CdC #11 – Prophecy

Início/Caverna do Caruso, Destaques, Leia!/CdC #11 – Prophecy
CdC #11 Prophecy Yokokuhan

No meio de tanto mangá infinito ambientado em universos complexos, Prophecy é um verdadeiro oásis. Publicado pela JBC, Prophecy é ambientado no mundo real (dependendo de quão real você consegue chamar consegue chamar o Japão), com personagens realistas, sem super poderes, sem clãs com habilidades especiais, sem frutos que concedem elasticidade e mais uma lista enorme de indiretas que eu posso deixar aqui. A trama acompanha o dia a dia de um departamento da polícia de Tóquio que investiga crimes cibernéticos, pirataria de games, hackers, downloads ilegais, etc. Esse departamento se depara com o maior caso de sua história, um sujeito que anuncia crimes no youtube, com o rosto coberto por uma página do jornal daquele dia. Muito rapidamente o sujeito, apelidado de Jornal, alcança a fama na internet virando uma espécie de herói cultuado entre os internautas. Quase um Justiceiro.com.

A história é muito boa, a trama te prende sem dúvida do início ao fim. Mas mais do que a trajetória dos personagens, a trama fala paralelamente sobre o comportamento das pessoas na internet e a atitude selvagem pela qual os usuários são tomados devido ao anonimato. Esse é um tema que me interessa muito, estando eu muitas vezes em contato com um numero grande de “avatares”, seja no twiter ou no instagram. É impressionante ver como a maioria das vezes as pessoas escrevem ou dizem que fazem coisas que jamais teriam coragem de fazer ou falar, caso estivessem frente a frente com o seu interlocutor. O mangá consegue muito fielmente reproduzir essa tendência de toda uma geração, “corajosa” no escuro.

CdC #11 Prophecy Yokokuhan

A fidelidade dessa representação também está no traço extremamente realista de Tetsuya Tsutsui. Isso é algo que eu curto bastante na hora de escolher um mangá novo pra ler. Estive no Japão em março de 2014 pra fazer uma turnê de Stand Up e essa leitura me fez voltar imediatamente pra lá, tanto na hora de mostrar o lado evoluído e tecnológico das cidades, quanto os lados mais “feios” e esquecidos que a gente não costuma ver nas fotos de viagem dos amiguinhos. Tudo isso com a vantagem de não precisar pegar 30 horas de voo!

Super recomendo esse mangá para quem está procurando uma leitura concisa, interessante e diferente. Se você ainda não esta convencido, seguem alguns pontos:

Tô Lendovantagens
  • São só três volumes, algo extremamente raro para os mangás de hoje em dia, cujo o número mínimo de edições parece ser infinito. Achou as três, parabéns, você terá sua primeira coleção completa de mangá da sua vida. Boa sorte tentando completar a segunda, ha ha ha!
  • A temática é adulta e respetia a inteligência do leitor, diferente de muita coisa na banca.
  • Foi publicado pela JBC (uma editora grande) e há pouco tempo, o que significa que deve ser bastante fácil de encontrar os 3 números dando sopa por aí nas comic shops ou venda on-line.
  • A arte é um prato cheio. Mesmo que você não queira ler o mangá, ficar olhando as figuras já vale o preço do ingresso.
Tô Lendodesvantagens
  • Não acredito que esse seja o mangá ideal para um marinheiro de primeira viagem. Apesar de ter uma caracterização bem realista, ele tem uns momentos meio “mangás”, tipo gente gritando do nada, pessoas fazendo cara de desenho animado, etc., que pra quem nunca leu um mangá na vida, pode causar alguma estranheza ou comicidade involuntária na história. Pra quem está acostumado com mangás e o modo de vida nipônico, esses momentos são poucos e não causam nenhuma surpresa, provavelmente passarão despercebidos.
  • É preto e branco. (Não considero isso uma desvantagem, mas acho sempre bom avisar…)
  • O final não é (na minha opinião) tão bom quanto a história toda. O que não chega a ser algo ruim, porque a história é ótima. Só não espere um final ultra-espetacular-apoteótico, que você pode se decepcionar. Nenhum robô gigante aqui, sorry.

Bem, é isso! Eu não costumo falar de publicações recentes aqui, mas quis variar um pouquinho, dando uma colher de chá pra quem quiser finalmente encontrar algumas das coisas que eu indico! E essa eu acho que vale a pena! Não concordou? Deixe sua opinião aqui nos comentários e trocaremos uma ideia!

Até a próxima e boas leituras!

