NAS PRATELEIRAS #44 – Chaos, Jinn e Outros Projetos

Início/Destaques, Leia!, Nas Prateleiras/NAS PRATELEIRAS #44 – Chaos, Jinn e Outros Projetos

Estamos chegando na reta final das campanhas de financiamento coletivo no Catarse de alguns quadrinhos nacionais. Assim, juntei algumas dicas do que você pode encontrar lá e ajudar a tornar os projetos em realidade.

Todos os dias novos projetos nascem, mas nem todos viram realidade. Apesar de nem sempre ser o caso, a falta de capital para investimento muitas vezes é o fator principal para isso. Nesse momento, sites como o Catarse, Padrim (que usamos para apoio aos Podcrastinadores) ou Kickstarter são de grande importância, ajudando a transformar as ideias em ao real.

Hoje, a principal plataforma nacional utilizada para financiamento coletivo para quadrinhos é mesmo o Catarse.me e é lá que costumo navegar com uma certa frequência atrás de novidades. Se você ainda não conhece o site, taí a página com todos os projetos voltados para quadrinhos, mas fique a vontade porque tem muita coisa legal em outras categorias.

Focando na nona arte, um projeto que acompanhei desde o lançamento foi CHAOS, idealizado por Felipe Folgosi. Conhecido nacionalmente pela sua atuação, nem todos sabem que já estamos na terceira HQ de sua autoria. Estamos aqui continuando a história iniciada em Aurora em um thriller com o pé na ficção científica, assim como seu predecessor. No original, acompanhamos a história de uma pessoa comum que se encontra no centro de um evento fantástico e é perseguido por uma agência governamental ao mesmo que tenta entender o que está acontecendo com ele. Se ali tivemos a Aurora de um novo ser, como será esse momento de CHAOS?

Caverna do Caruso - Chaos do Felipe Folgosi

Um página de Chaos… Tá bom de ação para você?

Para maiores informações sobre o projeto, como apoiá-lo ou como adquirir sua edição de Comunhão (o outro projeto do Felipe que também curti bastante) basta entrar aqui. Se por acaso não leu ainda, Aurora é altamente recomendável!

Uma segunda indicação é Jinn, ou melhor, Jinn 2! Sim, aqui também temos uma continuação, mas independe se você conheceu ou não o volume anterior, tem que saber que a continuação está aí! Estamos aqui em um mundo pós-apocalíptico numa Terra cheia de demônios onde os humanos são dominados e submetidos à vontade dessas bestas. Aí que entra nossos heróis!

Jinn foi criado pela dupla de brasileiros de fama internacional: Felipe Watanabe (Justice League of America, The Flash) e Matheus Lopes (Sandman, Moon Knight). Ou seja, com esses caras, a arte não é nada menos que sensacional!

Assim como no outro projeto, aqui também temos a chance de comprar junto com o novo volume a edição anterior além de outros brindes exclusivos. Só acessar a página aqui.

Caverna do Caruso - Artemis

Artemísia tem girl power!

Além desses dois, existem outros vários quadrinhos em campanha de crowndfunding que valem conhecer e merecem seu apoio. Entre eles, alguns que estão próximos da data de encerramento são:

Never Die Club 2, também uma continuação que vale muito a pena que mistura uma estilo de faroeste, policial e vampiros. O volume 1 é muito bom mesmo! NDC conta com uma galera de peso como Marcello Fontana, Thony Silas, Alex Lins

Outra HQ que comprei a ideia foi Artemísia (cuja uma das página se encontra um pouco acima), baseada na história de Habitantes do Cosmos, livro da mesma autora Francélia Pereira.

Uma ideia sensacional que está seguindo adiante é Alfa: A Primeira Ordem que chega no seu segundo volume reunindo super heróis de todos os cantos do Brasil, numa homenagem à nossa cultura e ao quadrinistas brasileiros.

Não podia deixar de passar em branco pelo projeto QUAD que já dura alguns anos. QUAD 4 reúne novamente os autores Aluísio Santos, Diego Sanches, Eduardo Ferigato e Eduardo Schaal em mais uma edição no mesmo etilo dos anteriores. Como fã da galera e dono da todas as outras revistas lançadas pelo QUAD Comics. É cofre.

Vamos levantar a moral dos quadrinhos nacionais, não vai se arrepender! Mas corre porque tá acabando!

Tô Lendovantagens
  • Quadrinhos brasileiros de autores brasileiros e artistas brasileiros lançados no Brasil brasileiro.
  • Com certeza você vai esbarrar em algo que vai curtir e nunca imaginaria que iria acontecer.
  • Saber que ajudar a fazer parte de algo é muito bom. Inclusive você pode tirar onda e mostrar que ajudou já que o nome dos apoiadores vão para a última capa. Ou, se for, só pedir para não colocar seu nome.
  • Vai pagar o mesmo preço que depois está nas livrarias (no caso dos que são publicados por editoras maiores), porém, vem um monte de brindes juntos… e antes!
Tô Lendodesvantagens
  • Como um cara que não é fã de pré-venda, esperar um tempão até ter o produto final em mãos pode ser angustiante, mas até esqueço e fico feliz quando chega pelos correios meses depois.
  • As vezes, no mesmo caso anterior onde a revista é publicada em maior escala, uma livraria pode fazer uma promoção e acabar saindo mais barato. Por outro lado, não tem aquele orgulho de ter participado e além de saber que aqui o autor realmente ai receber uma maior parte da grana.

E não deixe de abrir seu coração para nós! Deixe seu comentário aqui embaixo com sua dica, pode colocar o link do seu projeto ou de um que tenha curtido, dizer quais pretende apoiar, quais prefere esperar… e até a próxima!

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.

2018-09-27T14:18:08+00:00 26 de setembro de 2018|4 Comentários
  • Jean Carlos

    Muita coisa boa que confesso que nao conhecia mais com certeza vou da uma atencão especial agora e já ta na hora das Hqs nacionais ganharem espaço.

    • Jean, se tiver oportunidade de ir na CCXP, de uma passeada pela Artists Alley que tem muita coisa bacana e pode bater um papo com os autores nacionais. É uma ótima experiência.

      Abração

  • Ricardo Varotto

    Há uns meses eu mandei um e-mail para o Caruso (que nunca foi respondido… 😢) sugerindo um título de HQ Nacional independente, que é Terapia. Foi um título publicado inicialmente como webcomic, embora tenha saído uma tiragem em papel, escrita por um amigo meu, o Rob Gordon, que é um puta escritor, em parceria com a Marina Kurcis, e desenhada pelo Mario Cau, que é um desenhista fantástico. A série já ganhou vários prêmios, incluindo dois troféus HQ Mix (2011 e 2013) e vale muito a pena mesmo dar uma olhada. O endereço para conferir é:

    http://petisco.org/terapia/comic/terapia/

    Há um tempo eles fizeram uma campanha de crowdfunding no Catarse para publicar em papel o primeiro volume. O Volume II foi fechado mais recentemente. Tenho esse primeiro volume em papel e posso combinar de emprestar se vocês quiserem ler na mão em vez de pela interneta. Mas dê uma conferida na web mesmo só para ver qual é.

    • Valeu Ricardo. Vou procurar esse material depois com calma. Mas valeu mesmo pela dica.