CDC #146 – Sopa de Salsicha

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #146 – Sopa de Salsicha
Sopa de Salsicha

“Água de Salsicha” é uma expressão usada para descrever algo ruim ou insosso. Impressionante como alguns igredientes a mais podem transformar algo inconsistente em uma deliciosa SOPA DE SALSICHA!

Eu conheci o trabalho do Eduardo Medeiros em Mondo Urbano, junto com outros dois desenhistas de mão cheia. Mas foi em Open Bar que eu me apaixonei (até escrevi essa paixão aqui). Assim que eu terminei fui atrás de seus outros trabalhos e encontrei Sopa de Salsicha, publicado pela Quadrinhos na Cia.

Bem anterior a Open Bar, essa HQ segue uma linha bem diferente, mas nem por isso menos eficaz. Aqui o autor conta passagens de sua vida e de como foi a mudança de Porto Alegre para Santa Catarina.

Com passagens curtas, como se fossem esquetes, Eduardo traz diversas histórias cômicas (uma ou outra mais melancólica, mas a maioria cômicas), que envolvem bloqueio criativo, sonhos com celebridades americanas, questões de relacionamento e diversos temas de fácil identificação. Eu pelo menos me identifiquei muito, mesmo sendo de uma área completamente diferente, com as incertezas da vida artística e suas subjetividades. Mas falando assim, parece que é um gibi filosófico do Surfista Prateado. Não, não é, longe disso. É super pé no chão, com diálogos realistas e engraçados.

O que não é nem um pouco realista, é o traço do Eduardo Medeiros (ou @hellatoons, no twitter) que é bem cartunesco, assim como em Open Bar. Esse não é um tipo de traço que me atrai de primeira, mas ainda me impressiona como casa bem com a história e como faz com que você acredite que aquelas formas esquisitas são pessoas de verdade. Esse cara é um mago!

A edição da Quadrinhos na Cia é lindíssima, com folhas de gramatura grossa (o sommelier de gibi ataca novamente!) e super gostoso de carregar pra cima e pra baixo. Os tons pastéis usados nas cores também geram uma boa ambientação e dá um ar de “leitura ao cair da tarde”, não importa a hora que você leia.

Agora, como são passagens reais da vida do autor, sua namorada e amigos, não espere aqui um arco super construido, como temos em Open Bar ou em outras obras ficcionais. Você pode até terminar a leitura com uma sensação de superficialidade, meio “tá, mas e por que que eu li isso?”. Mas eu te garanto que logo depois você vai sentir saudade, de lembranças que nunca foram suas!

Tô Lendovantagens
  • Quadrinho nacional! Êêêê! Comprando você mostra para a Companhia das Letras como é importante investir em autores brasileiros no seu catálogo e ajuda a SALVAR A ECONOMIA DO PAÍS
  • Um volume só!
  • Leitura fluida, super rápida.
  • Quadrinhos para todos! Uma leitura unissex, para diferentes idades. Acho que é um excelente catequizador de novos leitores, tanto que até a minha esposa (que tem um gosto difícil, meu deus do céu!) se amarrou!
  • Historinhas alto astral! Sempre bom, principalmente depois de dias difíceis…
Tô Lendodesvantagens
  • Pode ser um pouco difícil de achar, porque foi publicada já tem tempo
  • A ausência de arco pode incomodar os leitores mais chatos (deixa de ser chato!!), mas assim muitas vezes é a vida: não tem arco. Tem só acontecimentos.
  • Pela gramatura das páginas, o livro parece mais grosso do que realmente é. Então a leitura pode acabar sendo mais rápida do que você esperava, o que pode ser frustrante se você tiver pago caro por ela…

Quem aí já passou perrengue por conta de mudança?

Tô LendoAlgumas imagens!
Sopa de Salsicha
Sopa de Salsicha
Sopa de Salsicha
Sopa de Salsicha
2020-06-17T13:17:14+00:00 17 de junho de 2020|0 Comentários