CDC #115 – Samurai Shirô

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CDC #115 – Samurai Shirô
CDC #115 - Samurai Shirô

Samurai Shirô é um quadrinho nacional lançado pela Dark Side Books, escrito e desenhado por Danilo Beyruth (Necronauta, São Jorge, Bando de Dois, Astronauta – Graphic MSP) de ação ininterrupta! Praticamente o nosso Kill Bill brasileiro. Vale muito a pena conhecer!

Acompanhamos a história de um sujeito que acorda sem memória, algemado a uma maca num hospital de São Paulo. Sua única pista sobre a sua identidade é a espada samurai ao seu lado. Em paralelo, também acompanhamos a história de uma menina que acabou de perder seu avô e se descobre no meio de uma tentativa de assassinato, com várias pessoas tentando matá-la. Ao ir atrás das informações sobre a espada samurai em sua posse, a trama do homem sem memória acaba cruzando com a trama do avô recém falecido da menina que querem matar. As peças do quebra cabeça são apresentadas aos poucos, sempre no meio de muita ação, intercalando o bairro da Liberdade em SP com Tóquio, no Japão (duh!), como locações principais.

A arte do Danilo está bem precisa. Ele não parece gastar muito tempo com “se amostrismos”, no sentido em que ele prioriza o movimento e o storytelling, em detrimento do virtuosismo e excesso de detalhes ou estilo no seu traço. Digo isso como um elogio. Seus desenhos, somado a um roteiro intrigante cheio de suspense e tensão, geram uma leitura muito fluida que faz com que, mesmo se tratando de um livro bem grossinho, você termine a obra bem rápido.

Aliás, que bela obra. Capa dura – que normalmente eu desprezo – com um acabamento meio rústico e o título apenas com o ideograma japonês, com brilho localizado. Dá um belo ar de imponência à HQ.

Fico muito feliz de ver material nacional sendo produzido com essa qualidade e esse cuidado por aqui. Parabéns à Darkside Books pela iniciativa e parabéns ao Danilo Beyruth, pelo trabalho hercúleo de produzir tantas e tantas páginas, praticamente sozinho, com um roteiro tão intrínseco. Mal espero a hora de ver essa revista adaptada para o cinema ou para TV. Enquanto isso, cabe a nós, nerds-raíz, divulgar esse trabalho pelos quatro ventos, pra que essa iniciativa gere mais frutos e outros quadrinistas encarem essa empreitada! Vamos às vantagens e desvantagens:

Tô Lendovantagens
  • História completa em um volume só. Há um gancho para uma continuação, mas você fica bem satisfeito com esse volume, ele fecha bem.
  • Arte muito bacana do Danilo. Sempre gostei do trabalho dele, desde Necronauta, mas aqui eu pude mergulhar a fundo em páginas e páginas de Beyruthice. Um deleite!
  • Leitura ágil! Essa aí, apesar de gorda, não vai ficar muito tempo na sua pilha de leitura não! (Pra quem tem pilhas avassaladoras de leitura como eu, essa é uma vantagem digna de nota)
  • Leitura gorda! Apesar de ser uma leitura ágil, ela não te dá a sensação de dinheiro mal investido, por se tratar de uma obra muito bem servida.
  • Fácil de achar nas livrarias
Tô Lendodesvantagens
  • A arte da capa, apesar de belíssima e de muito bom gosto, pode não te chamar muita atenção numa livraria, fazendo com que você passe batido por ela. Nada ali indica se tratar de uma história em quadrinho fodástica. Então… atenção!
  • Apesar da arte em preto e branco do Danilo saltar na página, acho que ela em cores talvez ficasse ainda melhor e ainda mais cinematográfica.
  • Eu vi gente reclamando de ter “ação de mais”, deixando a leitura muito “massavéio”. Não vejo essas coisas como desvantagem, mas fica dado o aviso. Se você é desse tipo, siga com cautela.
  • Os nomes em japonês e a arte em PB podem exigir um pouquinho mais da atenção do leitor para não confundir os personagens e não se perder na trama.

Muito bem, pessoal! Larguem o dedo nos comentários! Sinto a falta de vocês por aqui. Quem já conhecia esse trabalho? Quero saber! Beijo no coração de todos.

Tô LendoAlgumas imagens!
SAMURAI SHIRÔ
SAMURAI SHIRÔ
SAMURAI SHIRÔ
SAMURAI SHIRÔ
SAMURAI SHIRÔ
2019-04-02T10:01:54+00:00 27 de março de 2019|7 Comentários
  • Jean Carlos

    Não canso de ressaltar aqui essa ascensão de quadrinhos Nacionais que muita gente não conhece ainda e também não canso de dizer que suas dicas ajudam muito o leitor de quadrinhos que esta começando a ler e também para os mais velhos a conhecerem novos quadrinhos.Parabens Caruso!!!!

    • Muito obrigado, Jean! Obrigado por vir aqui deixar seu feedback também! Samurai Shirô é uma obra que merece toda a divulgação do mundo! Bola dentraça da Darkside Books e Danilo Beyruth!

  • Murilo dos Santos

    Olha só, sempre deixava passar esse lançamento justamento por olhar a capa e achar que era só mais um livro da DarkSide, se não tivesse lido aqui, talvez nunca fosse chamar a minha atenção, Vou comprar já!

  • Ricardo Varotto

    Sem amostras das páginas? 🙁

    Enfim, vamos valorizar o quadrinho nacional. Vou procurar.

    • Senti falta também, Ricardo! Falei com o pessoal do site, eles vão corrigir isso nas próximas! Abs

      • Ricardo Varotto

        Já chegou meu exemplar aqui, direto da Amazon. 🙂