NAS PRATELEIRAS #119 – Soldado Invernal: O Inverno Mais Longo

Início/Destaques, Leia!, Nas Prateleiras/NAS PRATELEIRAS #119 – Soldado Invernal: O Inverno Mais Longo

Seguindo a onda da nova série do Disney+ Falcão e Soldado Invernal resolvi me aventurar nesse encadernado da dupla Bucky Barnes e Viúva Negra com argumentos pelo grande Ed Brubaker e não me arrependi! Muita ação com um pouco do passado dos personagens para temperar.

Começando pelo responsável pelo roteiro, Brubaker é um dos maiores escritores de quadrinhos que temos por aí e compro de olhos fechados qualquer novo lançamento dele, principalmente suas histórias mais autorais lançadas pela Icon e Image Comics. Aqui, nas 14 edições da série Winter Soldier de 2012 compiladas nesse encadernado, o autor está no final da sua jornada nos títulos da Marvel após oito anos escrevendo Capitão América e tendo sido responsável por trazer de volta o Bucky como Soldado Invernal. Foram três Eisner Awards de melhor escritor nesse período, nada mal. 😉

Por que eu falei tudo isso? Bem, eu gostei demais, fiquei ansioso para ler as próximas páginas, mas estamos falando de, novamente, oito anos de histórias onde, inclusive, tivemos Bucky assumindo o manto de Capitão América após o mesmo ter sido morto. Difícil competir né? Não temos como dizer que é a melhor história sobre ele, mas digo que é uma das melhores.

Algumas pessoas criticaram que a história não afeta muito sobre a situação e futuro do personagem, diferente do que vínhamos acompanhando, mas garanto que o que não temos de “mudanças significativas” temos de ação, espionagem (que Brubaker sabe trabalhar como ninguém) e que nos leva a conhecer mais sobre o passado, não só do James Buchanan Barnes, mas também da Natasha Romanoff. Imagino que funcione para leitores de primeira viagem que podem chegar aqui sem nenhum embasamento sobre eles.

Caverna do Caruso - Soldado Invernal O Inverno Mais Longo - Brubaker - Panini - Pagina 2

Bucky não morreu! Arrá!

A primeira edição do encadernado é uma continuação direta da saga Fear Itself, no Brasil lançada como A Essência do Medo, onde vemos um funeral para um Bucky que não morreu (como haviam nos mostrado antes) e precisa se recuperar para se unir à Nick Fury e Viúva Negra a fim de salvar a humanidade ou, pelo menos, os EUA ou a Rússia ou Latvéria.

A partir daí temos três arcos: O Inverno Mais Longo (que dá nome ao encadernado), Flecha Quebrada e Caçada à Viúva Negra, que se unem num grande plot principal que, resumindo: acompanhamos o Soldado buscando amarrar algumas pontas soltas do seu passado como vilão, seu relacionamento antigo com a Natasha, encontrar outros soldados adormecidos que foram ativados e estão ajudando a espalhar o caos, enfrentando diversos bandidos e com diversas participações especiais pelo caminho. Tudo, como já falei, com tiro, porrada, bomba e um trabalho da parte emocional que nos faz se importar com tudo isso.

Caverna do Caruso - Soldado Invernal O Inverno Mais Longo - Brubaker - Panini - Pagina 1

A arte tá lindona!

Aproveitando a parte da ação, as artes do Butch Guice seguida pelo Michael Lark são excelentes. O trabalho dos coloristas com as sobras são sensacionais! Me surpreendeu! Eu, inclusive, iniciei a leitura no digital, mas os quadros, com neve caindo, me fez querer ler a edição física. E li. Vale a pena!

Por último e menos importante, mas interessante, temos várias belas capas originais do Lee Bermejo e Steve Epting.

Tô Lendovantagens
  • Toda a arte é muito boa! Desde os desenhos de Butch Guice e Michael Lark, as arte-finalizações e as cores.
  • Ed Brubaker é muito bom em colocar um clima noir, investigação e um suspense que vai se desvendando com o passar das páginas.
  • Saiu encadernado “ontem” no Brasil e é fácil de achar.
  • São mais de 300 páginas de histórias que valem o investimento.
Tô Lendodesvantagens
  • Algumas pessoas acham essa série sem profundidade, mas nem sempre dá para se ter uma carga dramática alta em tudo. De certa forma eu até discordo, pensando bem. Fica aqui nos pontos negativos como aviso, mas garanto que a diversão é certa.
  • O preço de capa, pelo tamanho da edição, não é barato, vale ficar de olho numa promoção.

Eu não costumo falar muito da história para não estragar as surpresas e manter o mais spoiler free possível, mas se quiser saber mais, deixa seu comentário aqui embaixo que conto. Aproveita e conta também se você curte o Soldado Invernal, Capitão América, Viúva Negra… ou sua onda mesmo é a galera com poderes?

Até a próxima!

Tiberio Velasquez

Por: Tibério Velasquez

Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Tibério também é fotógrafo, turista, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos. Nerdices à parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol, e tenta não deixar a prática de esporte de lado.

2021-04-01T13:32:50+00:00 1 de abril de 2021|0 Comentários