CDC-#95-O Incrível Fantástico Inacreditável Stan-Lee Peter David Colleen Doran Geektopia

Taí uma grande surpresa que saiu aqui no Brasil pela Geektopia! O Incrível, Fantástico, Inacreditável Stan Lee, de Peter David e Coleen Doran, faz jus a todos os seus adjetivos e eu preciso confessar que eu não achei que seria assim!

Quando folheei pela primeira vez, a arte e a disposição dos quadros me deu uma leve sensação de material didático, sabe? Aquela coisinha careta, institucional, sem nenhuma surpresa. Até porque, a maioria de nós leitores de quadrinhos (em especial nós, os, hum, como dizer… marvecos safados) conhecemos tão bem a biografia de Stan, The Man, Lee, quanto a nossa própria.

Mas, para a minha surpresa, o que temos aqui é uma leitura extremamente envolvente, toda narrada pelo próprio Stan (já estou íntimo), como se ele estivesse em uma de suas inúmeras apresentações em convenções de quadrinhos pelo mundo afora. Quem já viu uma de suas participações, ao vivo ou em vídeo, pode perceber que todos os maneirismos estão muito bem representados, te dando até a sensação de ouvir a sua voz rouca, mesmo que você esteja lendo a revista em português.

A trama vai e volta no tempo e conta momentos marcantes da vida do criador dos principais heróis da Marvel, mas focando em momentos pessoais como a primeira vez que conheceu sua esposa, o nascimento de suas filhas, a relação com o irmão e até seu desentendimento com o Jack Kirby. É claro que tudo de maneira demasiadamente leve, sem muita complexidade. Muitos fatos apresentados na história, inclusive, podem ser questionados. Mas como você lê tudo sobre a ótica do narrador, é muito fácil relevar algumas incongruências em detrimento da diversão. E o Stan Lee sabe divertir!

Também me surpreendeu muito o texto ser do Peter David, de quem eu estava acostumado a ler várias histórias nos anos 90, com tramas incrivelmente rocambolescas. Jamais apontaria ele como a pessoa ideal para retratar uma biografia e nem sabia que ele ainda estava na ativa, ainda mais escrevendo de maneira tão relevante! Excelentes surpresas!

Tô Lendovantagens
  • Saiu no Brasil, pela Geektopia! A Geektopia é uma editora relativamente nova (já falei dela aqui na coluna sobre Alex + Ada), que tem marcado presença forte nas livrarias. Portanto é razoalvemente fácil de achar esse tíulo nas sessões de quadrinho das Saraivas e afins.
  • Leitura leve e rápida. Mas ao mesmo tempo bem servida. Facilmente revisitável.
  • Um volume só! Nada de grandes compromissos.
  • Fatos curiosos sobre a vida de Stan Lee, que podem surpreender até mesmo alguns –cof, cof – Marvecos Safados…
  • Ótimo para catequizar leitores! Mães, pais, namoradas, sobrinhos… Com a recente popularização dos filmes da Marvel, acho que essa HQ pode ser muito mais bem recebida hoje, do que há 10 anos atrás, por exemplo!
  • Minha mulher leu e SE A-M-A-R-R-O-U! Depois, toda vez que aparecia o Stan Lee em algum lugar ela falava “Olha, o Stan Lee!” como quem dizia “Olha aquele coroa nosso amigo!”. Para alguém que tenta incansavelmente fazer a esposa ler mais quadrinhos há 5 anos, isso foi uma tremenda vitória!
Tô Lendodesvantagens
  • Para os conhecedores mais profundos, pode parecer uma versão meio “boba” dos acontecimentos.
  • A revista conta os fatos de acordo com o ponto de vista do Stan Lee. Então não espere podre sobre ele.
  • Essa versão “fofa/relações públicas do Stan Lee” pode irritar os fãs mais ardorosos de Jack Kirby, Steve Ditko e etc.
  • Só tem em capa dura
  • O traço, numa primeira folheada, não é dos mais espetaculares e criativos. Não é o melhor cartão de visitas do mundo…

E aí? Quem leu essa? Ficou afim? Conte-me tudo, não me esconda nada

Tô LendoAlgumas imagens!
CDC-#95-O Incrível Fantástico Inacreditável Stan-Lee Peter David Colleen Doran Geektopia
CDC-#95-O Incrível Fantástico Inacreditável Stan-Lee Peter David Colleen Doran Geektopia
CDC-#95-O Incrível Fantástico Inacreditável Stan-Lee Peter David Colleen Doran Geektopia