CdC #87 – Segundo Tempo

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CdC #87 – Segundo Tempo
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir

Pode ser que a gente esteja se conhecendo agora, mas quem já me conhece um pouquinho que seja, sabe que eu odeio futebol. Não imagino perda de tempo maior que gastar 90 minutos vendo miniaturas humanas correndo atrás de uma bola de um lado pro outro. Por isso eu jamais poderia imaginar que uma história com essa temática pudesse ser tão boa!

Essa revista foi uma sequência de surpresas: ela me foi presenteada pelo próprio autor na Bienal de Quadrinhos de Curitiba de 2016. O autor, Alex Mir, é um sujeito de dois metros de altura, ele parece um armário de mogno, juro por deus. Aceitei a revistas um pouco temendo pela minha vida, caso eu a recusasse. Talvez pelo autor parecer um lutador de telequete dos anos 80, talvez pela revista ser sobre futebol, eu tinha certeza de que eu ia detestar! Eis que… surpresa de novo!!!

A história é sobre um time de futebol muito mequetrefe, o Trinta de Junho (que, dado meu vastíssimo conhecimento futebolístico, eu nem sei se existe) e que está na beira do rebaixamento. Acompanhar o time significa acompanhar três tramas paralelas que vão constantemente se cruzando: a do técnico do time, prestes a se aposentar; a da presidenta do time, desesperada para mantê-lo vivo; e a do astro do time que não vêm mandando muito bem, junto com a descoberta de um possível novo artilheiro. Essas histórias vão se intercalando como uma baita série de TV (digna da HBO, que aliás, ESTÁ AONDE QUE NÃO ESTÁ LENDO ESSA COLUNA?? Alguém podia avisar a eles por favor?? Ou qualquer outro canal! Se ao menos alguém por aqui tivesse algum contato com algum canal de televisão… mas quem?? QUEM???).

CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir

O traço do Marcelo Costa é absurdamente eficaz e preciso! Fiquei fã desse cara! Não sobra uma linha, não tem um excesso, é um trabalho sólido digno da indústria de massa americana, que a galera adora pagar pau. Não é à toa que o Capitão Feio dele pela Graphic MSP ficou com ares de Blockbuster! (Eu ia até escrever sobre ela aqui, mas o Tibério fez antes, Nas Prateleiras – vale a pena conferir!) As cores também são muito eficientes e na capa estão tão bem utilizadas, que eu cheguei a pensar que fosse uma arte dos Irmãos Luna (que já tem uma galerinha por aqui que se amarra, GRAÇAS AO IMPORTANTE TRABALHO DESTA COLUNA).

Se você ama futebol ou se você odeia futebol, faça-se um favor e compre essa revista! Ela saiu pela Editora Draco e pode ser facilmente encontrada através do site deles!

Vamos a algumas vantagens e desvantagens:

Tô Lendovantagens
  • Quadrinho nacional de qualidade! Isso significa que: 1) você não vai precisar apanhar do seu inglês macarrônico 2) Você vai estar ajudando autores nacionais! (E vai por mim, o Alex Mir precisa comer! Sério… Ele deve consumir um boi por dia)
  • Leitura fluida e rápida.
  • Arte bem bacana (depois eu até comecei a seguir o Marcelo Costa no instagram! Como eu disse, virei fã!)
  • Uma excelente leitura para ser oferecida de presente para um público que normalmente não chegaria perto dos quadrinhos.
Tô Lendodesvantagens
  • A leitura é muito rápida (se você achar o preço caro, pode ficar incomodado com isso).Ela  termina num belo gancho que te deixa muito ansioso pelo próximo volume…
  • Dado o tamanho do autor, eu não tenho coragem de cobrar ele por uma continuação! (Tô brincando, gente! O cara parece um Dothraki mas é gente fina! O maluco é um fofo… E eu não estou escrevendo isso pelo puro medo de ele ler essa coluna, em hipótese alguma!)
  • Minha mulher achou “mais ou menos” (fiquei decepcionadíssimo, achei que ela ia se amarrar!)

