
A Rússia possui uma própria versão do B.P.D.P. e o agente Johann Krauss é enviado para ajudar na investigação de estranhos eventos. O único problema é que existem informações que não foram compartilhadas e o perigo é enorme.
Um mundo sem Hellboy, mas repleto de bizarrices
Para quem está acompanhando o desenrolar dos acontecimentos após a morte de Hellboy vai adorar B.P.D.P. Inferno na Terra vol 3: Rússia. Não apenas ele mostra mais da situação atual do planeta, mas se liga ao B.P.D.P. Origens vol1: 1946-1947.
Com roteiro de Mike Mignola e John Arcudi, este volume em capa dura traz a arte de Tyler Crook e Duncan Fegredo. A tradução foi feita por Fernando Bertacchini e a publicação no país é da Mythos Editora. Não deixe de ler a resenha do volume 1 e do volume 2.
A Rússia também tem seus próprios problemas
A Diretora Corrigan vai com o agente Johann Krauss para a Rússia após estranhos acontecimentos forçarem que a SERCIES (Serviço de Ciências Especiais – a agência russa equivalente ao B.P.D.P.) a solicitar a ajuda do bureau.
O problema é que além dos problemas sobrenaturais que assolam o mundo e a mudança interna do B.P.D.P., agora financiado pela ONU, questões de cunho afetivo pressionam seus agentes. Abe Sapien está sendo mantido vivo por aparelhos, apesar da sua aparente morte. O Agente Devon está enfrentando suas próprias questões ao se deparar com tantas verdades e Liz Sherman, a pirogenética amiga de Hellboy continua desaparecida.
Mas o que a SERCIES está enfrentando afinal? Porque o clima de hostilidade traz ares de Guerra Fria para a mesa das equipes? O que mais pode estar sendo escondido nas distantes terras russas? Interessantes perguntas para um encadernado muito bom mesmo!
Considerações finais
Venho acompanhando as histórias posteriores à morte de Hellboy e este encadernado é o primeiro que traz informações mais sólidas a respeito do que vem acontecendo. Não que os demais não tragam, mas este parece recuperar aquela aura de mistério e ação, bem presentes nas histórias do Hellboy.
Obviamente precisamos ler todos os encadernados para estarmos a par do que vem acontecendo, mas este é o melhor até agora. Fica a questão sobre o destino de Abe Sapien, que permanece incerto. Eu indico demais a leitura de Hellboy. Um universo muito rico e repleto de opções. Resenhamos alguns encadernados lá no Canto do Gárgula.
Vocês estão acompanhando também? Me diz aí…
Começamos a trazer o mundo de Hellboy aos poucos para a Caverna do Caruso. Você curte as histórias de Mike Mignola? Me diz ai…

Por: Daniel Braga
Pai de uma mulher, nerd, analista de sistemas especializado em infraestrutura, poeta, board game designer e sommelier de cervejas. Adora jogar board games e ouvir jazz anos 30/40, Dead Can Dance e rock and roll. Curte muito o gênero de horror e tudo relacionado, principalmente as boas leituras como Lovecraft, Blackwood, Machen e muitos outros.