Taí uma republicação que é uma perolazinha escondida! Origens Secretas – Os Maiores Vilões de Gotham é tão secreta, que nem o site da própria Panini encontra mais. Ah, mas da Caverna do Caruso ela não escapa!

Essa edição foi publicada orignalmente no Superalmanaque DC, em formatinho, pela editora Abril. O conteúdo era bem parecido, com pequenas diferenças, tipo a inclusão de uma historinha curta na edição da Panini. A historinha em questão é ótima, com arte do Simon Bisley em preto e branco, mas não chega a ser nenhum tesouro perdido, já que ela já foi publicada nesse mesmo formato na coleção Batman Preto e Branco.

Acho que o próprio tesourinho e a edição em si, pela primeira vez em formato americano, que traz muitas histórias, cada uma delas com uma celebridade do mundo dos quadrinhos em relativo começo de carreira. Engraçado que a coletânea não abusa desses nomes na capa (algo que eu faria sem o MENOR pudor).

Pois bem: o encadernado reúne uma seqüência de histórias curtas, com os maiores vilões de Gotham, todas muito interessantes, intercaladas por uma entrevista em um programa de TV, que pretende analisar a mente dos detentos do Asilo Arkham. Esse enredo de “entreatos” é escrito por ninguém menos que Neil Gaiman!

Preenchendo a coletânea temos histórias do Pinguim, Hera Venenosa, Duas Caras, Coringa e até o Homem Florônico, reunindo os esforços artísticos de nomes como Sam Kieth (criador de The Maxx), Mark Buckingham e a mão de Kevin Knowlan e Matt Wagner na arte final de outros artistas. Todas essas tramas tem um maravilhoso ar de anos 80, que eu adoro. Não dá pra dizer que se trata de uma leitura imperdível, mas é uma ótima forma de passar o tempo e voltar a apreciar os quadrinhos pela simplicidade das suas histórias, sem aquela necessidade de “mudar a vida do leitor e fazer uma reviravolta no universo dos personagens”. Só ler e relaxar. Algo que a cada dia eu valorizo cada vez mais!

Tô Lendovantagens
  • Saiu no Brasil, pela Panini! Ou seja, deve ser fácil de achar em tudo quanto é lugar, menos na Panini! Kkkk
  • Formato americano pela primeira vez no Braseel! S2
  • Leitura descompromissada
  • Grandes autores e grandes desenhistas só batendo ponto, sem tentar revolucionar a mídia
  • Aquelas cores chapadas dos quadrinhos dos anos 80, sabe? Às vezes me dá saudade…
  • Ótimas histórias. Excelentes pra quem quer matar a saudade do universo do morcego sem precisar entrar no compromisso da leitura mensal e o contexto da cronologia atual
  • Volume único
Tô Lendodesvantagens
  • Capa dura
  • Por ser capa dura pode ser que pesem a mão no preço
  • Por estar fora do catálogo da Panini pode ser um pouquinho difícil de achar e pode ser que pesem um pouco mais a mão no preço. Um bom garimpo pelos sebos virtuais se faz necessário.
  • Quem não é familiarizado com o universo do Batman pode dar uma boiada nas histórias. Mas também pode atiçar o suficiente a curiosidade para servir como porta de entrada, então não sei!

Já leu essa aí? Em formatinho ou em formatão? Conversa comigo!

Tô LendoAlgumas imagens!