NAS PRATELEIRAS #35 – Omega Complex

Início/Destaques, Leia!, Nas Prateleiras/NAS PRATELEIRAS #35 – Omega Complex

Recentemente a Caverna do Caruso tem dado muita molezinha com sugestões do tipo Viúva Negra que saiu outro dia na Panini. Para compensar vou falar aqui de um quadrinho um pouco mais antigo, mas que você ainda consegue encontrar em lojas especializadas ou até mesmo Nas Prateleiras de algumas livrarias, mas lá no cantinho.

Omega Complex é um mangá francês publicado originalmente em 2009 pela Les Humanoïdes Associés (velha conhecida de quem curte o Jodoverse) e que chegou ao Brasil apenas em 2014 pela Astral Comics, selo de quadrinhos da Alto Astral Editora quando a empresa ainda pensava em investir no gênero.

Com roteiro de Izu (pseudônimo usado por Guillaume Dorison e praticamente desconhecido no Brasil pela nossa falta de interesse no mercado europeu) e com arte de Shonen (mesmo artista responsável por BB Project, também publicado pela Astral Comics no Brasil) a série começa sua história em 22 de Novembro de 1963 que, para os mais interessados pela história, foi o dia da morte de John F. Kennedy. Antes de vermos os desfechos do que está para acontecer lá em 63, pulamos para a década de 1980, em um universo onde Kennedy não foi assassinado e, pior que isso, uma bomba nuclear de enormes proporções foi disparada em um momento de tensão entre os EUA e a União Soviética. Como resultado, além das milhares mortes, parte da população do planeta foi contaminada com a radioatividade e depende de uma droga produzida pelo governo americano para manter-se viva.

Caverna do Caruso - Omega Complex - Pulsar

São várias mudanças temporais na história, tem que se ligar na informação igual nessa aí em cima

Com este cenário construído, seguimos a vida de Kama, um caçador de recompensas que descobrimos ter poderes sobrenaturais assim como várias outras pessoas que, de alguma forma, tiveram contato com a radiação. Algumas dessas pessoas superpoderosas servem ao governo, outras se rebelam e a maioria tenta passar desapercebida nesse mundo de passado distópico. Ação, ficção científica, viagem no tempo, mitologia (por que não?), intrigas, revelações e vários segredos escondidos dos personagens serão revelados durante a leitura… tem umas tripas voando também, mas poucas. A história é um prato cheio para fãs tanto de mangá quanto de sci-fi que ainda não conhecem o estilo.

Cada uma das três edição possui cerca de 4 capítulos que passam pela história principal além de extras que vão de curtas sobre o passado de alguns personagens até teorias científicas ou uma pequena aula de física sobre algo que foi falado anteriormente.

Caverna do Caruso - Omega Complex - Kama

Kama é um caçador de recompensas ué, tem armas e mata se precisar

Omega Complex foi um dos primeiros mangás completos que li. Imagina materiais “eternos” como Lobo Solitário, Vagabond ou Blade ainda mais quando as editoras brasileiras não conseguiam manter nenhuma publicação por muito tempo? Foi uma alegria ler uma aventura com início, meio e fim. Reli “ontem” e, apesar de não lembrar ser uma história tão complexa, tudo é explicado. Além do ótimo roteiro, a arte não deixa nada a desejar para grandes artistas orientais.

Tô Lendovantagens
  • Três edições do início ao fim da história, sem precisar ficar anos para saber como aquilo termina.
  • História muito legal com bastante ação e um pé pesado na ficção científica.
  • Características específicas dos personagens não gera um problema que alguns quadrinhos, principalmente em preto e branco, tem de ser difícil diferenciar os personagens.
  • Já vi promoção das três edições juntas com preço mais que justo. Apesar de antiga, é uma molezinha encontrar.
Tô Lendodesvantagens
  • Informações técnicas ou coisas como explicações sobre teoria das cordas pode deixar a história meio confusa, mas eles explicam tudo, ou tentam pelo menos.
  • Se você não procurar um pouquinho mais, pode cair numas armadilhas de pessoas cobrando caro em sites de leilão virtual como o Mercado Livre.

Aproveito para recomendar aos mais curiosos dar uma pesquisada no material de quadrinhos franco-belga que tem muito mais coisa além de Asterix ou Tintin, seja no formato tradicional quanto em mangá. Ah, dê uma olhada em Blacksad também que vale a pena.

Se já conhecia Omega Complex e acha a indicação boa, excelente, uma droga… ou se interessou e tem alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Sugira seu para outros leitores sua HQ preferida ou aquela que você gostaria de ver aqui na coluna.

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.

2018-07-26T14:33:22+00:00 26 de julho de 2018|0 Comentários