CDC #144 – Elísio

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #144 – Elísio
O Solitário

Já falei aqui da editora Avec no excelente Infância do Brasil, um título que todo mundo deveria ler. Também fiquei estupefato com Quem Matou Caixeta?, que eu só li em formato digital como júri do Prêmio Jabuti (cof, cof). E agora a Avec surpreendeu mais uma vez com um lançamento de estourar a boca do balão (sim, sou velho)!

Elísio conta a história de um soldado da tropas brasileiras que foram enfrentar o nazismo na itália. Porém tem duas coisas aí que se destacam imensamente nessa leitura.

Uma é que é tudo baseado em fatos reais. O autor fala sobre o protagonista da história no final do livro, podemos conhecer contraparte real e saber mais sobre esse capítulo tão pouco falado da história do nosso país. É realmente impactante conceber que tudo que lemos nesse quadrinho, que é fácil de ser apreciado meramente como “uma boa história”, foi vivido por outro ser humano, ainda mais um conterrâneo nosso brasileiro.

A outra é a arte deslumbrante do Renato Dalmaso, que faz tudo pintado. As cores os enquadramentos, as caracterizações mega realistas, são impressionantes e te colocam entre as fileira dos nossos soldados, vivendo tudo que eles viveram. Foi uma leitura bastante impactante.

Esse incentivo a autores nacionais que editoras como a Avec fazem é fundamental para o mercado dos quadrinhos e cabe a nós fazer a nossa parte, divulgando, comprando e comprando de novo para dar de presente. Não sei, me bateu um troço patriótico agora, talvez por conta do tema da HQ. Mas a história do Eliseu é realmente muito marcante e merece ser passada de mão em mão.

Tô Lendovantagens
  • Quadrinho nacional! Êêêê!
  • Arte espetacular do Renato Dalmaso
  • Uma história interessantíssima, baseada em fatos reais, ótima para servir de tema para suas próximas três mesas de bar
  • Acabamento luxuoso da Avec, cada página dessas parece custar um Fiat Uno
  • A editora volta e meia faz promoções bacanas no seu site, marca presença nas livrarias (pelo menos aqui no RJ) e sempre monta uma mesinha nos mais variados eventos
Tô Lendodesvantagens
  • Como é uma história baseada em acontecimentos verdadeiros, não espere nenhuma grande virada de roteiro ou um final ultra surpreendente. A proposta é um relato. E a vida às vezes é meio assim, real…
  • Tem uns momentos bem deprês. Afinal… guerra, né?
  • Hoje em dia, enaltecer o patriotismo e elogiar nossas forças militares pode andar de mãos dadas com discursos perigosos. Mas não é nem de longe o caso aqui. Muito pelo contrário, essa me parece uma história para expor os horrores da guerra. Achei o texto muito bonito.

Alguém aqui conhecia a história dos nossos soldados na Itália antes mesmo de conhecer essa HQ?

Tô LendoAlgumas imagens!
Elísio
Elísio
Elísio
Elísio
Elísio
Elísio
2020-05-19T13:26:17+00:00 20 de maio de 2020|0 Comentários