CDC #20 – The Tick

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #20 – The Tick
CDC #20 The Tick Ben Edlund

Antes de ser um desenho animado e até mesmo uma série de TV, The Tick foi uma história em quadrinhos underground! E um dos meus quadrinhos preferidos até hoje!

O arco de “origem” do personagem acontece no encadernado The Tick: Naked City. Eu, que já era fã do Tick por conta dos desenhos animados hilários da Fox (e não da Fox Kids, pois eu sou um senhor de idade), fiquei muito surpreso em ver piadas ainda mais afiadas, com referências específicas ao mundo dos super heróis. Essa história, por exemplo, conta com uma paródia a Elektra, que mostra um conhecimento bastante íntimo do autor aos trabalhos do Frank Miller. Junto com ela vem um clã de ninjas, muito parecido com o tentáculo, com exceção de que esses são extremamente cômicos (ainda mais se comparados aos do Tentáculo, que não têm muito senso de humor…). Também escondido ali no meio está um Clark Kent bastante incomodado com a presença do Tick “disfarçado” na redação do seu jornal. Digo “disfarçado” porque apesar dele estar de terno e gravata, ele não se incomodou em tirar sua máscara, o que acaba por chamar mais atenção para o sujeito enorme, com anteninhas azuis passeando pelas baias. Arthur, o contador e side kick, também está lá, com seu clássico uniforme de mariposa, constantemente confundido por um coelho com asas, para a sua irritação. Aliás, todos os personagens criados por Ben Edlund, que escreve e desenha os primeiros números, são sensacionais.

The Tick é descrito na Wikipédia como uma paródia surrealista de super-heróis. E apesar dessa descrição bastante precisa, a revista alcança um lugar de mundano, do cotidiano e “epic fails” do universo super-heróico, que acaba sendo mais realista que a maioria das encarnações “realistas” dos nossos personagens preferidos. Vale a pena conferir! Também vale a pena conferir a história do personagem na Wikipédia, que tem fatos bem curiosos sobre sua origem.

CDC #20 The Tick Ben Edlund

E outro fato curioso é o autor ser hoje em dia muito mais conhecido como roteirista e produtor executivo da série Supernatural! Mundo louco esse que a gente vive, não? É como diz o Tick no meu quadro preferido no meu quarto: “Você não está enlouquecendo. Você está ficando são… em um mundo louco!”

The Tick é uma leitura hilária, instigante e com as paródias mais incríveis de super heróis que você via encontrar por aí. Confia em mim, você não vai se arrepender! COLHEEEEEER!!!!

Agora que foi dado o grito de guerra, vamos a algumas vantagens e desvantagens:

Tô Lendovantagens
  • Esse primeiro arco, apesar de ser de uma editora menor, é relativamente fácil de encontrar nas comic shops ou nas amazon da vida. E é capaz de você encontrar um preço bem baratinho, pois ele não é nenhuma raridade.
  • A leitura é muito divertida.
  • Os personagens são muito bem construídos, diferentes e interessantes. Se você era fã da série, você vai adorar ver que eles eram consistentes com suas personalidades desde o início.
  • Os personagens são muito bem construídos, diferentes e interessantes. Se você NÃO era fã da série, você vai adorar ver personalidades tão consistentes desde o início, que se sustentam por si só, sem necessidade de conhecimento prévio.
  • O Tick tem várias frases de efeito que você vai repetir para o resto da sua vida.
  • Perfeito para quem quer dar uma zoadinha nos personagens clássicos das grandes editoras que se levam a sério demais! (Acabei de lembrar de uma paródia do Galactus sen-sa-cio-nal!).
  • Minha esposa adorou!
Tô Lendodesvantagens
  • Nunca foi e provavelmente nunca será publicado no Brasil, infelizmente.
  • Pra quem não conhece nada do universo de super-heróis, talvez não seja uma boa pedida. É uma leitura melhor aproveitada por iniciados, que conhecem os clichês desse gênero. (Mas, ainda assim, minha esposa adorou!)
  • Muitos outros arcos foram publicados depois desse que eu mencionei. Todos muito bons, mas encontrar uma cronologia entre eles é um pouco mais complicado. Eles não foram numerados como uma ordem cronológica, e sim lançado como mini-séries. Então descobrir qual veio depois do quê é meio chatinho.
  • Muitas histórias foram publicadas em preto e branco, o que, nesse caso, acho que faz bastante diferença, posto que são personagens bastante coloridos, com cara de desenho animado.
  • Vicia seriamente.

