Art Ops

Art Ops é um quadrinho da Vertigo, publicado aqui pela Panini em dois volumes, que passou pelas bancas sem muito estardalhaço. Apesar do desenvolvimento deixar um pouco a desejar, sua premissa é interessante o suficiente para merecer uma indicação aqui na coluna!

Imagine você uma polícia das obras de artes, responsável por manter as pinturas no lugar enquanto ninguém está olhando! Veja bem: não estou falando de roubo! Sim, porque de vez em quando, elas simplesmente… fogem. Vão parar em outros quadros, saem pra passear por aí ou encher a cara num bar. É uma espécia de Toy Story das Belas Artes, mas com um teor um pouco mais adulto. Somando a essa premissa absurda, temos outras premissas tão ou mais absurdas, como um passado misterioso e um assassino de obras de arte que acaba colocando a Mona Lisa no programa de proteção à testemunhas.

Pra ser muito sincero, a trama me pegou de surpresa, porque o que me atraiu mesmo ao título foi a arte do Mike Allred, um dos meus desenhistas preferidos, de quem eu já falei aqui em Red Rocket 7 e iZombie. Allred é a escalação perfeita para esse material, tendo em vista seu estilo que mistura pop art com a estética dos gibis dos anos 60 (elementos que também acabam aparecendo na revista). Mesmo com um estilo que parece mais “duro”, Allred consegue fazer boas caracterizações de personagens, como no caso da Mona Lisa, que fica reconhecível até com um corte de cabelo punk rock (oops, spoiler!).

O que é apresentado com uma premissa muito interessante, porém, acaba se perdendo um pouco na busca do passado do protagonista e numa mudança quase que imediata do status quo desse universo sem a gente nem ter tido a chance de aproveitar um pouquinho do seu cotidiano esquisito. Nada disso invalida a leitura a meu ver, mas acho que cabe o aviso, para balizar as suas expectativas.

Tô Lendovantagens
  • Saiu no Brasil! Êêêê!
  • Saiu pela Panini e não parece ter vendido tão bem, então significa que: 1) não esgotou 2) capaz de você achar barato em algum lugar por aí
  • Só dois volumes
  • Leitura bem diferente de tudo que você já leu (quer dizer, também não sei o que você já leu, mas acho que é quase certo que isso aí vai ser diferente)
  • Arte do Mike Allred
  • Leitura ágil
Tô Lendodesvantagens
  • A estória pode ser um pouco confusa
  • A premissa poderia ser melhor aproveitada
  • Tem muita gente que odeia o Mike Allred, se você for uma dessas pessoas infelizes e desalmadas, a chance de você gostar desse gibi é nula (mas aí meio um problema seu, sinto muito)
  • O Mike Allred não desenha tudo (o que pode ser bom pra você, se você fizer parte do grupo das pessoas infelizes e desalmadas que não gostam dele, mas pra mim foi decepcionantezinho)
  • A capa tem cara de que vai ser chato. Sabe essas capas? Não sei explicar, mas essa aí tem disso.

Alguém mais leu isso aí? Ou pelo menos passou por ela na banca? Não me deixe só!

Tô LendoAlgumas imagens!
Art Ops
Art Ops
Art Ops
Art Ops
Art Ops
Art Ops