
Conheci o Orlandeli na Santos Criativa Festival Geek e ele me presenteou com VÁRIOS quadrinhos seus! Não conhecia o trabalho dele tão a fundo e me surpreendi com seu alto índice de acertos logo de cara. Eu tenho uma regrinha pessoal: se um autor acerta em três títulos seguidos, ele merece a minha atenção eterna. E o Orlandeli pulou direto para o nível de devoção.
Mas teve um personagenzinho em particular que ressoou muito comigo, o pequeno Yang! Lançado no formato de web série e depois compilado em uma edição física pela Sesi SP (com o segundo volume pela Gambatte), o Mundo de Yang faz uma verdadeira jornada do herói, com um personagem muito simpático que não sabe nada sobre o seu passado (desde Savage Dragon, eu tenho uma queda por heróis amnéticos). Passo a passo acompanhamos seu crescimento, bem ao estilo de Karatê Kid, à medida que Yang aprende a controlar seus poderes e seus medos com a ajuda de uma voz misteriosa.
Apesar de se tratar de um universo misterioso e fantástico, muitos dos ensinamentos dados à Yang podem ser traduzidos para a nossa vida cotidiana, assumindo quase ares de auto ajuda. Mas Orlandeli consegue esse feito sem, no entanto, deixar o texto enfadonho ou cafona, como muitas coisas na área da auto ajuda costumam ficar. Isso acontece porque as tiras têm muito humor, timing e quebra de decoro. É muita leitura muito divertida. E por ter sido publicado originalmente como uma web tira, Orlandeli consegue um fenômeno fantástico, reservado apenas aos autores mais geniais: cada página funciona como uma história fechada, ao mesmo tempo que serve como um pedaço de um todo.
Li os dois volumes com ávida velocidade e aguardo – com a mesma avidez – o lançamento de um terceiro. (E um quarto, um quinto…)

- Quadrinho nacional! Na compra muitos exemplares você ajuda a salvar a economia do país!
- Ao mesmo tempo que te entretém, pode te ajudar com questões do seu cotidiano
- História que te prende
- Personagens carismáticos (dá vontade de ter uma coleção de bonequinhos de todos eles)
- Leitura rápida
- Volta e meia o Orlandeli faz umas promoções no seu instagram! Vale a pena seguir ele lá.

- Não sou muito fã do formato quadrado, não fica bem com mais nada na estante (mas aí é mania minha)
- Preto e branco (não faz muita diferença, nem atrapalha a arte, mas é sempre bom avisar)
- O segundo volume termina te deixando seco por mais
- A capa não faz muito jus ao conteúdo, pode passar despercebida por você numa livraria!
Orlandeli já escreveu e desenhou muita, muita coisa! Chegou a hora de você conversar comigo: você já conhecia? Tem algum título preferido? Conta pra mim!