Rebobinando #04 | Altered Beast

Início/Leia!/Rebobinando/Rebobinando #04 | Altered Beast
Rebobinando #04 - Caverna do Caruso

VAI, VANDERLEY! – Era com essa grande frase que muitos moleques da minha época ligavam o seu mega drive pra jogar o famigerado Altered Beast. Pronunciado propriamente como auterédi bísti. E hoje na Rebobinando, vamos tratar exatamente deste clássico que vinha no primeiro mega drive vendido no Brasil. Welcome to your Doom-ah!

Nunca escondi de ninguém que eu sempre fui um… Seguista? Segueta? Bom, um grande fã da Sega. Única e exclusivamente porque eu acreditava em comerciais de tv e eles anunciavam praticamente em caixa alta dizendo que o videogame tinha mais de dezesseis milhões de cores!!!!!!!!11!!!!!!ONZE!!!!! Eu nem sabia que podia enxergar tantas cores, mas eu sabia que eu queria era o Mega Drive! Ganhei de dia das crianças do meu pai e foi um dos dias mais felizes da minha vida. Abri, conectei na TV, virei a chavinha da antena, liguei a TV e pus o jogo pra funcionar e aí apareceu aquele Lobisomem maneiríssimo na tela!

Rebobinando #04 - Caverna do Caruso

Olhando pro passado, o jogo nem era lá grandes coisas, sabe? Eram cinco fases que não eram incrivelmente difíceis, com uma jogabilidade razoável, mas com uns chefes de fase meio cascudos. Dava para dois jogadores, ou seja, minha irmã podia jogar comigo. E dava pra perder hoooooras tentando chegar até o final. Eu, como nunca fui lá um expert gamer nessa vida, conseguia chegar até a terceira fase e olhe lá. Muito tempo depois eu consegui zerar o jogo, mas só depois de descobrir que havia um cheat que te deixava escolher a fase, entre outras coisas. Dá uma olhada lá no fim do artigo, se você estiver afim de tentar OU se você realmente ainda tiver um mega drive com Altered Beast, VOCÊ PODE ME CHAMAR PRA JOGAR NA SUA CASA!

O Jogo e as Fases!

A história começa com aquele velho clichê machista de sempre: o “cara maligno raptou sua namorada”. Era o início dos anos 90, ainda não existia o Tinder e caras malignos só poderiam conseguir namoradas se as raptassem de alguém. Mentira. Era isso que eu achei que era por muito tempo (mas muito mesmo, mais do que eu gostaria de admitir), mas na verdade, se você reparar bem o jogo começa num cemitério! 😱 A história se passa na Grécia Antiga e Athena foi raptada! Como Seiya e os outros ainda não estavam disponíveis, Zeus ressuscita um grande guerreiro centurião (você, d’oh) para salvar sua filha das mãos do terrível Neff. E o que muitos achavam que era o “Vai, Vanderley” era na verdade “Rise from your grave”. Tsc, 16 milhões de cores, mas com um áudio desses…?

Rebobinando #04 - Caverna do Caruso

A cada fase, o guerreiro ressuscitado tinha a chance de coletar três esferas espirituais que vinham dentro de um lobo azul de duas cabeças e que liberavam diferentes níveis de poder. E você ia de um centurião fraquinho magrinho prum power-up-saradão-he-man-grego até finalmente se transformar na “Fera Alterada” do título, vulgo lobisomem iradaço. Cada uma das cinco fases trazia uma fera diferente na qual o jogador poderia se transformar. Na primeira, a do Cemitério, o centurião se transformava em um lobisomem. Seus poderes consistiam na “corridinha” e no soco de bolas de fogo. O chefe de fase era um monstro de terra que atirava cabeças. Coisas de videogame. Não pergunte.

Rebobinando #04 - Caverna do Caruso

Já na segunda fase, a do Submundo, era possível se transformar num homem-dragão que soltava raios e o chefe era uma espécie Beholder que soltava olhos. Dá pra notar um padrão aí. Na Caverna da terceira fase, a fera era um homem-urso que saltava tipo o Sonic e tinha um sopro que transformava os inimigos em pedra. Era de fato a fera mais fofinha, e na hora do soprinho ele dava uma inclinadinha pra frente que gerava muitas piadas sujas se você estivesse jogando com dois players. O chefão da dessa fase era um… ééé… err… dragão-caramujo? Era um bicho que cuspia umas bolas de fogo pra cima! Não era lá muito eficaz, mas bem, era melhor do que atirar, sei lá, pernas, né? Já na quarta fase, a Cidadela do vilão, dava pra se transformar num homem-tigre que era bem semelhante ao lobisomem da primeira fase. Só que as bolas de fogo do soco eram mais lentas e ziguezagueavam pra cima e pra baixo, e a “corridinha” era vertical, tipo um ataque com pulo. O chefão era um crocodilo-dragão que também atirava umas bolas de fogo, além de soltar um mini-dragões da peste que te perseguiam pela tela.

Finalmente, a última fase se passava na Cidade de Dis (onde quer que isso seja). Neff,  vilão do jogo se transformava num homem-rinoceronte e você no NEY MATOGROSSO! Desculpa. Mentira, era um lobisomem dourado (o player dois virava um lobisomem prateado), que era igualzinho ao da primeira fase, exceto a cor.

