Sam & Twitch era uma dupla de detetives com a aparência do Gordo e o magro (mas com inversão de bigodes) na revista do Spawn. Isso todo mundo – TODO MUNDO – sabe. Mas o que nem todo mundo sabe é que eles tiveram uma revista própria, escrita por ninguém menos que… ele mesmo: Brian Michael Bendis!

Com isso em mente, durante muito tempo, minha missão de vida foi encontrar esses encadernados – dois apenas – pela gringolândia a fora. Não foi uma tarefa fácil. Mesmo nas comic shops eles aparecem esgotados. Encontrei o volume 2 na San Diego Comic Com e arrisquei comprar, na esperança de que o 1 aparecesse (coisa que eu nunca faço). Eis que os deuses dos quadrinhos sorriram pra mim e o primeiro volume apareceu na minha frente no dia seguinte, em uma caixa onde todos os encadrnados estavam com 50% de desconto!!! Parei aqui pra suspirar.

Brian Michael Bendis, na época da publicação, era conhecido pelos seus quadrinhos autorais com uma pegada policial (Goldfish, Jinx, Fire e Torso – todos excelentes, diga-se de passagem) e é exatamente isso que ele faz aqui. A complexa trama da guerra entre o céu e a terra presente no universo do Spawn é abandonada e foco fica em pequenos casos, alguns de mais capítulos, outros de menos, mas todos muito interessantes e com aquela organicidade nos diálogos característica do autor.

A arte varia entre os imitadores de Greg Capullo, discípulo artístico do Todd McFarlante, com aquele excesso de detalhes somado a uma caracterização que mistura o cartunesco com o realista, e um primeiro relacionamento do Bendis com quem viria a se tornar o amor de sua vida, o gênio Alex Maleev! Alex Maleev tem um estilo “sujo” mais realista, que super combina com esse universo noir criado pelo Bendis.

Por estar mais mergulhado em uma fase meio policial, eu preciso dizer que eu AMEI o material, mas não sei se é para todo mundo. Agora, se você preenche um desses requisitos: 1) gostar de romances policiais 2) curtir o universo de Spawn 3) amar o trabalho do Bendis 4) ser fã de Gordo e o Magro, esse conteúdo é pra você!

Tô Lendovantagens
  • Só dois volumes, nenhum grande compromisso aqui
  • Não acho que seja necessário ser conhecedor da mitologia do Spawn
  • As cores são bem bacanas. Image Comics mostrando bem à que veio.
  • Tramas e diálogos realistas
Tô Lendodesvantagens
  • Só nos EUA e mesmo assim, olhe lá!
  • Como eu disse na coluna: muito difícil de achar esse material. Não sei hoje, como tá.
  • Os balões de diálogos não existem, são transparentes com um textinho flutuando na cabeça dos personagens. Proposta esquisita.
  • Nenhuma trama é especialmente memorável, mas entretém.

Duvido que alguém já tenha lido essa! Mas caso eu tenha aguçado a sua curiosidade, vou deixar aqui o link para você começar a sua pesquisa na Amazon. Se por um acaso você quiser efetuar essa compra, saiba que vai estar ajudando a manter o nosso canal no youtube! S2

Tô LendoAlgumas imagens!