CdC #90 – Klaus

CdC #90 Klaus Grant Morrison Dan Mora

Conheça a origem do Papai Noel, numa história que mistura o clima de Game of Thrones com o protagonismo de Duro de Matar!

Klaus saiu aqui no Brasil pela Devir e, curiosamente, antes da revista chegar em minhas mãos, eu nunca tinha nem ouvido falar dela. Por isso fiquei surpreso ao ver o nomão na capa “GRANT MORRINSON” e passei ela pro topo da pilha de leituras. Não me arrependi!

A trama conta a história de Klaus (que às vezes é chamado de Noel nos diálogos), voltando para a sua cidade… aham… natal… e encontrado-a em uma situação de amargura, onde as crianças estão proibidas de possuir brinquedos e os homens são explorados escavando minas misteriosas que escondem uma terrível força oculta. E isso logo durante Yulletime! (Eu suponho que Yulletime seja o nome antigo para a festa natalina…). A partir daí, acompanhamos o protagonista burlando a guarda real para levar brinquedos para as crianças, no melhor estilo Duro de Matar!.

CdC #90 Klaus Grant Morrison Dan Mora

Além do roteiro – que é extramamente cativante e fluido em sua leitura – o que chama atenção logo de cara é a espetacular arte de Dan Mora, que me lembrou muito o desenhista do Invincible, Ryan Otley, de quem sou bastante fã. Ele faz uma caracterização excelente de um jovem Noel (antes de ser “papai”, talvez?) porradeiro, de barba ainda preta, super sagaz, além de belíssimos planos aéreos sobre a tal cidade de Grimsvig. A movimentação dos personagens também é muito viva, dando a impressão que estamos assistindo a uma animação de altíssimo gabarito. A colorização do título também é fantástica e ajuda muito em todos esses aspectos.

Essa é uma daquelas leituras que pode facilmente passar por debaixo do seu radar, mas que, definitivamente, não deveria! Se você ainda está na dúvida, dê uma conferida nas imagens abaixo. Ler Klaus todo ano pode ser sua nova tradição natalina!

Tô Lendovantagens
  • Saiu no Brasil!
  • Album conta com uma história completa, nada de esperar o próximo volume pra saber o que acontece.
  • Arte espetacular!
  • Acabamento primoroso! Apesar de ser uma revista americana, com formato Americano (tanto nas medidas quanto na contagem de páginas para cada capítulo/edição), o acabamento gráfico desse encadernado, junto com a arte e as cores, dão ares de álbum europeu! (Ou talvez a temática da história tenha me influenciado um pouquinho…)
  • Acredito que esse possa ser um ótimo título para presentear leitores de primeira viagem
  • Papai Noel bad ass
  • Lobos brancos. Esqueci de mencionar isso quando descrevi a história, mas qualquer coisa com lobos brancos são melhores do que quaisquer outras coisas sem lobos brancos.
Tô Lendodesvantagens
  • Capa dura. Eu não gosto de capa dura. E a minha edição já sofreu um “efeito alavanca” por conta do encadernamento, já dando sinal de desgaste em uma das brochuras internas. Um problema específico meu? Muito provavelmente sim, você tem toda razão. Mas a coluna é minha e eu boto o que eu quiser nas desvantagens, me deixa
  • O final. O Grant Morrinson é conhecido por estragar finais. Esse nem é o pior dos casos, longe disso (taí a fase dele em New X-Men que não me deixa mentir… Beijo, Fera Branco do futuro!). Mas a história começa muito bem, super pé no chão e vai para lugares bem fantasiosos no desfecho, que podem causar algum estranhamento. Não chegou a me incomodar, mas já fica o aviso para leitor mais incauto.
  • Apesar de eu ter AMADO a arte do Dan Mora, alguns momentos ela pode ser um pouco confusa. Às vezes o flashback cortava para o tempo real e eu me confundia quem era o personagem que estava sendo retratado ou o quê, exatamente estava acontecendo em um quadro ou outro. Mas são detalhes bastante pequenos diante da quantidade de acertos que o rapaz coloca na página!

Como quem lê aqui já sabe, eu adoro indicar coisas fora do eixo Marvel/DC. O problema disso é que muitas vezes acabo indicando coisas que não saem aqui. Fico feliz quando conseguimos encontrar outras opções dentro do nosso verdejante território nacional. E acho que é nosso dever espalhar essas boas leituras por aí, dando força ao mercado editorial brasileiro, que anda sempre mal das pernas. Então seja um bom menino ou boa menina e faça a sua parte: deixe suas impressões aí na área de comentários e ajude a divulgar esse material virtualmente desconhecido!

Estarei aí embaixo à vossa disposição!

Boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
CdC #90 Klaus Grant Morrison Dan Mora
CdC #90 Klaus Grant Morrison Dan Mora
CdC #90 Klaus Grant Morrison Dan Mora
CdC #90 Klaus Grant Morrison Dan Mora
CdC #90 Klaus Grant Morrison Dan Mora
CdC #90 Klaus Grant Morrison Dan Mora
2018-03-09T23:44:12+00:00 7 de março de 2018|31 Comentários