NAS PRATELEIRAS #34 – Mort Cinder e Outras Campanhas no Catarse

Início/Destaques, Leia!, Nas Prateleiras/NAS PRATELEIRAS #34 – Mort Cinder e Outras Campanhas no Catarse

Mais uma vez vamos sair das prateleiras mainstream e focar nos quadrinhos que estão apontando no mercado hoje, ou melhor, que vão apontar no mercado nacional em um futuro breve, se tudo der certo, contando com sua ajuda.

Os financiamentos coletivos estão bombando e temos muita coisa legal por aí, mas vou tentar focar nos que mais me chamaram a atenção e pode me cobrar que meu nome não estiver nos agradecimentos como apoiador desses projetos.

De todos, a campanha que mais me empolga é de uma HQ que procuro há anos e nunca consegui o material completo: Mort Cinder! Li parte de uma edição em Portugal pela editora Levoir em 2016, mas perdi a oportunidade de comprá-la naquele momento que você se arrepende: “Ah, depois eu acho e compro”… nunca mais.

Se você nunca ouviu falar do personagem, tudo bem, vou falar rapidinho da obra aqui para ver se te interessa: Ezra Winston é dono de um antiquário em Londres até que um dia um objeto chega em suas mão que o leva pelo submundo da cidade até encontrar com um ser imortal chamado Mort Cinder. Ele viveu toda a história da humanidade, de evento bíblicos até as Guerra Mundiais, e agora está de volta. Muitas perguntas precisam ser respondidas e, algumas, serão. Ficção científica, terror… lançada originalmente como tirinha, foi criada pelos argentinos Héctor Oesterheld (roteiro) e Alberto Breccia (arte) em 1960, é aquele clássico que você precisa ler.

Caverna do Caruso - Mort Cinder

Nem todos os caminhos são fáceis… uns precisam de apoio.

Só para entender o nível do material, Frank Miller uma vez disse: “A história dos quadrinhos é dividida em duas épocas: a que vem antes e a que vem depois de Alberto Breccia”.

Quem está à frente da campanha é a Figura Editora que lançou Crimes e Castigos e Sharaz-De, que também podem ser compradas em conjunto. A previsão de entrega é para Setembro, mas o financiamento termina em menos de um mês. Para conhecer mais, dar uma olhada em algumas páginas, detalhes técnicos… só acessar o site aqui!

Outro projeto que saí correndo para apoiar foi Um Menino Chamado Sue pelo grupo Sketch Comics. Mas tem que ir correndo, literalmente, porque o financiamento fecha hoje às 23:59h.

São quatro contos passados em um mesmo universo no período do velho oeste. Cheguei nessa HQ porque acompanho os ilustradores nas redes sociais e achei o material de primeira desde os rascunhos até algumas coisas já finalizadas que podemos ver lá na página (Ah, o Caruso conheceu os caras e aprovou!)

Caverna do Caruso - Um Menino Chamado Sue

Esse é uma das várias opções de pacotes para comprar

Outra dica é os quadrinhos Últimos Deuses do Hiro Kawahara e Eric Peleias. Não preciso entrar em detalhes, basta você saber que duas HQs do Eric já estiveram na Caverna do Caruso: Ima e Até o Fim. Acho que nem o Frank Miller teve essa honra ainda.

Como sempre, lá na página do Catarse você encontra informações do roteiro, sobre impressão, páginas já prontas… só entrar na página de Últimos Deuses.

Além desses, outros projetos que vale a visita:

Tengu 2 por Lucas Pereira e Magenta King. Segunda edição de uma trilogia medieval mitológica. Tenho o primeiro volume e vou feliz para o segundo.

Os Poucos e Amaldiçoados já está na sua quinta parte (de seis) e, se você não conhece o projeto, tá errado. Produzido pelo Felipe Cagno, que assina o roteiro, o cara já teve várias campanhas de sucesso no Brasil e exterior. Só entrar lá que você vai ter a chance de ajudar a continuar a história da Ruiva.

Caverna do Caruso - Os Poucos e Amaldiçoados

Capas das duas primeiras edições da Ruiva

“Todo mundo sabe que mulher só faz coisa fofinha! Ah é, pois tome: 13 quadrinistas, 6 historietas e uma capa de f <3 der!”. Palavras da autora, não minha. Um grupo de quadrinistas, várias histórias de terror (e putaria). Pra conhecer o Gibi de Menininha só clicar aqui.

Silas – Uma Desventura Steampunk é o novo projeto do Rapha Pinheiro que já esteve Nas Prateleiras #13 com Salto. Silas é uma história que se passa no mesmo universo e acompanhamos um personagem que já vimos, mas pouco conhecíamos sobre ele. Muito curioso para ver o resultado e ver mais desse mundo steampunk.

Bem, saiba que tem muito mais de onde veio esses. A cada dia novos projetos de financiamento coletivo são lançados. Entre no Catarse, procure e apoie, principalmente, o quadrinho nacional independente.

Se você tem alguma sugestão ou tem seu próprio projeto em andamento, não deixe de comentar aqui! Tá liberado o espaço para nós e outros leitores conhecerem o que tem bom por aí!

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.

2018-07-19T14:10:08+00:00 19 de julho de 2018|0 Comentários