CDC #152 – O Mundo de Yang

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #152 – O Mundo de Yang
O Mundo de Yang

Conheci o Orlandeli na Santos Criativa Festival Geek e ele me presenteou com VÁRIOS quadrinhos seus! Não conhecia o trabalho dele tão a fundo e me surpreendi com seu alto índice de acertos logo de cara. Eu tenho uma regrinha pessoal: se um autor acerta em três títulos seguidos, ele merece a minha atenção eterna. E o Orlandeli pulou direto para o nível de devoção.

Mas teve um personagenzinho em particular que ressoou muito comigo, o pequeno Yang! Lançado no formato de web série e depois compilado em uma edição física pela Sesi SP (com o segundo volume pela Gambatte), o Mundo de Yang faz uma verdadeira jornada do herói, com um personagem muito simpático que não sabe nada sobre o seu passado (desde Savage Dragon, eu tenho uma queda por heróis amnéticos). Passo a passo acompanhamos seu crescimento, bem ao estilo de Karatê Kid, à medida que Yang aprende a controlar seus poderes e seus medos com a ajuda de uma voz misteriosa.

Apesar de se tratar de um universo misterioso e fantástico, muitos dos ensinamentos dados à Yang podem ser traduzidos para a nossa vida cotidiana, assumindo quase ares de auto ajuda. Mas Orlandeli consegue esse feito sem, no entanto, deixar o texto enfadonho ou cafona, como muitas coisas na área da auto ajuda costumam ficar. Isso acontece porque as tiras têm muito humor, timing e quebra de decoro. É muita leitura muito divertida. E por ter sido publicado originalmente como uma web tira, Orlandeli consegue um fenômeno fantástico, reservado apenas aos autores mais geniais: cada página funciona como uma história fechada, ao mesmo tempo que serve como um pedaço de um todo.

Li os dois volumes com ávida velocidade e aguardo – com a mesma avidez – o lançamento de um terceiro. (E um quarto, um quinto…)

Tô Lendovantagens
  • Quadrinho nacional! Na compra muitos exemplares você ajuda a salvar a economia do país!
  • Ao mesmo tempo que te entretém, pode te ajudar com questões do seu cotidiano
  • História que te prende
  • Personagens carismáticos (dá vontade de ter uma coleção de bonequinhos de todos eles)
  • Leitura rápida
  • Volta e meia o Orlandeli faz umas promoções no seu instagram! Vale a pena seguir ele lá.
Tô Lendodesvantagens
  • Não sou muito fã do formato quadrado, não fica bem com mais nada na estante (mas aí é mania minha)
  • Preto e branco (não faz muita diferença, nem atrapalha a arte, mas é sempre bom avisar)
  • O segundo volume termina te deixando seco por mais
  • A capa não faz muito jus ao conteúdo, pode passar despercebida por você numa livraria!

Orlandeli já escreveu e desenhou muita, muita coisa! Chegou a hora de você conversar comigo: você já conhecia? Tem algum título preferido? Conta pra mim!

Tô LendoAlgumas imagens!
O Mundo de Yang
O Mundo de Yang
O Mundo de Yang
O Mundo de Yang
O Mundo de Yang
O Mundo de Yang
2020-09-08T13:43:28+00:00 9 de setembro de 2020|0 Comentários