NAS PRATELEIRAS #38 – Deuses Americanos

Início/Destaques, Leia!, Nas Prateleiras/NAS PRATELEIRAS #38 – Deuses Americanos
Caverna do Caruso - Deuses Americanos - Capa

Essa adaptação para os quadrinhos do livro homônimo de Neil Gaiman chegou ao Brasil apenas um ano depois de sua publicação nos Estados Unidos e talvez seja o melhor custo-benefício em uma HQ que você irá ver esse ano.

Vamos combinar que o nome de Neil Gaiman é sinônimo de sucesso, basta dizer que ele escreveu tal coisa que gera logo um hype. O cara sabe o que faz quando quer nos levar para um mundo de magia, fantasia e mitologia. Além de Sandman que já nasceu nos quadrinhos, os livros Book of Magic, The Graveyard Book ou Coraline foram levados quadrinhos e muito bem adaptados (todos já foram lançados no Brasil). Agora não poderia ser diferente.

Deuses Americanos foi lançado em 2001 nos EUA e Inglaterra, indicado e recebedor de diversos prêmios de literatura e foi traduzido em tantas línguas quanto você pode imaginar. Em 2017, praticamente num evento multimídia, American Gods foi relançado em uma edição espacial nas livrarias, foi adaptado para TV pela Starz e também para a nossa mídia favorita pela Dark Horse Comics. Eles não estavam para brincadeira!

Caverna do Caruso - Deuses Americanos - Capa David Mack

Capas por David Mack

O que temos até o momento, lançado no Brasil pela editora Intrínseca, foi adaptado da primeira série chamada de American Gods: Shadows e agrupa em um único volume as nove edições iniciais. A história completa está programada para três séries: American Gods: My AinselAmerican Gods: The Moment of the Storm. Só saiba que lá fora ainda estão na sétima edição da segunda parte, então ainda deve demorar um pouquinho para a história toda se fechar.

Não desanime por esse motivo apenas, Deuses Americanos é muito bom inteiro ou dividido! Nele, acompanhamos o presidiário Shadow Moon há poucos dias de sua soltura, porém, no caminho de volta para casa, Shadow encontra um misterioso homem, que se apresenta como Wednesday (tipo um empresário, mas com aquele ar de superioridade típico de caras como Tony Stark, por exemplo) e lhe oferece uma oportunidade de emprego. Mesmo fazendo pouco caso da oferta em um primeiro momento, nosso protagonista não pode se dar ao luxo de ignorar a oportunidade e assim começa sua aventura por todo o país conhecendo os mais estranhos amigos de seu patrão. Estranhos sim, claro, afinal não são eles meros mortais como nós, são deuses (tam dam)!

É assim que a história começa. Como termina? Só lendo. Legal também que entre capítulos temos, assim como no livro, pequenos contos de outros deuses de outros lugares do mundo, bem interessante, mas logo pelo primeiro conto, vê-se que não estamos falando de um livro para crianças.

Caverna do Caruso - Deuses Americanos - Pagina

Wednesday oferece o tal emprego para Shadow

A arte é assinada por P. Craig Russell e Scott Hampton, que estiveram junto com Gaiman em quase tudo no que diz respeito a quadrinhos. Se você já leu alguma coisa deles, já deve ter ideia da qualidade desse material. Olha essa imagem aqui acima… nasceram pra isso.

E não posso terminar sem falar do material extra da edição: além de uma galeria com todas das capas regulares de Glenn Fabry e das capas variantes de David Mack temos também os esboços e algumas artes não finalizadas, o que nos dá uma boa ideia da criação das páginas que compõe a HQ.

Uma obra excelente de um mestre na arte de contar história. #ficaadica

Tô Lendovantagens
  • História lida e aprovada pelo mundo inteiro!
  • Arte de uma dupla sensacional, que mantém o bom nível do início ao fim.
  • Ótimo custo-benefício! Obrigado Intrínseca!
Tô Lendodesvantagens
  • É… vamos ter que esperar um tempinho até o desfecho da história. No mínimo até o meio do ano que vem.

E quando eu falo melhor custo-benefício não é brincadeira: hoje o encadernado de 264 páginas está saindo por R$18 naquela loja online que tem na maior floresta brasileira. Confere lá!

Não vá embora sem deixar sua mensagem para nós aqui embaixo. Já leu? Pretende ler? Alguma dica de leitura? Quer saber se alguma revista vale a pena? Manda aí!

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.

2018-08-16T23:11:52+00:00 16 de agosto de 2018|2 Comentários
  • Ricardo Varotto

    Cara, sou fã da escrita do Gaiman e já li praticamente tudo que o cara escreveu ou rabiscou. O livro Deuses Americanos é fantástico e a série de TV ficou muito boa também, bem fiel ao livro. Além desses que você citou, também já transpuseram para os quadrinhos o Lugar Nenhum.

    • Opa, verdade. Lugar Nenhum saiu já aqui também pela Panini. Bem boa a HQ, mas sempre que eu leio esse nome eu lembro daquele lugar do Guardiões da Galáxia… Hehehe