Esquece o filme, esquece o desenho, esquece até o joguinho de Super Nintendo. Muita gente não sabe, mas assim como Men In Black, The Tick e RED, O Máskara foi antes de tudo uma história em quadrinhos! E uma das melhores histórias em quadrinhos que eu já li na minha vida…

Criada por John Arcudi e Doug Mahnke (a mesma equipe criativa de Major Bummer, a revista tem um tom muito mais sombrio, sujo e perverso. Não se sabe a origem ou o funcionamento da tal máscara que é o verdadeiro personagem principal da história, o que se sabe é que ela confere poderes quase de desenho animado para o seu usuário, como por exemplo, criar armas do nada, desafiar as leis da gravidade e da física de um modo geral, dentre outras coisas. No entanto, se os poderes são de desenho animado, os resultados são mais que “reais”. Para quem sofre a ação, uma banana de dinamite na boca pode ser um pouco mais assustador e menos engraçado.

Outra coisa interessante é acompanhar a máscara passar de mão em mão, a cada arco de história. Uma atitude bastante corajosa para o roteiro, que eu ainda não vi ser tomada em muitos quadrinhos até hoje. Dessa forma, mesmo você se apegando aos personagens que você conheceu no início da série, o “elenco” seguinte é todo reformulado, o que te dá tanto um senso de realidade, como se você fosse uma testemunha ocular impotente de tudo que está para acontecer. Só os leitores (e talvez a própria máscara) sabem a m***** que vai dar quando alguém resolve colocá-la na cara.

The Mask O Máscara John Arcudi Doug Mahnke

O traço do Doug Mahnke, ainda que distante do que ele viria ser, é muito bom e bastante consistente com o seu desenvolvimento como artista. Eu sou bastante suspeito pois sou muito fã. Ele consegue fazer perfeitamente o contraponto entre a realidade exagerada histriônica do Maskara e o mundo “real”, fazendo suas consequências ficarem ainda mais palpáveis.

Apesar do tom bem mais sombrio do que suas outras encarnações, a trama também tem espaço para o humor (normalmente ácido) de alta qualidade. Algumas piadas me fizeram abaixar a revista e rir alto… (E ainda fazem, sempre que me lembro!)

Se você adorava esse personagem nos anos 90, você precisa visitar a sua origem. Ela não envelheceu nem um pouco, vale a pena ser lida hoje, você não perde por esperar.

Se você odiava esse personagem nos anos 90, dê uma chance para a sua encarnação original. Talvez você mude de opinião!

Tô Lendovantagens
  •  Uma excelente leitura para quem está buscando uma alternativa ao mundo dos super-heróis, pois é um conteúdo completamente diferente, no mesmo formato.
  • Saiu pela Dark Horse e teve mais de uma reimpressão. Então não é nenhuma raridade.
  • É uma mistura única de realismo e fantasia, juntando o urbano com o universo dos desenhos animados. Vai ser provavelmente diferente de tudo que você já leu na vida.
  • Te deixará com um conhecimento único para cagar regra na sua próxima festinha.
  • Os 3 primeiros volumes (ou talvez até os 2 primeiros) são o suficientes pra você “completar” essa leitura.
  • Algumas das melhores piadas da sua vida estão te esperando lá dentro!
Tô Lendodesvantagens
  • Não saiu no Brasil, só na gringa.
  • Algumas piadas contém trocadilhos com a língua que talvez sejam melhor apreciadas por alguém com algum domínio do americanês.
  • Uma das reimpressões da Dark Horse tem um formato escroto, menor do que o americano, que, na minha opinião, não faz jus a arte do Doug Mahnke. Os três volumes originais são um pouco mais chatinhos de encontrar (mas você encontra!)
  • Depois dos primeiros 3 volumes (ou dois) a série perdeu bastante a qualidade e ficou bem sem pé nem cabeça, então é melhor ficar nesses três primeiros mesmo (ou dois).
  • Vai fazer você achar o filme do Jim Carey uma bosta.

Alguns crossovers foram publicados aqui no Brasil. Nenhum deles faz jus à revista original do personagem, na minha humilde opinião. O melhorzinho é o encontro com Lobo, acredite se quiser! Em todos caso, é um prazer compartilhar esse personagem tão querido com todo mundo! Se você já conhecia a sua versão original, por favor, deixe aqui o seu recado na sessão de comentários!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
The Mask O Máscara John Arcudi Doug Mahnke
The Mask O Máscara John Arcudi Doug Mahnke
The Mask O Máscara John Arcudi Doug Mahnke
The Mask O Máscara John Arcudi Doug Mahnke
The Mask O Máscara John Arcudi Doug Mahnke
The Mask O Máscara John Arcudi Doug Mahnke