Eu sou sempre a favor de divulgar leituras bacanas. Mas quando a leitura é nacional, acho que dá mais gosto ainda, é nosso dever patriótico! Então se você, jovem, completou dezoito anos… divulgue o quadrinho nacional! E deixe aqui seu comentário! Bora falar de quadrinhos!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
CDC #87 - Segundo Tempo Alex Mir
2018-01-24T13:00:10+00:00 24 de janeiro de 2018|45 Comentários
  • The Freeman, El Cucaracho Libr

    Não sei se fico mais na expectativa de saber qual vai ser o gibi da semana ou de saber o que a sua mulher achou do gibi da semana.

    • Hahahahahahahahahah Querer saber o que a minha mulher vai achar de um gibi é 80% da minha vida cotidiana.
      Quantidade de gibis que eu consigo convencer ela a ler: 3%.

  • Desculpa por roubar sua pauta de Capitão Feio… hehehe

    Sobre os autores: Alex Mir já li Valkiria e curti. Marcelo Costa, além de Capitão Feio, vale falar de A Herança Becker entre outros trabalhos.

    Bem, agora vou ter que procurar esse Segundo Tempo também.

    • Não conhecia A Herança de Becker! Vou procurar! Agora quero seguir o Marcelo Costa até o fim do universo!
      Li Valkiria também, bacana! Mas Segundo Tempo samba na cara dela com facilidade. Ou dá um olé. Essa talvez fosse a melhor metáfora, mas fiquei com preguiça de voltar lá e corrigir.

  • the_irish_guy

    Pô. Também não gosto de futebol, mas fiquei na pilha de ler.
    O problema pra mim é a primeira vantagem que você citou… morar fora torna quadrinhos brasileiros praticamente impossíveis de se obter legalmente. 🙁

  • Ultra EXCOMENTARISTA

    VC FALOU EM VIRAR SÉRIE NETEFLIX TEM UMA SÉRIA/NOVELA MEXICANA LÁ CHAMADA CLUBE DOS CUERVOS QUE LEMBRA BASTANTE O PLOT QU TÚ DISSE AÍ NO TEXTO! NÃO VI MAS PESSOAL FALA Q É BACANINHA!
    PS: PARABÉNS POR ASSUMIR Q A MARVEL NÃO TEM OBRAS PRIMAS!

    • Eeeeeeeeita! Vou tentar conferir! Mas com a imensa fila de séries para assistir, é difícil adicionar uma “novela mexicana sobre futebol”…
      PS: O universo Marvel inteiro, criado na década de 60, por essa definição, É UMA OBRA PRIMA POR SI SÓ.

      • Ultra EXCOMENTARISTA

        HUMPF!
        CONHEÇO UMA ESPECIALISTA NA PUC Q DISCORDARIA DESSA ÚLTIMA AFIRMAÇÃO…!

        • E, para fazer um argumento, BASTA UM, que os troxa cridita.

      • Jose Aquiles

        Caruso,li a morte de gwen stacy quando eu tinha uns 8 anos de idade, fiquei chocado com coisas ruins acontecerem com os heróis também, sofri com Peter a dor da perda enquanto lia aquele gibi da rge no intervalo da escola,enquanto os “normais” jogavam bola. Não ligo pra definições de especialistas sobre o que é ou não clássico ou obra prima . A Marvel sempre esteve mais próximo de mim que as demais editoras. O conceito Marvel de heróis com problemas tão humanos é por si só uma obra prima!

        • EXATAMENTE!!! Boa, José! Disse tudo! Até porque, foi a partir desse conceito formulado pela editora que os quadrinhos ganharam um segundo fôlego e começaram a repetir essa fórmula a torto e a direito, como manda o figurino nas obras primas.

  • ainda não li

  • Renan Máximo

    Eu comprei a edição de Superman/Predador por causa da sua coluna no finado Abacaxi Voador e cara, só posso dizer uma coisa da história…
    Nem li ainda, tô enrolando kkkkkk mas assim que ler quero discutir aqui com você

    • Hahahahahaha Mete aberta, cara, mente aberta! Pensa que é o Alex Maleev desenhando o Super, um negócio que não se vê todo dia…

      • Renan Máximo

        Verdade, vou ler essa semana e volto aqui pra te dizer o que achei! E eu desenho, participei do livro do MdM e vou estar no segundo, então vou te colocar como Easter Egg na revista e, se eu gostar da do Super/Predador, te faço uma commission exclusiva kkkkkk

  • Jean Carlos

    Mais um pra minha lista e o preço esta bem acessível, gosto de futebol e filmes também, um dos meus favoritos é Maldito Futebol Clube. Mais como você não gosta de futebol, você é o Zito kkkkk, que inclusive assisti também(Pelé).

