CDC #19 – Identidade Secreta

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #19 – Identidade Secreta
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen

De vez em quando eu decido dar uma colher de chá por aqui e indicar um quadrinho que não seja tão difícil de achar. Afinal de contas, é muito solitário esse universo de quadrinhos obscuros que ninguém conhece. Pois bem, a colher de chá da vez é essa: Identidade Secreta, de Kurt Busiek e Stuart Imonen. Talvez uma das melhores HQs já feitas na face da Terra. (Seja ela Terra 1, 2 ou 3)

Pra quem não sabe, Kurt Busiek é o roteirista de Marvels e criador e roteirista da série Astro City, uma das minhas visões preferidas sobre o universo de Super Heróis, que eu ainda pretendo falar por aqui.

O Stuart Imonen, por sua vez, é um dos meus desenhistas preferidos, que já desenhou Ultimate Spider-Man, X-Men, Liga da Justiça e uma porção de outros personagens que eu tenho CERTEZA que os leitores da Caverna vão ADORAR citar aqui nos comentários, NÃO É LEITORES??

Ok, isso foi só pra dar uma credencial. Agora sobre a revista…

Qual foi a última vez que uma revista em quadrinhos te fez voar? Eu digo, te fez gastar mais de 30 segundos em uma mesma página, refletindo sobre a sensação de ter super poderes e cruzar os céus voando? Pois bem, essa revista fez isso comigo!

A história aborda a vida de um garoto, cujo o sobrenome é Kent e os pais acharam “hilário” dar o nome do filho de… Clark. Porém a piada que pode parecer divertida por um momento na cabeça desses pais “super divertidos” se torna um fardo para quem tem que carregá-la para sempre, respondendo chamadas e chamadas na escola todos os dias de sua vida. Lição: nunca brinquem com o nome de seus filhos, meus amores!

Até aí, pra mim, isso já dava uma história boa. Mas o lance é que, do nada, ele realmente ganha super poderes. Isso mesmo, do nada: não cai raio, não tem cajado mágico, não tem aranha radioativa, nada. Porque, afinal, quem se importa com isso a essa altura do campeonato, não é verdade?

O que importa é que o Kurt Busiek consegue fazer uma narrativa tão realista, que te faz imaginar como seria realmente ganhar super poderes e os efeitos que isso teria na sua vida, na vida dos outros e na sociedade. É uma narrativa muito simples, mas muito, muito envolvente.

A arte do Stuar Imonen, numa época em que ele ainda estava menos estilizado, ajuda muito a contar essa história, com um traço realista. Você se sente bem no meio da trama. É sensacional.

CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen

As cores também – coisa que eu não costumo reparar – ajudam a ambientar esse universo mais real e mais próximo do nosso. Nada das cores extremamente vibrantes, com as quais estamos acostumados nos gibis de super heróis. Aqui temos cores escuras, sombras, e uma tonalidade mais pé no chão. Não sei explicar direito, mas lendo você sente. A questão é que você não lê como uma revista em quadrinhos, você acompanha, como se fosse a vida de uma pessoa.

Então essa é uma leitura que se você ainda não leu, você deveria colocar na sua lista de prioridades de coisas para fazer hoje: COMPRAR IDENTIDADE SECRETA. E se você já leu, vale a pena resgatá-la e emprestar para um amiguinho que não tenha lido.

