CDC #42 – Superpatriota

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #42 – Superpatriota
Superpatriot HQ

Essa foi uma excelente surpresa na minha pilha de leituras! Não sei, aliás, como ela escapou das minhas garras durante tanto tempo, visto que ela foi produzida em 2011… Mais um achado do incrível Robert Kirkman, que, apesar de não parecer nem um pouco, pode ser lido por quase todo mundo, sem necessidade de leitura prévia! (A não ser, é claro, que você seja um dos meus pouquíssimos leitores que não suporta Robert Kirkman de um todo. Digo “pouquíssimos” porque na verdade é um só. Ele sabe bem que é ele. Teimoso. Tsc, tsc.) Mas comecemos do início!

O Super Patriota é um personagem coadjuvante da série do Savage Dragon (pra mim um dos melhores quadrinhos de super heróis de todos os tempos, escrito e desenhado pelo mesmo cara até hoje). Sua origem é meio uma paródia do Capitão América, só que, ao invés de ser congelado e acordado nos dias de hoje novinho em folha, ele foi todo retalhado no estilo Robocop e ganhou vários apetrechos à lá Inspetor Buginganga, só que bem mais… mortífero. Isso é tudo que você não precisa saber pra ler essa mini-série. Estou escrevendo aqui de bacana que eu sou, mas sério, nenhuma dessas informações é essencial para a total apreciação dessa pequena iguaria atemporal.

A mini-série escrita por Robert Kirkman é a segunda mini-série solo do personagem (mas nem se preocupa com a primeira, ela não tem a menor ligação, eu mesmo li há muito tempo e não lembro mais do que se trata) e brinca, sem nenhuma pretensão com o dia a dia desse personagem, ora lembrando de seu passado Era de Ouro, ora acordando para se barbear e se cortando todo. Essa brincadeira com o passado e o presente do personagem é bem divertida, em especial praqueles que estão familiarizados com os clichês dos gibis mais antigos. Como eu disse, não precisa ser conhecedor de Super Patriota, Savage Dragon ou seu universo: basta ser um típico leitor de quadrinhos de super-heróis pra pegar boa parte das referências. Umas das minhas preferidas é uma paródia com a Hydra: um grupo chamado Hydro, formado por um bando de malucos com aquários na cabeça! Ha ha há Robert Kirkman, eu te amo.

Os desenhos do Corey Walker (que já trabalhou com Kirkman em Invincible) estão sensacionais. Traços simples, com poucas linhas e quase nenhuma hachura, que deixam tudo bem dinâmico e cheio de movimento. Parece que você está assistindo a um desenho animado.

Aliás, a leitura como um todo passa muito rápido. São apenas 4 capítulos de um arco fechadaço, sem qualquer ponta solta para uma futura continuação. No final da edição encadernada, Kirkman e Walker fazem umas dez páginas de extras, comentando esboços, estudos e capas, de maneira bem divertida, como comentários de um DVD (coisa que ele costuma fazer em todos os encadernados do Invincible, que aliás eu esqueci de comentar…).

Como eu deixei essa leitura passar despercebida por debaixo do meu nariz diversas vezes, espero ter gerado interesse o suficiente para que ela também não passe despercebida por debaixo do seu! Vamos a algumas vantagens e desvantagens, para ter certeza de que essa é a leitura ideal pra você (ou não):

Tô Lendovantagens
  • Encadernado único
  • Sem necessidade de leitura prévia
  • Leitura muito rápida (o que alguns amiguinhos mais eruditos chamam de “pra ler numa única cagada”)
  • Desenhos muito bem feitos
  • Personagens que ao mesmo tempo emulam arquétipos clássicos dos quadrinhos e ao mesmo tempo fogem da mesmice com a qual estamos acostumados
  • Um gorila robô com o cérebro do Hitler (não tinha mencionado isso? Hum…)
  • Humor na dose certa, sem “tentar demais”
  • Publicado pela Image comics, ou seja: fácil de achar nas comic shops e amazons da vida.
  • Por não ser nenhuma raridade e ter toda cara de encalhe, capaz de achar em boas promoções
  • Extras divertidos com os criadores da revista
Tô Lendodesvantagens
  • Leitura despretensiosa até demais! Se você for esperando algo mais profundo ou até mesmo grandes inversões de expectativa, pode se decepcionar
  • Se você odeia quadrinho de super-heróis, essa definitivamente não é a leitura pra você
  • Só em inglês

Bem, é isso! Esse foi um verdadeiro achado pra mim e eu adoraria que outras pessoas achassem essa revista também! Acho que pode ser uma boa leitura para grande parte dos leitores da Caverna…

Se você já conhecia ou aguçou sua curiosidade para conhecer, troque uma ideia comigo! Estou à disposição aqui embaixo nos comentários!

Até a quarta que vem e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
Superpatriot HQ
Superpatriot HQ
Superpatriot HQ
Superpatriot HQ
Superpatriot HQ
Superpatriot HQ
2019-05-28T19:06:17+00:00 29 de maio de 2019|4 Comentários