A Face Oculta - Caverna do Caruso

Sempre quis ler quadrinho italiano. Não apenas para fazer um ar de besta e corrigir as pessoas dizendo “é fumetti”, mas porque eles têm uma vasta produção, me dando a constante sensação de estar perdendo, e muito, com essa minha deficiência. Nunca consegui achar um bom ponto de partida até encontrar A FACE OCULTA!

Esse, aham, fumetti (é assim que são chamados os quadrinhos italianos, scusa) foi lançado aqui no Brasil pela Panini em colaboração com a Comix, uma das principais lojas de quadrinhos de São Paulo. Essa não é a primeira vez que a Comix ajuda num lançamento especial por aqui, caso por exemplo do maravilhoso álbum do Sérgio Aragonés comemorando os 50 anos de carreira! Mas eu estou digredindo…

A Face Oculta se passa no século 19 conta a história de um jovem rapaz com um leve problema na pálpebra (isso não é nem um pouco fundamental para a história, mas achei curioso) que para atender os interesses expansionistas da Itália, tem que fazer uma expedição até a Etiópia, onde acaba encontrando um líder revolucionário que usa uma misteriosa máscara de prata e aí… altas confusões!

A Face Oculta - Panini - Caverna do Caruso

Na verdade, a trama é bem detalhada e isso é boa parte de seu charme: se trata de uma história contada de maneira extremamente realista e, eu chutaria que à salvo do maluco com uma máscara de prata passeando à cavalo no calor escaldante do deserto, precisamente histórica. Ou seja, se eu começar a descrever os detalhes aqui, eu não paro mais. Talvez não à toa ela tenha ganhado o prêmio de Melhor Série de Desenho Realista na Nápoli Comicon (e essa informação foi roubada na cara dura do Universo HQ.)

A arte, em preto e branco, também serve o mesmo propósito, com caracterizações bem fiéis tanto em termos de ambientação como de criação de personagens, ajudando você a mergulhar em outra época e outra cultura. Bem legal! Os primeiros dois capítulos são desenhados por Goran Parlov e os outros dois por um outro cara que eu não gostei tanto então nem vou procurar o nome dele. Sinto muito, outro cara.

Bem, vamos a algumas vantagens e desvantagens:

Tô Lendovantagens
  • Saiu aqui no Brasil! (Mais de uma vez, aliás)
  • Essa edição, da Comix, traz os primeiros quatro capítulos da série. É uma edição bem servida
  • Eu acho esse formato livro, no qual ela foi publicada, fofo. (Eu que decido as vantagens, sorry)
  • Um excelente mergulho num outro ritmo de leitura. O quadrinho italiano é muito diferente do americano (e do francês, e do japonês, etc.). Para quem está acostumado a ler super heróis, como eu, é tipo tirar férias na Europa!
  • Ideal para quem gosta de História, com “H” maiúsculo.
  • Ótimo para expandir seus horizontes culturais
  • Levando em consideração que muitos dos principais personagens da Bonelli são publicados há muitas décadas, esse é um bom ponto de partida para quem quer ler fumettis (comos são chamados os quadrinhos italianos, não sei se eu já falei isso cof cof)
Tô Lendodesvantagens
  • Não é uma história fechada
  • A segunda parte da história muda drasticamente. O que antes era uma bela ventura com ar histórico, de repente vira uma história de amor carregada e o carinha da Face Oculta (que eu tava louco para ver mais) desaparece quase completamente! Ma che cazzo!?!
  • Preto e branco. Tem gente que não gosta, por isso é sempre bom avisar
  • É uma leitura que depende um pouco, a meu ver, da disposição do leitor. Não tem um ritmo eletrizante que te faz virar as páginas freneticamente. Você tem que se adaptar a ela. Também não é uma boa ler com sono, que você não vai passar de quatro páginas.
  • Se você não suporta Históira, com “H” maiúsculo, tem grandes chances de você detestar essa leitura. Essa é bem pra quem curte um Tintin, saca?
  • Eu não gostei muito do desenhista da segunda parte do encadernado. Sinto muito, outro cara! Ok, na verdade ele não é ruim… Mas é que eu tava acostumado com o primeiro! Me perdoa, outro cara!

Mesmo com todas as advertências feitas, eu preciso reiterar que eu gostei bastante da revista (óbvio, se não ela nem estaria aqui, né? Duh.) E também acho particularmente louvável esse trabalho da Comix de trazer à luz de nossas prateleiras esses quadrinhos um pouco mais fora do eixo. Por isso estou fazendo a minha parte divulgando, para que essa leitura não fique oculta de sua face. RÁ! Como eu sou hilário gente!

Agora é a sua vez: se você já leu, faça a sua parte dizendo porque gostou ou não gostou dela! E se você ainda não conhecia, diga o que lhe atrai ou lhe repele nesse tipo de leitura. Tudo isso pode ajudar o pessoal da Comix a trazer outras coisas (parecidas ou diferentes) para o nosso claustrofóbico mercado!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
A Face Oculta - Caverna do Caruso
A Face Oculta - Caverna do Caruso
A Face Oculta - Caverna do Caruso
A Face Oculta - Caverna do Caruso