blackwood, Machen e muitos outros.