NAS PRATELEIRAS #45 – New York Comic Con

Início/Destaques, Leia!, Nas Prateleiras/NAS PRATELEIRAS #45 – New York Comic Con

Um dos maiores eventos de quadrinhos do mundo aconteceu no início do mês na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos. Nada mais justos que aproveitar a oportunidade e compartilhar aqui na Caverna do Caruso o que mais interessante pude ver por lá.

Uma das vantagens da convenção de Nova Iorque em relação à de San Diego é que, na primeira, você consegue comprar ingresso mais facilmente para pelo menos um dia de evento. Até a véspera, ainda haviam ingressos disponíveis para o primeiro dia, dos quatro em que este ocorre. Tudo bem, sábado é mais difícil, mas mesmo assim, é possível.

Uma sensação que se tem também da NYCC é que ela parece mais voltada para quadrinhos do que outras convenções de mesmo tamanho. Enquanto a SDCC ou a CCXP temos os maiores anúncios ou stands voltados para empresas ou pessoas relacionados à filmes e séries, lá temos a maioria dos espaço com assuntos relacionados à quadrinhos além de boa parte dos painéis falando sobre a nona arte.

No mais, são centenas de lojinhas e outras grandes marcas vendendo os mais variados tipos de produtos, de relógios de luxo à quadrinhos que custam mais que um relógio de luxo, roupas íntimas do seu herói ou heroína preferido até estátuas em tamanho real de um personagem que você nem gosta. Não importa o limite do seu cartão de crédito ou o dinheiro no bolso, você pode gastar todo ele lá. Mas não é por isso que vamos às comic cons… ou é?

Elenco de dubladores de She-Ra, que atraiu um bom público ao painel

Elenco de dubladores de She-Ra, que atraiu um bom público ao painel

Vamos dar um giro (não um super giro… Super Giro é nas sextas!) pela NYCC e pegar os pontos mais marcantes do evento (pelo menos do que pude ver). Começando pelos painéis dos filmes e séries, tirando um pouco de que já foi comentado por aí, um coisa bem comentada entre os elencos da séries foi: “tive que procurar como é esse personagem no quadrinho/desenho/série/filme”. Foi isso no elenco da animação da She-Ra, dos Jovens Titãs, The Boys… todo painel, pelo menos um ator falava que não conhecia o material original antes de se escalado. Talvez um reflexo do público mais jovem na qual as séries estão sendo direcionadas ou talvez pela juventude dos próprios atores.

Independente, as novidades são animadoras: The Boys baseado nos quadrinhos do Garth Ennis, The Umbrella Academy do brasileiro Gabriel Bá, Robert Kirkman também falou que o projeto da série baseada em sua HQ Invincible está firme e forte na Amazon, Sabrina (aprendiz de feiticeira) voltará, Deadly Class passava o trailer a cada meia hora (e me empolgou bastante), teve o anúncio de uma série sobre a Patrulha do Destino e um monte de outras séries ou filmes.

Além dos já citados, tivemos também a presença dos elencos de um monte de projetos como o pessoal no novo filme do Robert Rodriguez: Battle Angel Alita, da série Mortal Engines do Peter Jackson, a dupla de protagonistas de Cobra Kai e, entre outras centenas de atores, diretores e produtores, quem realmente causou alvoroço foi Jodie Whittaker e Dr Who que teve sua estreia na mesma semana do evento.

Porém, importa aquilo que o nome já diz: comic! É de onde tudo começou e o nerd nasceu. É de onde os grandes blockbusters de hoje tiram suas ideias. É por isso que a Caverna está aqui.

Robert Kirkman falou sobre vários projetos, mais o foco foi em The Walking Dead

Robert Kirkman falou sobre vários projetos, mais o foco foi em The Walking Dead

Só o Artists Alley seria o suficiente para se passar 4 dias inteiros de um lado para o outro, conversando, admirando o trabalho e sendo fã dos diversos artistas que estão ali. Apesar de termos um grande espaço na “nossa” comic con, é diferente você ter tantos medalhões da indústria um do lado do outro, responsáveis por quadrinhos que lemos todos os meses. Ter em um espaço de 10 metros Tom King, Clay Mann, Scott Snyder, Brian Azarello, Arthur Adams e Frank Miller é algo que nunca tinha pensado em ver antes. Isso só nesse cantinho dos milhares de metros quadrados do Javits Center. Se pegar a lista, é enorme. Todd Mcfarlane dando autógrafo ao mesmo tempo que Priest, Quesada e Palmiotti (comemorando os 20 anos de Marvel Knights e o retorno da série nos quadrinhos) um pouco ao lado e ter que escolher onde ir é doido demais.

Das novidades dos quadrinhos, a Marvel anunciou o fim da revista do Darth Vader no arco que vai se fechar e seria escrito pelo Chuck Weding (até ele ser mandado embora). Também temos o retorno do Marvel Knights (e todas as mensais estão saindo com uma capa variante este mês) além da Uncanny X-Men e uma nova formação dos Guardiões da Galáxia (ainda em segredo). Tudo isso após o fim de Infinity Wars que está na metade nos EUA. E Conan está chegando!

Pela DC, Jim Lee e Dan Didio anunciaram uma nova história do Superman contando a sua origem mas por um ponto de vista diferente, como que pelos olhos do próprio Kal-El. Teremos também o novo título do Shazam, Young Justice e o comentado Three Jokers com o fim da saga Doomsday Clock. Além dos conhecidos, muita campanha da linha editorial do Brian Michael Bendis fazendo dupla com Alex Mallev, David Mack e outros no JinxWorld. Também falavam sempre que podiam do DC Universe, a streaming de filmes, séries e quadrinhos da empresa. Ah, e leiam Heroes in Crisis que tá muito boa.

Das outras editoras, muitas novidades. As principais são que The Walking Dead promete surpreender ainda mais com a morte de um ou mais personagens principais (que vou evitar spoiler entre os possíveis, mas são quase todos mesmo), Outcast chega ao fim em 2019, Buffy vai ter um reboot pela Boom! e Guts será a nova HQ da Raina Telgemeier que escreveu Sorria e Irmãs (que já esteve aqui na Caverna do Caruso).

Bem, é muita coisa pra guardar na memória ou mesmo anotar, mas a sensação é que a indústria de quadrinhos (pelo menos do hemisfério norte) segue de vento em popa. Foi uma experiência muito boa, mesmo com o dólar valendo R$4,00 para nos trazer de volta a realidade.

Não deixe de comentar aqui embaixo antes de ir. Já esteve em alguma Comic Con? Pretende ir? O que vai curte num evento assim? Mais alguma pergunta sobre a NYCC? E semana que vem voltamos à nossa programação normal.

P.S.: Meu primeiro artigo aqui acaba de fazer 1 ano! Eba! Chefe, não mereço um aumento?

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.

2018-10-18T11:04:45+00:00 18 de outubro de 2018|2 Comentários
  • Ricardo Varotto

    Ô chefe, dá um aumento para o camarada aí! O cara foi para os States comprar bonequinho para o herdeiro com o dólar a R$4,00…