CDC #48 QUARTETO FANTÁSTICO

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #48 QUARTETO FANTÁSTICO
Quarteto Fantastico HQ

No momento em que eu li Tellos pela primeira vez (que será assunto para outra coluna), me encantei pela arte do Mike Wieringo. E, desde então, eu tenho tido vontade de ler sua fase no Quarteto Fantástico, publicado aqui em algum mix de revista que eu não faço ideia.

Porém eis que a Panini resolve facilitar a minha vida, lançado a primeira parte num belo encadernadinho de capa cartonada! O que nos leva à coluna de hoje.

(Mas veja bem: essa não é, nem de longe, uma daquelas sugestões obrigatórias, que você vai encontrar aos montes por aqui. É apenas uma boa dica. Eu gostei bastante. Vou dizer por quê.)

A arte do Mike Wieringo é fenomenal. Como eu já disse, foi isso que me atraiu ao título. Ele tem uma vibe “Disney” nas suas caracterizações, que te dão a impressão de estar assistindo uma boa animação (coisa que muitos personagens da Marvel não tiveram a sorte de ter). Sua versão do Coisa é impressionante, ao mesmo tempo estilizado e ao mesmo evocando o clássico. Os uniformes da equipe seguem o mesmo padrão: ao mesmo tempo que revitaliza o desgin clássico, não chega a recriar nada, como aquele uniforme horroroso com um decote em forma de 4 que a Sue Richards usou durante um tempo, coitada. Até hoje, quando eu penso no Quarteto, eu penso nesses uniformes desenhados pelo Wieringo como padrão.

Todo esse visual casa perfeitamente com o roteiro do Mark Waid (mestre em supereroísmo), que te resgatam para aquele tempo de histórias um pouco mais leves. Acho que o Quarteto também exala um pouco desse espírito. Eles são a primeira família de Super Heróis, então suas tramas são muito bem aproveitadas quando tratam de coisas mais… família. Nada do cinismo e o mundo sombrio “realista”, que tomou conta dos quadrinhos por um bom tempo. Só histórias boas, bem escritas, bem desenhadas e divertidas. Esse arco reimprime aventuras de 2002 e eu acho que podem ser consideradas novos clássicos atemporais.

Porém minha alegria não parou por aí! Se o encadernado da Panini resgata o primeiro arco da “nova” dupla no título, o encadernado da Salvat Quarteto Fantástico – Inconcebível continua suas histórias e-x-a-t-a-m-e-n-t-e aonde a Panini parou, pulando uma única revista, que não parece ser importante para trama. Ou seja: a diversão continua! Agora podendo ver o grupo se aprofundar um pouquinho mais em histórias com consequências mais contundentes para a família. Quer dizer, eu não poderia ter meu pedido mais atendido!

Então, pra quem não conhece o Quarteto Fantástico, eu acho que essa pode ser uma boa entrada. Pra quem conhece só de orelhada, essa pode ser uma excelente oportunidade para passar para o nível intermediário. Ficou na dúvida? Lê o primeiro encadernado da Panini como test drive, antes de ir atrás dos outros. Não acho que essas histórias sejam as melhores histórias já publicadas sobre o grupo (ainda pretendo falar de outras aqui um pouco mais… obrigatórias), mas, sem dúvida, vale à pena!

Tô Lendovantagens
  • Como eu disse, os dois encadernados publicados no Brasil! Pela Panini e pela Salvat. Ambos são encontrados com relativa facilidade em livrarias e comic shops da nossa bela nação
  • Os preços não são as coisas mais caras do mundo
  • Histórias leves, de rápida leitura
  • O traço maravilhoso do Mike Wieringo
  • Um excelente ponto de partida para as histórias do Quarteto
  • O encadernado da Panini tem um acabamento excelente
  • O encadernado da Salvat traz alguns extrinhas
  • O encadernado da Panini tem uma HQ extra muito boa, pelas mãos do Stuart Immonen, outro dos meus desenhistas favoritos
Tô Lendodesvantagens
  • O encadernado da Salvat é um livro solto no meio de uma coleção louca que não faz o menor sentido. Cuidado para não ser sugado nesse espiral de loucura e achar que você deve comprar todos os outros títulos lançados por eles!
  • Nas histórias da Salvat vemos uma troca de desenhista bem tristinha
  • Nessas mesmas histórias a colorização é um pouco pior. Nada disso compromete a história
  • O encadernado da Panini é mais legal. Se quiser comprar só esse, fica à vontade.

E aí? Já conhecia? Então me conta! Aproveita e fica à vontade pra me dizer sua história preferida do Quarteto!

No mais, até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
Quarteto Fantastico HQ
Quarteto Fantastico HQ
Quarteto Fantastico HQ
Quarteto Fantastico HQ
Quarteto Fantastico HQ
2019-09-02T08:53:21+00:00 21 de agosto de 2019|0 Comentários