Antes da atual série da Amazon, The Tick teve uma série de TV, dirigida e produzida pelo Barry Sonnenfeld (de Família Addams) e estrelada por aquele namorado da Elaine no Seinfeld (que depois fez um milhão de outras coisas, mais eu sempre vou lembrar dele como o namorado da Elaine no Seinfeld). Apesar de bem diferente dos outros materiais, eu adoro essa série! Vale a pena correr virtualmente atrás dela também! São só 9 episódios.

É isso! Deixem seus comentários e vamos falar de nerdices!

Tô LendoAlgumas imagens!
CDC #20 The Tick Ben Edlund
CDC #20 The Tick Ben Edlund
CDC #20 The Tick Ben Edlund
CDC #20 The Tick Ben Edlund
CDC #20 The Tick Ben Edlund
CDC #20 The Tick Ben Edlund
2018-06-27T09:41:26+00:00 27 de junho de 2018|11 Comentários
  • AH CARA! THE TICK!
    Eu tenho um caso de amor real com esse quadrinho, e sim, eu conheci por causa da coluna antiga.
    As vezes eu fico até triste de pensar que o Ben Edlund saiu da comédia, área em que ele mandava tão bem, pra fazer uma série pseudo-terror adolescente, onde ele é só mais um.
    The Tick é simplesmente incrível e tá entre meus quadrinhos de heróis favoritos. Eu adoro tudo nele, o jeito meio desajustado do Tick, o sidekick bizarro, os vilões malucos. Tudo no universo de The Tick é encantador.
    Obrigado por ter me apresentado essa obra prima da comédia.
    Na época da coluna antiga, eu só lia, nunca cheguei a comentar, mas, agora eu venho aqui pra agradecer.
    PS: Não sei se vc vai lembrar, mas, aquele projeto que eu comentei contigo, dos Podcrastinadores, tem muito de The Tick, mas, eu tô empacado no final há um bom tempo, assim que sair da minha caixola pro mundo eu te dou um alô.

    • Que legal, Iago! Tá vendo, se você não me fala, eu NUNCA ia saber que The Tick chegou ao Tocantins!! rs
      Me diz uma coisa: você leu até onde mais ou menos? Leu digital ou físico?
      Quanto ao seu projeto, às vezes é bom a gente escrever um final, mesmo que não seja O final, só pra descobrir o verdadeiro final depois! Boa sorte com ele! Falta um lance assim no Brasil!

  • Ricardo Varotto

    Conheci o Tick na época que a primeira série de TV passou por aqui. Depois fui atrás dos desenhos animados, mas nunca tive contato com as HQs. Você já viu a série nova de TV, da Amazon? Está muito boa.

    • Eu vi o capítulo 2, na convenção de San Diego, com palestra do elenco todo! Adorei! Consegui até um poster autografado pela vilã da série, atriz excelente que fazia Jane The Virgin! Vou ver se consigo postar a foto aqui pra vc

      • Ricardo Varotto

        Mas então não viu a série toda, só o episódio dois? Se foi o caso, assista então. Tenho certeza que vai gostar. Fora que o último episódio da primeira parte (acho que é o sexto) tem o melhor cliffhanger…

      • Ricardo Varotto

        E olha o que eu achei na Amazon:

        The Tick: The Complete Edlund NEW EDITION!

        https://uploads.disquscdn.com/images/1d72cd0b882434854cdcbb9bf25ec8c846416c765b6e9fc6d78e0b3f3db890e1.jpg

        • Se certifica de que esse é colorido! (Acho que não é – e o primeiro TPB, que contem metade desse aí, é a cores)

          • Ricardo Varotto

            Não é o colorido. Mas, de qualquer forma, nenhuma das lojas que têm para vender enviam para o Brasil.

  • Mariana!!!

    SPOOOOOOOOOOOOONNNNNN!!!!!! <3 COMO NAO AMAR THE TICK??????

    • Exatamente! Tem certas coisas que são impossíveis não amar S2 S2 S2