CDC #53 – JACK STAFF

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #53 – JACK STAFF
Jack Staff HQ

Algumas colunas atrás falamos sobre um herói nacional, dessa vez falaremos sobre um herói britânico!

Jack Staff foi criado por Paul Grist (de quem já falamos aqui na coluna sobre Kane, um excelente gibi que deveria ser lido por todos os amantes da nona arte). O personagem foi a solução de Grist para substituir um roteiro rejeitado do Union Jack, da Marvel. (Não é à toa que os dois se parecem tanto).

Agora dono do título, Paul pôde “esticar as asinhas” e criar o seu próprio universo, com os múltiplos story-lines que ele tanto gosta (mais uma vez, ver Kane). Para isso, ele se utiliza tanto de personagens clássicos dos quadrinhos britânicos, quanto versões modernas reverenciando esses personagens.

Mas a verdade é que isso eu aprendi lendo a Wikipédia. Por isso afirmo com categoria que você não precisa ter qualquer conhecimento prévio dos “maiores heróis britânicos” pra se divertir com essa revista, basta esse conhecimento básico do universo dos quadrinhos que todos temos (do contrário, eu acho, você nem estaria aqui). Grist conta ao mesmo tempo uma história clássica e ao mesmo tempo moderna, “ressuscitando” um herói que nunca existiu, dando um vibe meio oitentista para as suas histórias (toda aquela onda de um homem preso em um mundo que ele não criou), passando por um clima de nostalgia (em flashbacks podemos ver lampejos dos quadrinhos de antigamente, com personagens parecidos com o Capitão América, Homem de Ferro e Cia), mas sempre dando um spin diferente, que você nunca viu nessas histórias. Recomendo bastante.

A arte dele (o bichinho escreve e desenha, gente!) é espetacular. Sem muitos detalhes, lembra bastante de Alex Toth, Laerte e um pouco do menino Chris Samnee, mas indo mais pro cartoon. O traço do Grist parece ser feito direto no nanquim, no papel da sua revista, sem arte final. Essa é uma qualidade que eu adoro. Dá uma fluidez impressionante para a história.

A história, assim como em Kane, se desdobra em vários pedacinhos, como um origami muito cuidadoso. Hora acompanhamos a estrela do título, hora a jornalista atrás dele, hora outros heróis do passado… sempre com igual importância. Aos poucos os personagens vão se cruzando, te dando uma noção bastante abrangente da compreensão da trama. Eu acho esse moço bem genial, viu? Não vejo muita gente falando sobre ele como eu acho que deveriam! Então sigamos falando sobre ele:

Tô Lendovantagens
  • Histórias muito bem contadas
  • Traço limpo e elegante, parece as animações do Batman dos anos 90
  • Uma ótica diferente sobre o universo dos super-heróis
  • História em quadrinho na veia, sem tentar ser cinema. Histórias como as que a gente lia quando era moleque
  • Um jeito bem diferente de desenrolar a trama
  • Depois de ser publicado pela Elephant Press, na Inglaterra, a Image Comics fez o favor de relançar todos os números em encadernados maravilhosos, muito mais fáceis de serem encontrados do que essa maldita Elephant Press, que publica tudo em um formato diferente do resto do mundo (ver Kane)
  • Só quatro encadernados
Tô Lendodesvantagens
  • O primeiro encadernado Everything Used To Be Black and White é, quem diria, em preto e branco. Nada que atrapalhe, mas é sempre bom avisar.
  • Nunca foi publicado no Brasil, é preciso aprender a read em english
  • As histórias, no início, podem parecer um pouquiiiinho confusas e dependem da antenção do leitor. É pra ler com dedicação
  • Antes de comprar, é bom dar um estudada nos nomes dos encadernados na Wikipédia, porque eles foram reunidos mais de uma vez com nomes diferentes. Então, até aonde eu sei, tem dois encadernados grandões que reúnem as histórias todas e outros 3 que reúnem a segunda metade das histórias todas, em cores. Como a numeração da revista foi zerada, é preciso bastante atenção na hora de catar esses encadernados. A compra pela internet, nesse ponto, pode ser bastante arriscada, já que você não pode folhear a revista pra ver se você já tem ou não…

Eu espero que outras pessoas tenham a sorte de conhecer esse personagem tão especial! E eu espero que eu tenha a sorte de conhecer essas pessoas tão especiais aqui, na sessão de comentários! Então vem! Troca uma ideia comigo!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
Jack Staff HQ
Jack Staff HQ
Jack Staff HQ
Jack Staff HQ
Jack Staff HQ
2019-10-30T15:24:33+00:00 30 de outubro de 2019|0 Comentários