Tô Lendovantagens
  • SAIU NO BRASIL!!! (Aêêêê!!! A galera vai ao delírio!!!) Saiu pela Panini em dois formatos: mini série em 4 edições com capas lindíssimas e num encadernado de capa mole. As duas são relativamente fáceis de achar por aí. A que eu tenho é a mini-série. Tá em ótimo estado até hoje!
  • EXCELENTE para catequizar novos leitores, meninos e meninas! Você não precisa ser um leitor assíduo de quadrinhos pra apreciar essa história. Só precisa do conhecimento básico de quem é o Super Homem. E isso todo mundo sabe.
  • A arte do Stuart Imonen está primorosa! Depois ele ficou com um traço mais cartunesco (que eu me amarro também), mas esse traço realista dele é espetacular!
  • É uma leitura rápida e prazerosa.
  • Minha mulher leu e adorou!!! Aêêê! Sabe QUANDO que eu achei que ela ia gostar de uma história do SUPER HOMEM???? Tô muito feliz. Obrigado, seu Busiek.
Tô Lendodesvantagens
  • A única desvantagem que eu posso tentar imaginar é que, como é uma história extremamente envolvente, é capaz de algumas pessoas não curtirem o final, por estarem esperando outra coisa. Mas isso só acontece porque é uma história muito boa e acaba deixando o leitor tão envolvido que ele acha que ele que está escrevendo, ao invés de lendo. Mas sei lá. Tô inventando. Só pra não deixar a parte das desvantagem vazia. Porque na realidade, desvantagem, desvantagem meeesmo, não existe nenhuma…

Bem, essa eu tenho certeza de que quase todo mundo leu! Então eu peço para quem leu, deixar seu comentário sobre a revista aqui, para ajudar os amiguinhos e amiguinhas que ainda não leram a correr comprar a sua! Porque, na boa: merece, não merece?

Tô LendoAlgumas imagens!
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
CDC #19 Superman Identidade Secreta Kurt Busiek Stuart Immonen
2018-06-12T17:56:47+00:00 13 de junho de 2018|35 Comentários
  • Ricardo Varotto

    Cara… Você não está colaborando. Está me fazendo voltar a gastar muito dinheiro com quadrinhos. Manera aí, pô…

    • A boa é fazer uma lista, Ricardo! De tempos em tempos vai checando o que entrou em promoção! É tanta coisa pra ler, que esperar só vai lhe trazer felicidades! 😉

      • Ricardo Varotto

        Faço tipo isso. Entro na Amazon e jogo para a lista “comprar depois”.

  • Ricardo Varotto

    Ih! Não tem na Amazon BR. Que zebra…

    • Palma, palma, não priemos cânico: o Renan mais acima falou que a Panini vai relançar a revista no final do ano. Então se ela não lançar num preço acima de 120 reais, com certeza o valor das outras edições deve cair bastante.E como é uma história em quatro partes (não é muito grande) meu chute é que ela não passe de R$80.

  • Greicy Duarte

    Minha história favorita do Superman, me cativou muito quando li. Obrigada pela lembrança Caruso.

  • melhor historia inspirada no Super Homem. Nunca entrei tanto em quadrinho, o traço do Stuart Imonem, os detalhes do Busiek . Perfeição.

  • Jean Carlos

    Mais um pra minha lista, sem palavras a arte do Stuart Imonem o cara é foda mesmo.

    • Fica ligado que de acordo com o comentário do Renan aí em cima a Panini vai relançar no final desse ano! Absss

  • Vim aqui pra dizer que, caralhos, como eu amo essa mini. E pelo tempo de publicação pode até ser queu dê uma ajambrada só pra falar dela na Rebobinando.

    • Ajambra forte! E quando ela for relançada, pode sair Nas Prateleiras também, chegando próximo de gabaritar a Caverna!!

  • Léquinho Maniezo

    Essa revista realmenre tem o poder de segurar a gnt nas paginas. Pra mim foi uma leitura bem demorada, mas extremamente gratificante. E porra, agr q vc falou, se pah eu mude meu sobrenome pra kent, vai q um dia eu tenho um filho?

    Excelente recomendação, stuart e kurt (falando com intimidade) são dois gigantes (e o busiek tmb escreveu um dos meus what ifs favoritos).

    • Qual foi um dos seus What Ifs favoritos?? Fiquei curioso! (Eu me amarrava nos What If, tenho uma coleçãozinha até hoje!)