Rebobinando #04 - Caverna do Caruso

Naquela época os jogos eram bem mais simples. Do tipo, “você precisa chegar até o final e derrotar o chefão”. Como eu disse lá em cima, o gameplay também não é um bicho de sete cabeças, e os chefões podem ser meio cascudos, mas nada que um bom olho e um tanto de paciência não resolvam. Não que os jogos de hoje sejam ruins com seus inúmeros endgames e troféus e achievements (ESTOU OLHANDO PRA VOCÊS, TROFÉUS DO CHARADA). O mundo evolui, e os jogos com eles. Mas não consigo deixar de imaginar quanta gente ia dar uns rage quits homéricos jogando, sei lá, Battletoads ou Road Rage hoje em dia, sabe? E se você, tiozão ou tiazona nerd, paizão ou mãezona gamer, quiser colocar os padawanzinhos para teste, fiquem sabendo que recentemente a Sega liberou D E  G R A Ç A alguns jogos do catálogo para celular. Nas lojinhas do IOS ou Google, você pode catar pelo jogo e por outras pérolas como Kid Chamelon, Golden Axe e Sonic.

Confesso que bateu uma saudadona do meu Mega Drive escrevendo isso aqui. Enxuguei até uma lágrima. Agora com licença que eu preciso pegar minha bengala e ir gritar com uns adolescentes fazendo bagunça aqui do lado de casa! *tosse de velho*

Cheat Codes

  • Segure A + B + C + Baixo/Esquerda e aperte o Start para escolher a Fera que quiser.
  • Aperte B + Start para escolher a Fase que quiser.
  • Segure A + C + Cima/Direita e aperte o Start para o… Teste de Áudio! (vai que vc quer samplear o “vai, Vanderley”?)

Além disso, e isso foi muito útil para mim, você pode retornar à última Fase em que você jogou se você tomou um Game Over. Basta segurar o A e apertar o Start na Tela Inicial. Claro, só funciona se você já jogou e chegou em alguma fase que não tenha sido a primeira, d’oh.

2019-02-25T22:11:48+00:00 16 de outubro de 2017|10 Comentários
  • Marcio Santos

    Esse jogo é a cara do Mega Drive!! Muito foda! Na época em que jogava o nome era ‘Alteréd Bést’ XDD SEGA 4ever 8D//

    • Hahahahaha. Foi o meu lado de professor de inglês falando mais alto, mas vc tá certo. Era “alteréd bést” mesmo.

  • João Guilherme

    Eu lembro que com muito custo eu cheguei até a segunda fase desse jogo. Na época eu devia ter uns 8 anos e a única coisa que eu tinha zerado até então era o Sonic. Esse jogos da infância eram mais simples, mas entretinham tanto quanto os de hoje. Foi bom relembrar o sofrimento e aprender os códigos.

    • Eu sempre fui meio lerdo pra zerar jogo. Altered Beast só zerei com o cheat anos depois. Mas pô, aos 8 anos esse jogo era difiçasso!

  • Hahahah Mais uma coluna sensacional!! Só faltou acrescentar um detalhe: por que que no final você vira um Lobisomem Dourado e o outro player um Lobisomem Prateado? Para eles poderem usar as DEZESSEIS MILHÕES DE CORES!!!!

    • Na primeira fase um dos lobisomens era VERDE! Taí um bom uso das DEZESSEIS MILHÕES DE CORES!

  • Carlos Tenorio

    Quando joguei em emulador já não tive essa experiencia. Então nem gostei

    • Emulador é bom pra reavivar a memória, mas eu acabo sentindo falta do controle na mão…

  • Luis Augusto Ribeiro

    Excelente artigo! Lembro de jogar esse jogo na casa dos meus amigos que tinham um mega drive (eu lembro de ter um mega drive, mas eu era MUITO criança mesmo, então acho que o quebrei, e logo depois meu pai comprou um https://uploads.disquscdn.com/images/eda430b012f3170d0635c9c259419ee94c0afc5f403b5f532980a2d3c4c3233f.jpg Super Nintendo), mas lembro que nós jogávamos na fita e não no console. É claro que nós só chegamos até a segunda ou terceira fase (na sorte).
    Um jogo que vcs poderiam escrever sobre (ou até jogar mesmo), é Comix Zone, também do Mega Drive. Que era um jogo que se passava dentro de uma história em quadrinhos! Os controles são oks, jogabilidade legal, vale a pena!
    Grande Abraço xD

  • Luis Augusto Ribeiro

    Excelente artigo! Lembro de jogar esse jogo na casa dos meus amigos que tinham um mega drive (eu lembro de ter um mega drive, mas eu era MUITO criança mesmo, então acho que o quebrei, e logo depois meu pai comprou um https://uploads.disquscdn.com/images/eda430b012f3170d0635c9c259419ee94c0afc5f403b5f532980a2d3c4c3233f.jpg Super Nintendo), mas lembro que nós jogávamos na fita e não no console. É claro que nós só chegamos até a segunda ou terceira fase (na sorte).
    Um jogo que vcs poderiam escrever sobre (ou até jogar mesmo), é Comix Zone, também do Mega Drive. Que era um jogo que se passava dentro de uma história em quadrinhos! Os controles são oks, jogabilidade legal, vale a pena!
    Grande Abraço xD