Globo x SBT

2018-07-17T15:08:28+00:00 17 de julho de 2018|1 Comentário
  • Ricardo Varotto

    Assim como o Ulisses, minha data da fabricação também é mais antiga e me lembro perfeitamente da estréia da Rede Manchete em 1983, agosto se não me engano, e também assisti ao primeiro filme transmitido: Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Até a vinheta da Manchete na época herdou a música do filme. Vários desenhos dessa época fizeram parte da minha rotina, como Piratas do Espaço, Don Drácula, etc. Mas aí já estamos saindo da pauta.

    Quando Chaves estreou aqui no Brasil eu já eram adolescente então não dei atenção. Mas o negócio tomou um vulto tão grande que eu hoje tenho várias referências de Chaves e Chapolim sem nunca ter assistido a um episódio completo. He-man eu assistia, mas também já era adolescente e não dava tanta atenção. Na época do Animaniacs eu já estava na faculdade, mas me amarrava e assistia sempre que podia. Na verdade, acho que a Warner foi a única, ou pelo menos a que teve mais sucesso, a fazer atualizações de seus desenhos mais antigos mantendo o mesmo espírito, como os Tiny Toons. Outras tentativas de atualização que me vêm à cabeça, como Pantera Cor-se Rosa e Pica-Pau, foram desastrosas.

    Plantão da Madrugada era mesmo muito underground e me vocês falarem nisso me lembrou os velhos tempos do Fausto Silva com o Perdidos na Noite. Mas aí também já é outra emissora…

    No final, acho que minha onda, em termos de desenho animado, era mais Globo mesmo do que SBT (ou TVS dependendo de quanto andamos para trás), embora boa parte das telas de minha infância tenha sido tomada pelo Pica-Pau.