CDC #129 – RONDA VERMELHA

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #129 – RONDA VERMELHA
Ronda Vermelha HQ

Sou fã do Garth Ennis, não é de hoje. Me amarrei em Preacher (que eu já falei aqui), Hellblazer, Justiceiro e vários outros trabalhos dele. Mas chegou um momento que a violência começou a ficar demais pra mim.

Tava difícil ter estômago pra ler o material dele e acabei me afastando. Mas quando a Mythos decidiu publicar Zona Vermelha aqui no Brasil, eu pude voltar a exercer minha fãzice com orgulho!

Esse é um daqueles títulos onde (me parece) o Garth Ennis aproveita para mostrar que é capaz de contar uma história que não dependa totalmente do gore. Temos aqui uma históra densa, bem elaborada e bem desenvolvida, de um jeito ultra realista, que daria uma bela série na HBO que todo mundo ia ficar te falando “você tem que ver, você tem que ver” e você ia ficar com preguiça de ver porque tava muito “hypada”, mas quando visse ia gostar pra caramba e ia ter que dar o braço a torcer e falar “tá, é legalzinha” quando você estava secretamente gritando “é  muito maneiroooo”. Sabe?

A história é a seguinte: um destacamento da polícia que cuida de infiltração e apreensão (não sei se os termos são esses) acaba em maus lençóis depois que um bandidão mata um dos policiais infiltrados. Eles são obrigados a ficar meio “de castigo”, sem receber missões por um tempo. Então eles decidem, usando todo o know how que eles têm, acabar com o tal bandidão por conta própria, sem deixar nenhum rastro. Acaba dando certo e vão repetindo o feito até… bem, dar muito errado. Não quero expor mais pra não estragar a leitura, mas o Garth Ennis consegue contar a história num ritmo muito interessante. Ao mesmo tempo é meio lento – como eu disse, é bem realista – mas é muito tenso, o que te deixa grudado na trama. Muito do que eu falei acontece nos diálogos, onde você tem que prestar uma atenção redobrada, pra não deixar escapar nenhuma informação importante. É claro, que a violência acaba aparecendo (e bastante), mas não chega a ser da maneira gráfica como em algumas de suas outras histórias, para dar um show. Talvez por isso ela consiga até ser mais assustadora.

A arte não é incrível, mas também não é ruim. Os personagens parecem meio durões às vezes, tipo bonequinho de CGI, mas combina com o enredo, ao tratar de pessoas com almas abatidas pela linha de trabalho. Esse traço menos estilizado também ajuda, junto com as cores (as cores são incríveis), a deixar tudo com mais cara de filme do que de histórias em quadrinhos. Então no final das contas, acho que casa bem.

Vamos logo às vantagens e desvantagens, porque eu acho que você vai ter que correr pra comprar esse gibi logo logo:

Tô Lendovantagens
  • Saiu no Brasil! Pela Mythos, que costuma não deixar o produto faltar nas prateleiras.
  • História fechada em volume único. Excelente para quem não quer um compromisso para vida toda.
  • Trama densa e realista
  • Extras interessantes, que mostram inclusive o roteiro da primeira edição inteira do jeito que o Garth Ennis mandou para o desenhista. Isso foi ótimo porque eu terminei a revista com vontade de ler de novo, pra pegar algum detalhe que eu pudesse de deixado passar despercebido e o roteiro nos extras teve exatamente essa serventia pra mim, mostrando ainda mais coisas no subtexto dos personagens.
  • Um Garth Ennis maduro!
  • Trama adulta
Tô Lendodesvantagens
  • Só capa dura (eu tenho birra com capa dura, cês sabem)
  • Alguns diálogos, por conta dos jargões policiais, podem ficar meio difíceis de entender (bem, pra mim, ficaram…). Mas nada que uma atençãozinha a mais não resolva!
  • Eu acho que eu peguei alguns deslizes na tradução, mas nada que comprometa a leitura.
  • Pesadinho. Pra quem gosta de coisas mais leves, pode não ser uma boa. Mantenha afastado das crianças!
  • A capa é muito boa, mas não é tão boa quanto a história dentro da revista. Então essa é bem uma daquelas que pode passar despercebida pelo seu radar nas livrarias!

Conversa comigo! Você gosta do Garth Ennis? Já leu o quê dele?

Tô LendoAlgumas imagens!
Ronda Vermelha HQ
Ronda Vermelha HQ
Ronda Vermelha HQ
Ronda Vermelha HQ
Ronda Vermelha HQ
Ronda Vermelha HQ
2019-10-09T10:00:42+00:00 9 de outubro de 2019|0 Comentários