Balada pra Sophie é um quadrinho sensacional, perfeito para todos os públicos, super sensível, todo escrito em português, mas que, infelizmente, NUNCA SAIU NO BRASIL!

Um tempo atrás quando eu falei de Dog Mendonça e Pizza Boy aqui na Caverna, uma coisa incrível aconteceu: através das redes sociais, a língua portuguesa venceu a barreira do oceano atlântico e a minha postagem chegou até o autor, Filipe Melo, que entrou em contato comigo e me ofereceu seu último lançamento na época, Balada pra Sophie.

Além de Dog Mendonça já havia lido Vampiros, da mesma dupla, e não poderia ter ficado mais ansioso pra ler outro material desse imbatível duo internacional. O que eu não poderia imaginar era que as expectativas, que já eram altas, fossem mais do que superadas.

Balada para Sophie conta a história de um músico de muito sucesso, hoje em declínio, vivendo como um eremita em sua mansão. Através de uma entrevista concedida para uma jovem interessada, vamos pouco a pouco conhecendo a sua biografia, sua obsessão com outro músico virtuoso, e vamos ficando cada vez mais curiosos com o elemento de suspense fantástico que vai se formando em torno de sua história (seu empresário era realmente um homem-bode?). Essa é uma daquelas obras dificílimas de largar depois de começar a leitura.

Aqui, Filipe Melo consegue algo reservado para poucos, o equilibrio perfeito entre o real e o fantástico, fazendo com que a imersão de um aumente consideravelmente o impacto do outro. Ficou esquisita essa frase? Acho que ficou. A questão é que ele nos faz acreditar no impossível novamente.

A arte de Juan Cavia, muito habilidosa nos caracter designes, está em seu melhor, digna de um oscar de fotografia (mesmo se tratando de uma revista em quadrinhos). A edição também ajuda em muito, com folhas com um tom envelhecido, um tomo de capa dura que gera um viés imponente de música clássica ao gibi. Um verdadeiro primor.

Obviamente evito ao máximo os spoilers aqui, mas preciso salientar que o final foi uma das coisas mais emocionantes que eu já li. Foi como se eu pudesse ouvir a trilha aumentando num crescendo, digno das melhores obras primas do cinema. Muito legal.

Uma pena que esse material não tenha saído por aqui ainda (eu acho a cara da Pipoca & Nanquim ou da Comix Zone), mas outra língua capaz de vencer barreiras é a do dinheiro. E, graças à amazon, quem estiver disposto a desembolsar um pouco mais, pode adiquirir a sua cópia através de um clique.

Mas antes de você estourar o seu cartão de crédito, vamos às vantagens e desvantagens!

Tô Lendovantagens
  • Volume único! História completa e muito bem servida. Não precisa nem de uma página a mais, nem de uma página a menos.
  • Em português! Tiramos muito pouco proveito dessa vantagem linguística, a verdade é essa. Imagina quantos quadrinhos fantásticos na nossa língua não estão por aí dando sopa?
  • Arte lindíssima do Juan Cavia! É de fazer o criador de “Up! Nas Alturas” chorar na cama de inveja!
  • O texto envolvente e primoroso do Filipe Melo é capaz de fazer o mais cínico entre nós se maravilhar com o impossível novamente. Pelo menos aconteceu comigo.
  • Tem um tempo que eu não falo isso aqui, mas esse tem o selo de aprovação da esposa! Mariana leu e adorou! Se debulhou em lágrimas, mas amou!
Tô Lendodesvantagens
  • Não saiu no Brasil. E, pra piorar, acho que a edição portuguesa está esgotada, de modo que a única versão que a gente encontra disponível na amazon é a da língua inglesa. Aí é muita ironia, né?
  • A Mariana chorou muito, depois ficou brava comigo porque não queria ter chorado antes de dormir. Mas eu juro que ela gostou. Nem é um quadrinho triste. Ela chorou de emoção mesmo, porque “o final é muito bonito”, me explicou ela enquanto assoava o nariz e chorava um pouco mais só por ter lembrado do final…

Se interessou? Então você pode fazer duas coisas: um – comprar por esse link, que é o nosso link de afiliados da Amazon, e ajudar a manter o nosso site, dois – encher o saco da sua editora favorita publicar esse material por aqui. Eu sugeri duas, mas quem sabe alguma outra se interessa? Em todo caso, eu vou adorar saber a sua opinião aqui na área de comentários!

Tô LendoAlgumas imagens!