Tô LendoAlgumas imagens!
CdC #11 Prophecy Yokokuhan
CdC #11 Prophecy Yokokuhan
CdC #11 Prophecy Yokokuhan
CdC #11 Prophecy Yokokuhan
CdC #11 Prophecy Yokokuhan
CdC #11 Prophecy Yokokuhan
2018-02-28T10:26:58+00:00 28 de fevereiro de 2018|18 Comentários
  • Olha aí, não me interessei pelo mangá na época que vi ele nas prateleiras… não da caverna, Nas Prateleiras da CdC é sempre foda, mas das bancas mesmo. Agora, você falando assim, já passei a me interessar. Vou procurar se acho por aí.

    Ah, por acaso amanhã tem mangá Nas Prateleiras também, aguardem!

    Valeu!

    • Olhaí! Essa vai ser a semana do mangá no site então! hahaha

  • commodusrs

    valeu pela dica!!! essas análises e buscas de materiais fora do mais do mesmo são sempre muito boas, acabei de comprar as três….rsrs

    • OOOOOOLHAÊ!!! Tá vendo isso, JBC??/ Cadê a minha parte???

      Brincadeiras aside, espero de coração que você goste! Depois, se lembrar, volte aqui para deixar seu parecer sobre a leitura! Forte abraço!

      • commodusrs

        Caruso, terminei de ler e achei excelente, parabéns pelo review, bem de acordo com o mangá. Gostei do fim, foi para um caminho bem diferente do “normal” para mangás. Valeu!!

  • Léquinho Maniezo

    CARAAAAAALHO finalmente outra coisa que eu li! Tá… tá… eu não li até o final, só o primeiro volume, mas realmente é muito muito bom, na época em que eu li estava num pico de revolta adolescente então gostei mais ainda. E de fato é um mangá muito legal, nem me lembro a razão de não ter lido o resto. Já ouvi falar em outros lugares que o final é mei bostola mesmo, o que é triste porque o final do primeiro volume é foda.

    Ótimo texto como de costume, abraço!(o detalhe dos cacoetes de mangá no meio da revista foi ótimo, nem me lembrava disso e tem mesmo).

    PS: Fui procurar a revista do Spawn que vc recomendou no natal e descobri que algum maledeto levou todas as edições velhas que estavam na banca… mas alguma alma boa deixou uma das quatro edições de Era de Ouro, o que já é um bom começo.

    • Revolta… adolescente?? Mas o mangá é de três anos atrás…! Meu deus, fiquei velho agora!

      Cara, que bom que você curtiu o texto! Muito obrigado por tirar um tempinho para vir aqui dar esse feedback novamente! Não deixe de ler o final do mangá não! Ele é aquém do resto da história, mas não chega a ser ruim-RUIM, saca? E só faltam dois volumes pra você! Acho que dá pra ler sem nem reler o primeiro!

      Era de Ouro é bem legal, mas a impressão daqui é bem capenguinha. Quanto ao Spawn… Relaxa! Não é uma leitura assim, digamos, “imprescindível”! hahahaha Era mais por conta da época natalina mesmo….

  • Marcos Lopes

    Mais uma super HQ com uma super arte indicado por vc! Vou procurar esse mangá.

  • Ashtar Chorão, Sonho Estragado

    Caruso só li o primeiro, nunca tive coragem de ler o resto, todo mundo fala mal do final, vale a pena mesmo assim?

    • Cara, o final não é tão bom quanto o resto da história, mas não invalida a história não. Ele só não é tão foda quanto, mas não quer dizer que seja ruim, saca? Vale a pena sim. E são só três volumes! (Quer dizer, pra você, 2!)

      • Ashtar Chorão, Sonho Estragado

        Muito obrigado pela indicação. Bom resto de sexta para você.

  • Andreson Melo

    Interessante, eu li esse mangá assim que foi publicado e gostei pra caramba . Essa é a primeira resenha que leio aqui, e também partilho da mesma opinião sobre como os temas abordados nele são atuais e de extrema importância, mas pouco discutidos. Também não achei que o final foi tão rum a ponto de estragar todo o resto.
    Eu friso também como desvantagem, o papel jornal que particularmente eu acho uma droga porque amarela logo.
    Grande abraço Caruso!!
    Vou aparecer mais vezes por aqui!

    • Putz, bem lembrado! O papel jornal amarela numa velocidade assustadora! É papo de uma edição para a outra, o troço já estar amarelado…
      Obrigado pela presença e, sim, volte mais vezes sim! Abssss

  • Snydeus

    não li e não gostei

    • Snydeus

      ok ok, fiquei curioso xD

      • Vamos torcer para você não mudar de opinião mais uma vez na próxima hora…