CDC #49 CONCRETO

Concreto HQ

Hora da nossa colher de chá! Quadrinho obscuro e fácil de encontrar! É daqueles que se esconde bem debaixo do seu nariz o tempo todo. E vale muito a pena! A indicação de hoje é Concreto, de Paul Chadwick.

Concreto conta a história de Ron Lithgow (aparentemente, nenhuma relação com o John Lithgow, de 3rd Rock From The Sun) que depois de um acontecimento bizarro se transforma numa enorme criatura de concreto. Mas essa é uma daquelas revistas em que a história do protagonista não é tão importante quanto as histórias que acontecem a sua volta e o impacto que elas têm sobre sua vida.

Para uma criatura com o exterior tão duro, Concreto é bastante sensível. Nesse sentido, suas histórias lembram um pouco da vibe do Monstro do Pântano, do Alan Moore. O Concreto, no entanto, por ser da Dark Horse, uma editora mais alternativa, é bem menos conhecido que seu “irmão oposto”. Algo que deveria mudar, se todos os nerds dessem as mãos e passassem suas revistas à diante para todos os seus amiguinhos.

O traço do Paul Chadwick, que além de escrever, também desenha, é muito bom, descrevendo com precisão pessoas, cenários e situações. Apesar de temáticas bastante surreais, a pegada da revista consegue ser bastante realista, o que gera uma mistura muito interessante. Eu, particularmente, adoro essas séries dos anos 80 e o Concreto de Chadwick retrata com maestria essa época. É uma verdadeira viagem no tempo. Acho sempre curioso pensar que nessa época eu estava lendo alguma história provavelmente muito ruim no formatinho da Abril e achando o máximo!

O primeiro encadernado foi publicado aqui no Brasil pela Devir – e você ainda encontra ele por aí com alguma facilidade. É uma pena, no entanto, que ele para o arco no meio, com aquela adorável sensação de coito interrompido. Maaasss a situação avançou um pouquinho, graças a editora HQM que republicou o primeiro arco mais uma vez, avançando algumas páginas a mais que a da Devir. E depois faliu. Rezemos para que um anjinho de cimento pouse nos ombros dos editores da Devir e convençam a trazer esse excelente material de volta para nossas mãos!

Tô Lendovantagens
  • Histórias bastante originais
  • Revista excelente dos anos 80, que você deixou passar de bobeira, porque estava muito ocupado com seu Phantom System
  • Traço incrível de Paul Chadwick
  • Personagens extremamente realistas
  • Publicado no Brasil em encadernado DUAS VEZES! (Sério, agora não tem desculpa)
  • Dá de 10 a zero em muito super herói sendo publicada hoje em dia
Tô Lendodesvantagens
  • Preto e branco, não se assuste! (Aliás, nem chega a ser uma desvantagem, porque o Paul Chadwick desenha tão bem, trabalha tão bem as luzes e sombras, que tudo fica lindo) O original é preto e branco também.
  • A obra completa ainda não foi publicada no Brasil. Por isso que todos deveriam escrever para a Devir, essa valorosa editora que se empenha em nos trazer títulos tão bons como Saga, Lazarus e Imperdoável, pedindo com muito carinho a sua continuação! Ou para a Mythos, que publica muita coisa da Dark Horse!

Seja por uma editora brazuca, seja pela fonte original gringa, Concreto é um personagem extremamente original, carismático que merece ser mais conhecido e celebrado por todos os nerds! Então faça a sua parte: compre e divulgue!

No mais, vem conversar comigo aqui nos comentários, que eu me sinto muito sozinho…

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
Concreto HQ
Concreto HQ
Concreto HQ
Concreto HQ
Concreto HQ
2019-09-04T10:00:00+00:00 4 de setembro de 2019|0 Comentários