      • Léquinho Maniezo

        Era um que saiu no Superaventuras Marvel, com um desenho bem cagado do Luke McDonell aonde o Justiceiro sem querer mata o Demolidor e o mundo vira de cabeça para baixo, uma puta conspiração. Eu gosto demais dessa história, achei a revista num sebo aqui de Mauá e sempre pego ela para reler pq é uma baita construção de clima em uma duração mega curta.

        • Maneiro! A primeira revista que eu li em inglês na vida foi um What If também, escrito por ele se não me engando: “O que aconteceria se os pais de Peter Parker não tivessem morrido?” e obviamente dá uma merda federal.

          • Léquinho Maniezo

            hehe é… essa ai parece ser mei ruim memo hein. Eu acho que eu lembro de vc ter falado dessa revista num Argcast, deve ter sido orgulho da prateleira.

          • Exatamente! Que memória incrível, meu nobre!

  • Renan Máximo

    HQ maravilhosa! A arte do Immonen é um show a parte, como esse cara consegue ser tão bom? Uma boa notícia, a Panini vai relançar esse ano, em capa dura, comemorando os 80 anos do Superman, então vamos comemorar, porque ela é um pouco difícil de se encontrar hahaha

    • Eu acho essa fase do Immonen mais realista muito boa! E realmente essa é uma excelente notícia, eu não sabia que essa revista era tão difícil de achar assim! Eu lembrava dela ter sido publicada em mini série e em encadernado (aquele mais tosquinho, papel jornal e capa mole), por isso achei que sobrassem vários por aí nos sebos da vida! Parece q naun Kkk

  • Detetive Cômico
    • Nayguel Andrys

      Hahahahahahahahah! Que merda!

      • Segundo o Renan, a Panini vai relançar! Quem sabe vale esperar, porque se o preço da edição da Panini não for exatamente em conta, tem chance de pelo menos baixar o valor das edições antigas!

    • Boa! Já tinha gente procurando nos comentários aí embaixo, sem encontrar em lugar nenhum!

  • IDRIS ELBA RAMALHO

    Essa mini é emocionante. Aquele tipo de história que quando você termina, você dá uma respirada, e para pra pensar sobre o que você leu, com um sorriso bobo no rosto. Inspiradora, como o Superman deve ser.

    Me lembro de uma entrevista em que o Immonem disse que passou dois anos pra desenhar as 4 edições. Realmente o nível de detalhamento da HQ, a colorização… é impressionante. Tudo feito pra caber na proposta de “mundo real” em que ela se passa.

    Recentemente, o Busiek começou uma mini do Batman que se passa também no “mundo real”, e ele disse que é a “irmã espiritual” de Superman Identidade Secreta.
    Também são quatro edições, com umas 50 páginas cada.
    Vi só imagens, e parece que tá bom pra caramba também.

  • Bruno Messias

    Essa série é boa mesmo! Tenho as edições fininhas também. As partes do Clark ainda como “Superboy” são minhas preferidas.

    Minha esposa curte a série da Supergirl. Eu acho o Superman da série melhor do que o do cinema, pelo simples fato dele ser um cara legal. Superman tem que ser “gostável”! Em Identidade Secreta não dá pra não simpatizar com o protagonista.

    10/10!

    • Caraca, eu ME AMARRO na série da Supergirl. Eu acho A SUPERGIRL o melhor Superman que a gente já teve! Queria muito que a minha mulher assistisse, mas nem acorrentando eu consigo…

      • Bruno Messias

        Ela é muito carismática, mesmo. Uma fofa! Aquele sorriso me derrete o coração! Nao curto tanto a série, mas a personagem é excelente. E a interação com o Flash deu muito certo (outro que é muito good vibe).

  • Boa! Valeu, Valdir!

  • Strider_Tag

    ALTAMENTE RECOMENDADO !!
    Pra mim, não tem outro qualificativo à não ser “foda” pra descrever essa HQ.

    Ah, e outra coisa bacana, é a conversa com o “agente” perto do final, quando ele e o Super estão com seus 50 anos.