CDC #119 Irmandade Bege

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #119 Irmandade Bege
A Irmandade Bege HQ

Eu já era fã do Roger Cruz na adolescência. Seu traço estilizado me enchiam de empolgação nas páginas eletrizantes de X-Men, X-Factor e até no ocasional Homem Aranha, quando ele fazia uma participação ou outra na revista do X-Man, o jovem cable.

Também falei do trabalho dele aqui em Xampú, dessa vez abordando a temática igualmente empolgante do Rock´n´Roll. E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que o próximo trabalho do Roger Cruz seria uma pulsante aventura… da terceira idade!

Selecionado pelo ProAC 2017 (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, um projeto muito interessante que visa incentivar a produção de quadrinhos de autores nacionais), Irmandade Bege conta a história de Seu Amâncio, um senhor aposentado e meio rabugento que começa a investigar uma série de mistérios envolvendo uma seita de senhores que usam casaco bege.

Os personagens são muito bem definidos e verdadeiros. Apesar dos protagonistas.. mais velhinhos, a narrativa não é nem um pouco parada ou monótona. Muito pelo contrário, me deixou o tempo inteiro imaginando como seria incrível uma série de TV ou um filme com essa HQ.

Roger Cruz, que já apresentou uma mudança bem drástica de estilo em Xampú, aqui demonstra uma segunda evolução digna dos melhores Pokemons, com um traço que consegue, mesmo sendo caricato, passar a realidade de cada cena. No meio da leitura eu já tinha certeza de que “conhecia” o Seu Amâncio e todo o elenco elaborado pelo autor. Aliás, que diversão que seria fazer o casting desses velhinhos pra essa série maravilhosa que eu já tô quase vendendo para a Netflix assim que eu descobrir o telefone de alguém lá dentro.

O formato do álbum é bem europeusão, que, não sei por quê, eu achei bacana. Me deu uma sensação de que a gente é capaz de ter um mercado que nem eles, com grande variedade e material altamente autoral.

As cores são espetaculares – apesar de variações de um mesmo tom meio sépia, que tem tudo a ver com a história – e ajudam imensamente nessa ambientação, certamente estando presente na série que eu vou vender para a Netflix (não, ainda não consegui o telefone).

Vamos as vantagens e desvantagens:

Tô Lendovantagens
  • Volume único! Não precisa esperar sair o próximo, sua coleção estará completa ao final da leitura.
  • Temática diferente
  • Material nacional que precisa do seu reconhecimento
  • Arte bacana
  • Caracterizações excelentes de velhinhos hilários
  • Leitura empolgante envolta em mistério
Tô Lendodesvantagens
  • Volume único! Queria muito ler outras aventuras do Seu Amâncio e seu amigo taxista. Ou mesmo da esposa dele e todo um novo elenco no mesmo universo. Já terminei o livro com saudade da galera
  • Leitura muito rápida, você fica com saudade da galera
  • Pode ser um pouco difícil de encontrar se você não estiver especificamente procurando por ele. Essa não é daquelas revistas que você “esbarra por aí”. Mas, se até o Seu Amâncio consegue fazer um trabalho de detetive, você também consegue! Eu acredito em você!

Agora eu quero saber de você: o que o seu avô fazia antes de se aposentar?

Tô LendoAlgumas imagens!
A Irmandade Bege HQ
A Irmandade Bege HQ
A Irmandade Bege HQ
A Irmandade Bege HQ
2019-05-21T15:44:31+00:00 22 de maio de 2019|20 Comentários