Mais um ano terminando e mais uma CCXP chegando no horizonte. Esse evento que tomou conta do calendário nerd brasileiro começou e vou ter ajudar com algumas dicas sobre o que você vai encontrar na São Paulo Expo a partir de hoje.

É isso aí, estamos na segunda semana do ano mais aguardada pelos nerds do Brasil: a semana da CCXP. Sim, a segunda, porque a primeira é a semana de estreia de Star Wars, sempre. 😉

Com a maior concentração de fãs de quadrinhos, filmes e séries por m² do mundo neste fim de semana, a Comic Con eXPerience reúne fãs e artistas de todo o mundo em um único espaço. Um dos maiores eventos do gênero do mundo, hoje a convenção tem seu foco principal em dois pontos que a tornam o que é: o auditório Cinemark e o Artist’s Alley.

O auditório Cinemark tem os 3300 lugares mais concorridos e é onde os fãs tem a oportunidade de ver materiais exclusivos além dos painéis com as maiores estrelas do evento. No sábado, por exemplo, é onde teremos os painéis da Disney e, além da presença do elenco de Star Wars, sempre temos algumas surpresas. Domingo é dia da Warner com Mulher Maravilha e Aves de Rapina. Nem preciso falar que a fila para estes painéis começam a se formar várias horas antes da abertura dos portões, onde os fãs recebem pulseiras que permitem acesso ao auditório. Talvez, mas talvez mesmo, você consiga entrar no auditório nos dois primeiros dias ou no próprio sábado ou domingo depois dos maiores painéis, quando grande parte do público sai de lá, mas, fora isso, dificilmente conseguirá.

Caverna do Caruso - CCXP - Cinemark

Do lado de fora do auditório Cinemark você terá a chance de ver os artistas também

Se você é muito fã mesmo, uma chance de ver seu artista de perto é do lado de fora do auditório onde tem um estúdio do Omelete. Lá eles entrevistam os artistas depois dos painéis e você consegue ver tudo através de uma parede de vidro. Então, é uma opção. Nesta mesma área é transmitida parte dos painéis, quando a empresa permite, e você consegue acompanhar alguma coisa, mas não espere muito. Se você acha que uma oportunidade única da vida, vai ter que chegar, sei lá, 5:00… não esqueça de levar comida e bebida na mochila.

Os outros auditórios menores são voltados para painéis com artistas da nova arte, como as sempre interessantes Masterclass, e painéis com influenciadores digitais sobre diversos temas. Nesses casos as filas são menores, mas precisa sim chegar antes e pegar seu lugar, ainda mais por serem bem menores e com espaço mais limitado. Você acha que uma Masterclass com o Mike Deodato fica vazio? Não né!

Caverna do Caruso - CCXP - tenha paciencia

Bem, fica cheio, bem cheio, então, tenha paciência

Se você tiver mais de um dia e não ficar ele todo dentro do auditório Cinemark, não se preocupe, tem dezenas de stands para visitar, especialmente das grandes produtoras como Sony, Netflix, Amazon Prime, HBO, Warner, etc. Lá sempre tem atividades bem legais, com direito a muitos brindes e lugares para aquelas fotos memoráveis. Novamente, há fila para estas atrações nos stands, mas muitos aprenderam com os anos a distribuir pulseiras com horários para participação nas atividades, o que facilita bastante não perde o dia para tirar uma foto no trono de ferro, como já foi no passado. Dica é ir no stand logo que chegar e pegar a pulseira do horário que pretende ir (ou que tiver disponível).

Lá no cantão oposto ao auditório Cinemark fica a área de games e de cosplays. Vale ir tirar umas fotos com as diversos personagens circulando por ali ou assistir uma fase do campeonato de Overwatch.

De lojas, tenho ressalvas e não acho que valha a pena as compras de mês, mas pode esperar gastar um pouquinho naquele colecionável exclusivo ou um brindezinho, nem que seja um busto do Groot como vaso de plantas.

Caverna do Caruso - CCXP - Artists Alley

Ah, o Artist’s Alley, espaço mais democrático da convenção

Mas o meu lugar favorito é a meiuca do centro de convenções, onde está a Artist’s Alley. São mais que 500 mesas como centenas de artistas, na maioria brasileiros, muitos com seus lançamentos independentes, mas também aqueles que já se destacaram no mercado americano. Você TEM que tirar um tempo para passear ali. Eu mesmo acho que fico 2 dias inteiros andando entre as mesas, comprando prints, pegando autógrafos, conhecendo os projetos… É o maior vale dos artistas do mundo e tem muita coisa boa que vai te surpreender.

Então, como dica, alguns dos lançamentos deste acho que me chamaram a atenção mesmo sem conhecer ainda:

  • Yearbook da Chiaroscuro, todo ano com um compilado dos artistas da empresa e em 2019 chegando com um almanaque dos Super-Heróis Brasileiros. (Estande da Chiaroscuro)
  • A Ordem de Licaão 3, continuação da história criada e ilustrada pelo Rodney Buchemi (Mesa H36)
  • Doce Jazz, uma HQ que me pareceu bem interessante, sem falas, pela Mully Silva e Melissa Garabelli (Mesa G37)
  • Astolat do Hiro Kawahara, que virei fã nos últimos anos pelo seu trabalho junto com o Eric Peleias (Mesa G12)
  • Silvestre, lançamento da Darkside Books, escrita pelo Wagner Willian, que me interessou pelo tema envolto em misticismo (Mesa F41)
  • Os Fabulosos, paródia dos X-Men pelas mãos de Roger Cruz (Mesa F30)
  • Steampunk Ladies – Choque do Futuro, simplesmente porque adoro tudo steampunk, então me atrai logo de cara para conhecer (Mesa F05)
  • Penpengusa da Milena Azevedo e Rodrigo Xavier, numa história que se passa em 3050 num mundo pós-apocaliptico (Mesa E10)
  • O Elísio – Uma Jornada ao Inferno da Avec Editora, uma história baseada em fato reais da Segunda Guerra (Mesa E06)
  • Orixás – Ikú de Alex Mir e cia dando continuidade a uma série de HQs mostrando as histórias dos Orixás (Mesa E05)

E, claro, outras milhares de histórias em todas as mesas e nos estandes das editoras.

Tô Lendovantagens
  • Atrações internacionais, acho que é o ponto máximo do evento, mesmo que seja dentro de um espaço limitado, mas quando você esperaria ver o elenco todo de um filme de Star Wars no Brasil?
  • O maior Artist’s Alley do mundo!
  • Cosplays, estandes, pessoal animado, painéis… sei lá, tudo.
Tô Lendodesvantagens
  • Estes ano tivemos os cancelamentos do Bermejo, Maleev… estava na expectativa de encontrar com esses caras por lá.
  • Filas, sempre tem filas, lines everywhere! Tenha paciência jovem padawan!

Acho que é isso, um resumão para dar tempo de ler de manhã antes de ir para a CCXP. Tenha um ótimo evento, que seja épico!

Deixe seus comentários aqui sobre o que espera ou o que achou do evento e semana que vem espero voltar com o resultado deste fim de semana.

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.