CDC #19 – Identidade Secreta

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #19 – Identidade Secreta
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen

De vez em quando eu decido dar uma colher de chá por aqui e indicar um quadrinho que não seja tão difícil de achar. Afinal de contas, é muito solitário esse universo de quadrinhos obscuros que ninguém conhece. Pois bem, a colher de chá da vez é essa: Identidade Secreta, de Kurt Busiek e Stuart Imonen. Talvez uma das melhores HQs já feitas na face da Terra. (Seja ela Terra 1, 2 ou 3)

Pra quem não sabe, Kurt Busiek é o roteirista de Marvels e criador e roteirista da série Astro City, uma das minhas visões preferidas sobre o universo de Super Heróis, que eu ainda pretendo falar por aqui.

O Stuart Imonen, por sua vez, é um dos meus desenhistas preferidos, que já desenhou Ultimate Spider-Man, X-Men, Liga da Justiça e uma porção de outros personagens que eu tenho CERTEZA que os leitores da Caverna vão ADORAR citar aqui nos comentários, NÃO É LEITORES??

Ok, isso foi só pra dar uma credencial. Agora sobre a revista…

Qual foi a última vez que uma revista em quadrinhos te fez voar? Eu digo, te fez gastar mais de 30 segundos em uma mesma página, refletindo sobre a sensação de ter super poderes e cruzar os céus voando? Pois bem, essa revista fez isso comigo!

A história aborda a vida de um garoto, cujo o sobrenome é Kent e os pais acharam “hilário” dar o nome do filho de… Clark. Porém a piada que pode parecer divertida por um momento na cabeça desses pais “super divertidos” se torna um fardo para quem tem que carregá-la para sempre, respondendo chamadas e chamadas na escola todos os dias de sua vida. Lição: nunca brinquem com o nome de seus filhos, meus amores!

Até aí, pra mim, isso já dava uma história boa. Mas o lance é que, do nada, ele realmente ganha super poderes. Isso mesmo, do nada: não cai raio, não tem cajado mágico, não tem aranha radioativa, nada. Porque, afinal, quem se importa com isso a essa altura do campeonato, não é verdade?

O que importa é que o Kurt Busiek consegue fazer uma narrativa tão realista, que te faz imaginar como seria realmente ganhar super poderes e os efeitos que isso teria na sua vida, na vida dos outros e na sociedade. É uma narrativa muito simples, mas muito, muito envolvente.

A arte do Stuar Imonen, numa época em que ele ainda estava menos estilizado, ajuda muito a contar essa história, com um traço realista. Você se sente bem no meio da trama. É sensacional.

CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen

As cores também – coisa que eu não costumo reparar – ajudam a ambientar esse universo mais real e mais próximo do nosso. Nada das cores extremamente vibrantes, com as quais estamos acostumados nos gibis de super heróis. Aqui temos cores escuras, sombras, e uma tonalidade mais pé no chão. Não sei explicar direito, mas lendo você sente. A questão é que você não lê como uma revista em quadrinhos, você acompanha, como se fosse a vida de uma pessoa.

Então essa é uma leitura que se você ainda não leu, você deveria colocar na sua lista de prioridades de coisas para fazer hoje: COMPRAR IDENTIDADE SECRETA. E se você já leu, vale a pena resgatá-la e emprestar para um amiguinho que não tenha lido.

Tô Lendovantagens
  • SAIU NO BRASIL!!! (Aêêêê!!! A galera vai ao delírio!!!) Saiu pela Panini em dois formatos: mini série em 4 edições com capas lindíssimas e num encadernado de capa mole. As duas são relativamente fáceis de achar por aí. A que eu tenho é a mini-série. Tá em ótimo estado até hoje!
  • EXCELENTE para catequizar novos leitores, meninos e meninas! Você não precisa ser um leitor assíduo de quadrinhos pra apreciar essa história. Só precisa do conhecimento básico de quem é o Super Homem. E isso todo mundo sabe.
  • A arte do Stuart Imonen está primorosa! Depois ele ficou com um traço mais cartunesco (que eu me amarro também), mas esse traço realista dele é espetacular!
  • É uma leitura rápida e prazerosa.
  • Minha mulher leu e adorou!!! Aêêê! Sabe QUANDO que eu achei que ela ia gostar de uma história do SUPER HOMEM???? Tô muito feliz. Obrigado, seu Busiek.
Tô Lendodesvantagens
  • A única desvantagem que eu posso tentar imaginar é que, como é uma história extremamente envolvente, é capaz de algumas pessoas não curtirem o final, por estarem esperando outra coisa. Mas isso só acontece porque é uma história muito boa e acaba deixando o leitor tão envolvido que ele acha que ele que está escrevendo, ao invés de lendo. Mas sei lá. Tô inventando. Só pra não deixar a parte das desvantagem vazia. Porque na realidade, desvantagem, desvantagem meeesmo, não existe nenhuma…

Bem, essa eu tenho certeza de que quase todo mundo leu! Então eu peço para quem leu, deixar seu comentário sobre a revista aqui, para ajudar os amiguinhos e amiguinhas que ainda não leram a correr comprar a sua! Porque, na boa: merece, não merece?

Tô LendoAlgumas imagens!
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
2018-06-12T17:56:47+00:00 13 de junho de 2018|44 Comentários