NAS PRATELEIRAS #53 – Os Quadrinhos da Editora Abril

Início/Destaques, Leia!, Nas Prateleiras/NAS PRATELEIRAS #53 – Os Quadrinhos da Editora Abril
Caverna do Caruso - Os Quadrinhos da Editora Abril - Destaque

Chegou a hora de mais um Nas Prateleiras… do Futuro! De tempos em tempos surgem projetos de financiamento coletivo que valem a pena serem apresentados ao leitor que não costuma frequentar os sites atrás das novidades que ainda não foram lançadas.

Hoje vamos falar de um projeto que não é sobre quadrinhos… quer dizer… é sobre quadrinhos, mas não é uma HQ, é o livro Os Quadrinhos da Editora Abril (e não é primeiro de abril tum, dum tshhh). Nele, Manoel de Souza (jornalista e editor da revista Mundo dos Super-Heróis) e Maurício Muniz (jornalista, tradutor, editor e cocriador da revista Mundo Nerd) irão reunir depoimentos, curiosidades, imagens e muitos detalhes dos bastidores dessa que foi a maior editora brasileira de quadrinhos por muitos e muitos anos.

Se pensarmos que a editora foi criada em 1950 e deteve por todo esse tempo o direito de distribuição de Turma da Mônica, Disney, Marvel e DC, são milhões de quadrinhos distribuídos pelo Brasil. Haja história para contar! Não deve haver uma pessoa aqui que nunca esteve com uma publicação deles em mãos uma vezes na vida. Eu? Milhares!

Caverna do Caruso - Quadrinhos da Abril

Material clássico que talvez você nunca mais tenha visto por aqui

Imagina reunir em um lugar só toda a história da nona arte brasileira? Por que tínhamos aqueles pulos cronológicos? E as mudanças nos nomes dos personagens? Quem diabos deixava eles editarem a arte original? Bem, fico amarradão só de pensar nesses causos que, de um forma ou de outra, influenciou nossas vidas através da leitura.

Como já sabem as pessoas que apoiam projetos no Catarse, a vantagem dessa “pré-venda” é, além de tornar o projeto em realidade (caso o valor mínimo não seja atingido, a produção não segue adiante e o dinheiro é devolvido), sempre termos alguns mimos exclusivos como pôster, cartões e, entre outras coisas, seu nome nos agradecimentos.

Se você se interessou e quer participar da campanha ou simplesmente quer conhecer mais, acesse a página de Os Quadrinhos da Editora Abril: a Saga do Império dos Gibis aqui! Mas não demora porque tem prazo para acabar!

Caverna do Caruso - Quadrinhos da Abril

Era nessa salada de informações na capa em um mix com várias histórias que líamos gibi

Apoiar um projeto e ajudar a torná-lo realidade é como fazer parte dele. Aproveite o tempo para navegar lá no Catarse, Kickstarter, Padrim e outros que dão a possibilidade de tirar ideias do papel.

E não vá embora sem deixar seu comentário aqui embaixo. Seu primeiro contato com quadrinhos ainda foi na época da Abril? Formatinho ou formato americano? E você curte história? Nem história dos quadrinhos no Brasil? Por acaso eu estava pensando aqui, esse é o livro de História que queria ter no colégio… rs.

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.

2019-01-10T14:30:27+00:00 27 de dezembro de 2018|6 Comentários
  • Jean Carlos

    Meu primeiro gibi da Abril foi um Almanaque Disney que ganhei do meu pai, o único da Disney que guardei até hoje o resto eu vendi e comecei a colecionar Marvel.
    Gostei muito da dica Tibério, esse com certeza vai pra minha estante pois guardo muitas lembranças boas dessa época da Abril. Grande abraço!!!!

    • Esses almanaques da Disney eram muito legais. Fiquei bem feliz quando relançaram com a mesma capa e conteúdo da época.

      Mas legal que curtiu a dica Jean. Na torcida aqui pro projeto se concretizar.

  • Ricardo Varotto

    Cara, apoio certo. Vou lá agora mesmo. De todas essas revistas que você escolheu para ilustrar o texto, a única que não tenho os originais é essa Heróis da TV com o Homem-Pássaro.

    • Sério que você tem tudo? Viu que tem uma categoria de apoio que você manda uma foto pra ilustrar a revista? Faz essa e manda uma foto deitado no meio delas, ia ser maneiro!

      Confesso que muito gibizinho eu passei adiante ficando com alguma versão mas recente lançada. Tenho bem pouca coisa da Abril ainda… Tudo por conta de espaço mesmo. 😔

      • Ricardo Varotto

        Boa ideia! Vou aproveitar as férias e ir abrir as caixas na casa dos meus pais que, convenientemente, moram no mesmo andar do meu prédio. 🙂

  • Leonardo Campos

    Devidamente apoiado!