  • CoruJão

    Escolheu essa hq para zoar os vascaínos que estão de cabeça quente por causa do Campello traíra?
    Que vacilação!

  • Carlos Pinheiro

    Li.

  • Hank

    Não dei a mínima, mas como você está carente, deixo um comentário ….

    • Te agradeço.

      • Hank

        Só pra ficar claro, Estava brincando.

        • Hahaha Pô, agora eu fiquei confuso, estava brincando em qual parte??

  • Li e curti. Podia ser uma publicação serializada. Acho engraçado como somos o país do futebol e temos tão pouco conteúdo de ficção sobre esse assunto. Saudades da série FDP da HBO, inclusive. O protagonista era um árbitro de futebol. A série era muito boa, pena que só teve uma temporada.

    • Cara, EXATAMENTE! Muito louco isso! E essa é uma publicação que podia muito bem pegar um público fora do nicho do habitual público consumidor de quadrinhos!

  • Elvis Kleber

    Não sei se ficou sabendo que a panini vai lançar no Brasil o Clássico Manga JoJo’s Bizarre Adventure,caso vc for acompanhar ja vou te alertando é tipo Doctor Who,tem um começo horrendo e depois fica muito bom então tem que fazer um esforço pra ler.
    Inclusive recomendo vc ler Steel Ball Run,que é o Reboot de jojo,se vc gostar ai vc acompanha lançamento da Panini (ja tendo essa noção que fica muito bom no futuro)

    • Tô ligado nesse Jo Jo! Tenho um camarada do Tocantis que falou horrores desse mangá, me deixou curioso. Conferirei com certeza! (Mas bom saber que o início é meio fuéin, preu já me preparar psicologicamente! Valeu a dica!)

      • Elvis Kleber

        Se vc conversar com o Maximus do MDM pode perguntar de jojo,ele é muito fã.

  • Elvis Kleber

    Esse Segundo Tempo parece ser interessante mesmo ein.
    Já até li alguns mangas de Esporte (que tem muito) mas é sempre bom ver um autor de outra cultura (no caso a nossa) Trabalhando nessa temática em Quadrinhos.Esse Traço mais limpo e preciso me agrada,vou dar uma chance.

    • Dê sim! Depois me diga o que você achou! É uma leitura muito rápida! Eu não sou muito de ler sobre esportes, mas esse me encantou. Outro que eu ME AMARRO é o mangá Slam Dunk, que vai ser pauta por aqui também!

  • Elvis Kleber

    [Off Topic]

    Dei uma pesquisada e o ultimo twitt que te mandei foi esse: https://twitter.com/elvishawk/status/939233945706692609

    Desculpe.Fiz a piada de maneira distraída,na hora que o pessoal tava comentando o trailer,nem parei pra pensar que poderia te ofender.Erro meu.

    • Ah, isso foi block com certeza. Bloqueio automaticamente quem faz piada desse tipo e me marca, pq eu já tenho que ouvir muito. Às vezes nem reparo em quem foi, bloqueio logo. Aliás, grandes chances de eu bloquear novamente se eu passar por ela mais uma vez, sem nem lembrar dessa conversa.

      • Elvis Kleber

        Eu sou um idiota,é óbvio que como figura publica vc deve ouvir isso sempre.De novo,me desculpe.
        Vou prestar mais atenção no que falo,quando comentar aqui.

  • Jose Aquiles

    Sugestão de pauta para a caverna ou MDM: Em um futuro próximo ( visando grandes bilheterias no cinema) crossovers de franquias: 007 vs Jonh
    Wick ; Wolverine vs Predadores; X-Men vs Alien ; Vingadores & Avatar etc etc

    • Fala, José! Nos quadrinhos já tenho planejada uma coluna sobre Predador X Superman e nosso amigo Kadu Castro, no Rebobinando, escreveu sobre WILDCATS x X-MEN! Acredite se quiser! Dá um pulo lá e deixe seu comentário pra ele! Abração!

      • Jose Aquiles

        Show! (Mas superman vs Predadores é meio desproporcional, né? Acho que com Wolverine nivelaria melhor…) Parabéns pelo excelente trabalho!